Incêndios são o principal problema das florestas europeias

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Incêndios são o principal problema das florestas europeias

Mensagem por luimio »

incêndios são o principal problema das florestas europeias
___________________________________________________
05.11.2007
afp, publico.pt




os incêndios são “o principal problema das florestas na europa”, que é uma região única no mundo onde os ecossistemas florestais estão em expansão, segundo um relatório apresentado na abertura de uma conferência ministerial internacional em varsóvia.

“ardem anualmente centenas de milhares de hectares de floresta”, constata um relatório intitulado “as florestas na europa 2007”, realizado por dois organismos nas nações unidas (a comissão económica para a europa e a organização das nações unidas para a alimentação e agricultura), bem como a própria conferência ministerial para a protecção das florestas na europa (mcpfe).

no entanto, “enquanto o número de incêndios florestais aumentou, a área ardida manteve-se estável entre 2000 e 2005, sobretudo graças a um combate mais eficaz aos incêndios em vários países”, sublinha-se no relatório.

os 300 participantes na conferência de varsóvia, que vai durar dois dias, representam a comissão europeia, os ministérios responsáveis pelas florestas de 46 países e várias organizações não-governamentais.

a conferência felicitou o estado geral das florestas na europa e a sua gestão, pela voz do ministro da agricultura da áustria, gerhard mannsberger.

a superfície das florestas europeias cresceu 13 milhões de hectares nos últimos 15 anos e elevou-se a mais de mil milhões de hectares, o que representa 44 por cento da superfície do continente e 25 por cento da superfície de florestas em todo o planeta.

simultaneamente, o volume de madeira atingiu o nível recorde de 112 mil milhões de metros cúbicos, e continua a aumentar à razão de mais de 350 milhões de metros cúbicos por ano, segundo o relatório.

mas segundo a comissária europeia da agricultura este valor representa cerca de 60 por cento do volume anual de madeira nova e por isso há margem para crescimento.


Imagem

in: ecosfera.publico.pt

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

não concordo, pelo menos em portugal. o principal problema da floresta portuguesa é não existir. aquilo que existe é na maior parte constituído por espécies alóctones, desde o pinheiro bravo (pinus pinaster) até ao eucalipto (eucalyptus globulus). esta última é pirófita, ou seja aproveita o fogo para se reproduzir com mais velocidade. portanto, estas plantas introduzidas pelo homem, não se podem chamar floresta.
a verdadeira floresta, a original, constituída por castanheiros e carvalhos, foi há muito destruída por motivos económicos. enquanto continuarmos a ter estas espécies, vamos continuar a ter incêndios graves no verão, porque é a mesma coisa que guardar gasolina junto do fogo.

Responder

Voltar para “Ambiente”