Biomassa: DGE acredita na aposta mas admite problemas

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Biomassa: DGE acredita na aposta mas admite problemas

Mensagem por luimio »

dge acredita na aposta mas admite problemas na recolha
Imagem
o director-geral de energia, miguel barreto, considera que as 15 centrais de biomassa atribuídas por concurso o ano passado têm condições de viabilidade, mas diz que falta logística no país para recolher a biomassa florestal.

«o dimensionamento das centrais foi feito tendo em conta o potencial [de biomassa florestal] existente em portugal, em articulação com a direcção de recursos florestais», afirmou em declarações à lusa.

miguel barreto admitiu que não existe ainda «extracção suficiente» de biomassa para as necessidades das centrais, mas considerou que a biomassa existe, faltando «logística florestal para a ir recolher nas zonas onde o risco de incêndio é maior».

«a biomassa não está disponível porque não existe logística, não existem empresas, nem soluções para a extrair», afirmou.

o director-geral de energia espera, contudo, que a entrada em funcionamento das 15 centrais atribuídas, num total de 100 megawatts (mw), venha a dinamizar as soluções logísticas para a sua recolha.

o responsável acredita que as 15 centrais são viáveis e que o «concurso tentou criar o máximo de garantias» nesse sentido, ao exigir a apresentação de «um estudo potencial de recurso florestais».

a central é adjudicada à entidade que tiver mais contratos de fornecimento de recursos e há propostas que chegam a ter 900 contratos de fornecimento florestal para quase 70% das necessidades», explicou.

o problema, no entanto, parece residir no preço pago pelas centrais aos produtores florestais e á tarifa fixada para a energia eléctrica produzida a partir de biomassa, já que se tem assistido nos últimos tempos à exportação de milhares de toneladas de biomassa para outros países europeus que pagam melhor.

miguel barreto admite que os «modelos de apoio a este tipo de energia existente nos vários países europeus, pode criar algum fluxo num sentido ou noutro».

o jornal «expresso» noticiava recentemente que milhares de toneladas de resíduos florestais estavam a sair do país, nomeadamente rumo a itália, porque os fornecedores recebem 40 euros por tonelada, face aos 25 euros pagos pelas centrais em portugal.

simultaneamente, a tarifa paga em portugal por megawatt/hora (mwh) para energia a partir de biomassa ronda os 100 a 105 euros, enquanto que noutros países, como a alemanha, atinge os 170 euros por mwh.

a tarifa fixada é um dos problemas apontados para o baixo custo pago pela tonelada de biomassa florestal, que por sua vez não incentiva a recolha já que se estima que a limpeza de um hectare de mata e floresta custe cerca de 500 euros.

produtores florestais, reunidos em outubro na conferência «da biomassa à energia», realizada em castelo branco, já tinham alertado para a facto do preço pago pela matéria-prima poder inviabilizar economicamente as 15 centrais de biomassa.

a opinião generalizada foi a de que 25 euros por tonelada de biomassa, pagos à porta da fábrica, são insuficientes para compensar os custos de exploração e transporte da matéria-prima.

alguns produtores defenderam que apenas um preço entre os 37 e os 40 euros por tonelada será suficiente para viabilizar o fornecimento de biomassa às centrais.

os objectivos do governo ultrapassam, no entanto, em muito, as 15 centrais com uma potência instalada de 100.

até 2010, o governo quer criar uma rede descentralizada de centrais de biomassa, com potência total de 250 megawatts (mw), num investimento que pode ascender a 500 milhões de euros e criar entre 500 a 1000 postos de trabalho.

diário digital


Magma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Biomassa

Mensagem por Magma »

num país em que os incendios florestais são um problema dramático, seria preferível subsidiar a recolha de biomassa ou a energia produzida nestas centrais e, assim, resolver o problema das matas nacionais.

parece que continua a ser preferível gastar milhões em meios de combate aos incêndios do que apostar na sua prevenção.

além destas razões, temos a questão das emissões de co2. não será preferivel apostar nestas energias renováveis em vez de pagar as emissões adicionais de co2?

num país onde os interesses pessoais estão sempre à frente dos interesses colectivos, estas situações são normais. assim como é normal gastar milhões em obras megalomanas e não resolver os problemas essenciais para um desenvolvimento suustentável.

vamos lutar por um desenvolvimento sustentável!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Mensagem por jmal »

magma, tiveste muito bem, é assim mesmo.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

o problema aqui é o dinheiro.. não sei se sabes, mas 90% da floresta em portugal pertence a privados.. não podes simplesmente entrar nos terrenos particulares para ires recolher biomassa.. a questão resolve-se a partir do momento que a biomassa passe a ser uma matéria-prima valorizada.. ora as centrais de biomassa a mim parece-me que querem biomassa de borla, para queimar.. assim não vão lá..

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16156
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Mensagem por serges »

hum com a simples limpeza das matas e poda das arvores não iria ajudar?

claro que não é tudo mas quando cheira a dinheiro a confusão é muita para uma solução simples!

Avatar do Utilizador

Sa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 237
Registado: quarta set 13, 2006 11:51 am
Localização: BERÇO DO LEITÃO À BAIRRADA

Mensagem por Sa »

escalavardo Escreveu:o problema aqui é o dinheiro.. não sei se sabes, mas 90% da floresta em portugal pertence a privados.. não podes simplesmente entrar nos terrenos particulares para ires recolher biomassa.. a questão resolve-se a partir do momento que a biomassa passe a ser uma matéria-prima valorizada.. ora as centrais de biomassa a mim parece-me que querem biomassa de borla, para queimar.. assim não vão lá..
ora ai está a verdadeira razão, ainda nao houve politicos com tomates suficientes para alterar isto, na minha opinião acho quie devia ser obrigatoria a limpeza das matas tanto particulares com estatais, e quem nao as fizesse seria obrigado a doar as fontes de biomassa pra as centrais, sendo obrigado a deixar entrar nos seus terrenos os serviços de recolha dessas centrais. contra mim falo que tenho um terreno no meio de uma mata que só é limpo quando passa po lá um incendio, tal como os meus vizinhos. sei que tou errado mas não tenho guito suficiente para o mandar limpar, nem tempo.
O que eu detesto mesmo sao B.........as

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

bem, existe legislação que te obriga a limpar os teus terrenos.. mas é tão irreal e rídicula, que ninguém cumpre.. cabe na cabeça de alguém que não podem haver árvores, nem vegetação, a 50 metros de uma habitação..?

e depois lá está, como dizes e bem, não tens dinheiro para a mandar limpar.. uma máquina de limpeza, aqui no sul, leva entre 70 a 100 euros por hora.. a não ser que tenhas pinheiros que dão pinhas banhadas a ouro, nunca irás recuperar o dinheiro gasto em limpezas, já que cada 3 anos, no mínimo, tens de voltar a limpar.. agora imagina terrenos com vários hectares, andar lá uma maquina "umas horinhas"...

além disso, muitos terrenos estão abandonados, outros já nem têm donos vivos, etc, etc.. já para não falar no impacte ambiental que uma limpeza (tal como está na legislação) iria provocar na fauna e flora locais..

a solução mesmo é transformar a biomassa numa matéria-prima valorizável, com cotação no mercado.


Magma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Biomassa

Mensagem por Magma »

para transformar a biomassa numa matéria prima valorizada e incentivar as limpezas das matas, será necessário subsidiar o preço de compra da mesma ou o preço de venda da electricidade das centrais de biomassa. no entanto, este custo é preferível a apostar em remediar e não resolver o problema.

vamos lutar por um desenvolvimento sustentável!
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Mensagem por jmal »

pois e tuga é sempre igual, se o obrigam a limpar, vai haver manifestações a a pedir subsídios para fazerem as limpeza, se for criada alguma cena em que alguma's organizações façam as limpezas para os privados sem custos adicionais, de certeza que depois fazem manifestações para expulsar os intrusos.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”