Página 1 de 1

OV e a sua utilização

Enviado: sexta nov 16, 2007 6:36 am
por luisjanua
penso que será uma boa indicação o texto que está colocado no seguinte site em relação ao uso de ov usado.

http://www.netresiduos.com/cir/rsurb/ol ... ntares.htm

cumprimentos[/url]

Enviado: sexta nov 16, 2007 7:16 am
por Fry
6 - comportamento dos óleos vegetais em motores diesel.
se bem que apenas tenha sido usado para queima directa pontualmente em situações de emergência, os problemas de viscosidade, obrigaram a diluir o óleo em gasóleo ou efectuar o arranque a gasóleo antes de usar o óleo directamente.
existem no entanto uma série de inconvenientes para o uso directo nos motores actuais:

- formação de depósitos nos injectores

- entupimento dos filtros

- desgaste provocado pelos ácidos livres

- espessamento do óleo do cárter

- fumos

- aumento do consumo

- por vezes, dificuldades no arranque a frio.
o maior problema encontrado é a queima incompleta, deixando depósitos carbonosos e acumulação de gordura na zona superior da câmara de combustão, êmbolo e segmentos, podendo obturar o injector.
suponho que seja este texto que indicas.

essa foi sempre a nossa preocupação o ov usado, não deve ser usado radicalmente em substituição do petrodiesel. se leres mais um pouco, o fórum tem soluções, para que isso seja possível, sem causar os danos apontados nesse site.

abraço.

Enviado: sexta nov 16, 2007 10:31 pm
por manuelcar
a descrição também se aplica ao uso de óleo cru não refinado.
o processo de tratamento do óleo usado é (ou aproxima-se) do refinamento do óleo cru uma vez que os problemas são parecidos (presença de matéria orgânica em suspensão, elevado teor de ácidos gordos livres, sais de fósforo e outros minerais, gomas, água) tirando a cor, cheiro e sabor as preocupações são idênticas.

Enviado: segunda nov 19, 2007 12:55 pm
por mco
não concordo aí com o site na parte do aumento do consumo, pelo menos no meu caso isso não acontece

cumps.

Enviado: segunda nov 19, 2007 3:00 pm
por hynek
mco Escreveu:não concordo aí com o site na parte do aumento do consumo, pelo menos no meu caso isso não acontece

cumps.
isso acontece gradualmente quando a combustão não está completa. começa a gastar mais quando os injectores ficam obstruídos e não atomizam bem, até o motor deixar de trabalhar.

a informação disponibilizada pelo link é muito útil. vou colocar nos "nossos links"