Página 1 de 2

Incidente em central nuclear em Espanha

Enviado: sábado nov 10, 2007 2:44 pm
por Tó Miguel
incidente em central nuclear em espanha
ministério do ambiente pede informações às autoridades espanholas
o ministério do ambiente está a recolher informações, junto das autoridades espanholas, sobre um incidente ocorrido esta semana no sistema de refrigeração da central nuclear espanhola de almaraz, a 200 quilómetros da fronteira portuguesa, disse fonte governamental.


http://sic.sapo.pt/online/noticias/vida ... uclear.htm

Enviado: sábado nov 10, 2007 4:14 pm
por serges
lá vamos nós outra vez viver com o coração nas mãos!

Enviado: sábado nov 10, 2007 4:27 pm
por hynek
serges Escreveu:lá vamos nós outra vez viver com o coração nas mãos!
porquê vamos outra vez viver com o coração nas mãos? explica como entendes esta informação?

Enviado: sábado nov 10, 2007 5:16 pm
por serges
ui, simples, na minha opinião, por alguma razão temos todas as centrais nucleares espanholas proximo da fronteira, além de velhas esta não é a primeira "falha" nem será a ultima.

espanha dispõe de sete centrais nucleares. no entanto, no caso de ocorrer um acidente na central espanhola mais próxima, a de almaraz, que dista 100 km da fronteira, das medidas para o exterior por exemplo a evacuação só seria aplicada num perímetro até 30 km da central, o que se localiza totalmente em território espanhol.

o estudo de cenários credíveis de uma libertação da central nuclear de almaraz prevê que, com as condições atmosféricas mais desfavoráveis, apenas 7 % do território de portugal continental seja abrangido por acções de mitigação, em zonas de baixa densidade populacional, o que corresponde aproximadamente a 2 % da população portuguesa. as acções de mitigação previstas são apenas restrições de curta duração de consumo de água e de vegetais, abrigo nas edificações normais ou duche após exposições no exterior.

a reentrada de um satélite na atmosfera terrestre, acidentes em navios de propulsão nuclear e acidentes no transporte marítimo de combustível nuclear são outras fontes possíveis de matérias radioactivas, que podem justificar a preparação de planos de emergência específicos.
(fonte: gpsn - dezembro 1990)

Enviado: sábado nov 10, 2007 5:54 pm
por hynek
convém saber mais sobre estas centrais e não acreditar só nos políticos e opinion makers de profissão.

temos problemas muito mais graves e perigosos que merecem mais preocupação e atenção. temos ar, água, ambiente poluído com lixo tóxico que continua a não ser tratado.....

as centrais nucleares são muito mais seguras ao contrário do que alguns tentam impingir-nos. a frança é, dos países desenvolvidos, o país menos poluído e com energia eléctrica das mais baratas, graças a energia nuclear. também por isso tem o nível de vida muito mais elevado..... portugal pensa diferente e o resultado está à vista......

nestas centrais nucleares basta uma pequena fuga num sistema terciário de refrigeração e logo se faz disso um chernobyl, embora qualquer fuga para fora ou contaminação está completamente fora de questão. estas centrais tem vários níveis de segurança, até resistem a um impacte de avião.....

Enviado: segunda nov 12, 2007 4:48 pm
por Bluesky
as torres gemeas tambem resistiam...

Enviado: segunda nov 12, 2007 7:47 pm
por hynek
blueskyh20 Escreveu:as torres gemeas tambem resistiam...
quem disse?

além disso é completamente diferente. um reactor nuclear está construído numa espécie de bunker.

Enviado: segunda nov 12, 2007 9:34 pm
por consultor
atenção que as notícias veiculadas na imprensa são demasiado sensacionalistas e a maior parte das vezes sofrem de gandes imprecisões e erros graves. logo tem de se dar o devido desconto ao que se lê.

não esquecer que, como foi dito acima, a frança tem 7 centrais nucleares à volta de paris (para alimentar aquela grande metrópole é preciso muita energia) e os turistas nunca tiveram medo de ir a paris.

Enviado: terça nov 13, 2007 9:27 am
por Tó Miguel
aqui vai mai lenha para a fogueira
consultor Escreveu:atenção que as notícias veiculadas na imprensa são demasiado sensacionalistas e a maior parte das vezes sofrem de gandes imprecisões e erros graves. logo tem de se dar o devido desconto ao que se lê.

não esquecer que, como foi dito acima, a frança tem 7 centrais nucleares à volta de paris (para alimentar aquela grande metrópole é preciso muita energia) e os turistas nunca tiveram medo de ir a paris.
também nós levamos os nossos filhos ao jardim zoológico, para verem os leões, porque temos a certeza que estão presos mas se os jornais publicarem uma noticia a dizer que a jaula não oferece condições de segurança será que vamos lá

Enviado: terça nov 13, 2007 9:32 am
por orbis
não existe segurança absoluta em lado nenhum. isso não é nenhuma tragédia, embora às vezes possa ser.

Enviado: terça nov 13, 2007 9:35 am
por Tó Miguel
orbis Escreveu:não existe segurança absoluta em lado nenhum. isso não é nenhuma tragédia, embora às vezes possa ser.
parece que a solução é os média falarem menos

Enviado: terça nov 13, 2007 3:40 pm
por hynek
os média vivem do sensacionalismo, não podem deixar de exagerar.....

Enviado: quarta nov 14, 2007 12:42 am
por Tó Miguel
lisboa pede informação espanha sobre incidente central nuclear

o ministério do ambiente está a recolher informações, junto das autoridades espanholas, sobre um incidente ocorrido esta semana no sistema de refrigeração da central nuclear espanhola de almaraz, a 200 quilómetros da fronteira portuguesa, disse fonte governamental.
«estamos a apurar junto da espanha informações e dados concretos sobre o incidente para perceber se existe qualquer tipo de problema», adiantou a fonte do ministério do ambiente, acrescentando que portugal não foi oficialmente notificado do incidente.

em causa esteve uma perda de água no sistema de refrigeração na piscina (onde arrefecem as barras do combustível nuclear gastas) da unidade ii da central nuclear espanhola de almaraz, localizada na província de cáceres, junto a uma barragem num afluente do rio tejo.

de acordo com o diário espanhol el país, o incidente foi causado por uma falha na bomba de reserva que fez com que não circulasse água pela piscina entre as 13:00 e 19:50 de domingo, levando o conselho de segurança nuclear espanhol (csn) a emitir, inicialmente, um alerta de nível 1 na escala internacional de acidentes nucleares (de zero a sete, de menor a maior gravidade).

após o alerta emitido, uma equipa de peritos do cns analisou a central nuclear na terça-feira e reclassificou o nível do alerta para 0, concluindo que não houve «qualquer impacto radiológico em pessoas nem no meio ambiente».

«temos conhecimento da situação, embora a agência portuguesa do ambiente não tenha sido notificada ou alertada. ainda não existe nenhuma informação técnica rigorosa sobre o que aconteceu», explicou a fonte do ministério do ambiente português.

a mesma fonte lembrou que existe uma rede de alerta ao nível comunitário e internacional em matéria de emergências radiológicas e nucleares, que notifica imediatamente todos os países quando existe um incidente que justifique ser comunicado.

em declarações recentes à lusa, a porta-voz da organização ecologista greenpeace-espanha, sara pizzimato, disse que portugal poderá enfrentar «consequências desastrosas», como contaminação radioactiva da parte portuguesa do rio tejo, caso se registe um acidente na central nuclear.

«existe um risco de acidente grave na central nuclear de almaraz que não pode ser excluído», afirmou a responsável, explicando que em portugal «existem os mesmos riscos de contaminação que existem em espanha».

«no caso de uma eventual contaminação da água, portugal também poderá sofrer consequências desastrosas, uma vez que a radioactividade chegaria ao país através do rio tejo», afirmou.

«outro cenário preocupante para portugal é a possibilidade de, em caso de acidente, a radioactividade na atmosfera ser levada até ao território português pelos ventos de leste», acrescentou.

diferentes organizações têm pedido o encerramento da central de almaraz, devido à ocorrência de alguns problemas na central.

diário digital / lusa

09-11-2007 18:46:00

Enviado: sábado nov 17, 2007 11:51 pm
por Bluesky
o nosso pais é o que é. por isso nos somos o que somos. o nosso atraso é o que é. e uma boa coisa desse atraso era não termos nuclear, o que nos faz diferentes até dos nuestros hermanos, graças a deus. claro, até alguem escrever que o nuclear era bom porque reduzia as emissões de c02. e o resto? portanto já que não existem problemas com o nuclear vamos perder a unica coisa que nos restava: a alegria de viver num pais isento de radiação. já perdemos a independencia. já perdemos a moeda. já perdemos a dignidade. não estou a ver qual o problema em agora perder a saúde!!! nao sejamos picuinhas!!!

http://video.google.com/videoplay?docid ... 7758574879

Enviado: domingo nov 18, 2007 12:23 pm
por orbis
que visão tão negativa. anima-te pá.

Enviado: domingo nov 18, 2007 4:26 pm
por hynek
eu não vejo qualquer vantagem na ausência do nuclear em portugal. outros países estão apostar nesta energia, porque não o portugal, já que tem todas as condições para isso? a continuação do atraso do portugal está relacionada com mentalidade e maneira de pensar, como acontece também neste caso. infelizmente.

é muito mais perigoso viver em urgeiriça ou outro local onde a extracção dos minérios foi abandonada de uma forma absolutamente irresponsável, do que perto de uma central nuclear.

Enviado: domingo nov 18, 2007 5:02 pm
por orbis
aí não foi só a extracção de urânio que foi abandonada. a população também foi.

Enviado: domingo nov 18, 2007 10:18 pm
por ventoinhas
urgeiriça onde fica essa terra?

Enviado: domingo nov 18, 2007 10:24 pm
por orbis
canas de senhorim - nelas.

Enviado: domingo nov 18, 2007 10:31 pm
por ventoinhas
para os lados de mangualde existe um troco de aoto estrada ha varios anos que nao me pondo jamais a questao diria que algum interesse economico para la deve haver e nelas nao deve ser muito longe