formacao de pouca glicerina!

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Responder

Autor do tópico
explorado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: domingo jan 28, 2007 11:39 am
Localização: maia portugal

formacao de pouca glicerina!

Mensagem por explorado »

ola amigos!

fiz o mue primeiro litro de teste de bd, e o resultado acho que ate nem foi mau!
a glicerina separou-se, mas acho que em muito pouca quantidade.
o bd ficou um pouco escuro,mas tambem ainda nao tentei lavar!
a glicerina depositada formou apenas uma pequena plicula no fundo da garrafa longe dos 10% falados no forum.
a minha duvida e a razao de se ter formado tao pouca glicerina??
pouca soda??muita soda??ou pouca agitacao,agitei durante 15min com o berbequim!

obrigado por toda a ajuda!!

abraco!

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

viva!
mesmo que tivesses obtido 10% de glicerina era pouco. a glicerina deverá ser superior a 16%. se colocares os 5% de agua para parar a reacção no final do processo, então deverás tirar ao todo 21% de glicerina, uma vez que a agua vem diluida na mesma.
que alcool usaste? que soda usaste? que quantidades? a que temperatura? 15 min é pouco tempo, se a temperatura for baixa ainda pior.
conta em pormenor todo o processo, e de certeza que muita gente aqui no forum te poderá ajudar.
se poderes coloca uma foto, dizem que vale por 1000 palavras.

outra coisa que deves fazer é a titulação do oleo para saberes a quantidade certa de soda caustica a usar.

não desistas! com a pratica isso é brincadeira...

abraço,
marco.


Autor do tópico
explorado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: domingo jan 28, 2007 11:39 am
Localização: maia portugal

Mensagem por explorado »

ola amigo!

eu usei 20cl de metanol do aki e 3 gramas de soda da drogaria portuense!
a temperatura foi de 55 graus! durante 15 min sempre a agitar!
agua nao juntei!deve-se juntar?? em que fase??

obrigado por toda a ajuda!

abraco!

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

olá "explorado":

aqui na seção de experiências e protocolos, tem muito material.
melhor do que vc relatar o problema, inicialmente é conferir as receitas já "consolidadas" aqui no forum.
tem a receita caseira do fry, que foi por onde eu comecei a fazer biodiesel, e sem nenhum conhecimento prévio.
hoje já estou a moderar o forum, tamanho o envolvimento que a gente acaba tendo.

dedique-se bastante à leitura. vc vai encontrar maneiras fáceis de fazer o biodiesel. e assim que vc começar a ler, vais perceber onde cometeste erros que levaram à essa pequena quantidade de glicerina.

se o óleo que usaste é usado, vc tem que fazer a titulação, como o marco escreveu. se for de frituras eu posso apostar: 6 gramas de soda, no mínimo por litro. e tempo de reação no mínimo 1 hora. eu uso 2 horas. deixo depois decantar até o dia seguinte, mantendo o bio aquecido.

não esqueças de retirar o que sobra da tubulação ( se é que já tens ). glicerina tranca tudo, principalmente a bomba.

leia e depois voltamos a "falar".

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Elios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am

Mensagem por Elios »

explorado Escreveu:ola amigo!

eu usei 20cl de metanol do aki e 3 gramas de soda da drogaria portuense!
a temperatura foi de 55 graus! durante 15 min sempre a agitar!
agua nao juntei!deve-se juntar?? em que fase??

obrigado por toda a ajuda!

abraco!
soda no mínimo são 5 gramas, isto para sem titulação, havendo titulação normalmente encontra-se um valor superior.

se me permites talvez te possa chamar à atenção pelo facto de haver em experiências e protocolos logo lá em cima, colado no 1ro lugar a receita de 1 litro para iniciados que de certeza não lestes e que o fry teve o trabalho de escrever para agora ser utilizado como qualquer manual (está lá tudo mas ninguém lê) e que dispensava que estivesses agora com estas duvidas

de qualquer maneira aqui tens um atalho

http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=1044

abraço
Verde por Excelência

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

agua nao juntei!deve-se juntar?? em que fase??
agua, nunca. é o inimigo nº1 do processo de transesterificação.

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

a agua é só no final do processo e são 5%.
serve para parar a reacção, pois caso contrário pode inverter e voltar a fazer oleo. eheh

além disso, se fizeres biodiesel numa maquina e em grandes quantidades, a agua vai ser uma benção, na medida em que torna a glicerina menos espessa e evita que solidifique. se ela solidificar dentro das tubagens etc, é uma carga de trabalhos.

em relação à tua primeira experiencia de 1 litro, usaste pouca soda. tens de ter também em atenção a qualidade da soda e metanol usados. alguns desses produtos de supermercado não são puros, e a soda pode vir com detergentes e outras porcarias à mistura. o metanol pode trazer uma percentagem de agua que ainda é pior...

tenta de novo, e segue o conselho do elios: segue a receita do "bd à la fry", não falhas.

abraço,

marco.


Autor do tópico
explorado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: domingo jan 28, 2007 11:39 am
Localização: maia portugal

Mensagem por explorado »

ola marco!

os 3g de soda que eu referi foi um erro de escrita, de facto eu usei 6g!
a soda diz que e 98 99% hidroxido de sodio, deve ser boa!
o metanol e da igilim, muito usado aqui no forum!
a receita utilizada, tal como o metodo tambem forao tirados aqui do forum depois de muita leitura.
ponho a hipotese de o meu erro estar na temperatura visto que o termometro que utilizo nao ser o indicado,mas nao consigo encontar termometro para medir liquido!alguem me pode dar uma sugestao de onde compar na zona do porto e arredores!
estou tambem a construir um reactor para bd basiado no que li no forum depois eu coloco fotos esta a ficar fixe!

obrigado pela ajuda!

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

experimenta primeiramente com um litro de oleo novo, visto que assim tens a certeza de estar seco.

repete o processo, ficas a ver onde erraste.
disolveste a soda com o metanol bem, antes de adicionares ao oleo?
(não se pode por a soda e o metanol para dentro do oleo. primeiro tens de fazer um metoxido de sodio, (metanol+soda) só depois é que adicionas o metoxido ao oleo)

ao fazer o metoxido se a soda e o metanol forem de boa qualidade, a reacção aquece e liberta gases perigosos. protege-te!
a soda tem de desaparecer por completo, e o metanol passa de transparente para esbranquiçado e baço.

aumenta também o tempo de reação, 15 min é pouco.

berbequim? cuidado! não uses o berbequim para misturar o metoxido! uma faisca e zaz!

abraço,

marco.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

pouca soda??muita soda??ou pouca agitacao,agitei durante 15min com o berbequim!
15 minutos é muito pouco. a reacção nunca fica completa em 15 minutos com um berbequim.
tem que ser mais tempo.
cuidado porque o berbequim "é proibido" para esse efeito. o metanol quentinho e as faíscas das escovas do mesmo são a receita para o desastre.
fazer bem longe de tudo o que inflame e em quantidades minusculas e de preferência de calção. o metanol arde com chama invisivel durante o dia e assim o alarme soa mais depressa. lol


Autor do tópico
explorado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: domingo jan 28, 2007 11:39 am
Localização: maia portugal

Mensagem por explorado »

acho que o problema pode estar na soda,visto que quando adiciono o metanol a soda a reaçao quase nao existe, e tenho que agitar bem para que a soda se disolva!
sera disso??

obrigado a todos!

Avatar do Utilizador

Elios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am

Mensagem por Elios »

boas, como já te disseram não te metas com berbequim.
para 1 até 5 litros a velha técnica de "dar à colher" durante meia hora funciona muito bem, basta uma daquelas colheres grandes em baquelite branca para restauração. não te esqueças é de usar luvas durante o processo

se for para desenrascar encontras nos continentes / aki / e outros na zona de jardim e referente a piscinas uns patos de borracha com termómetro de vidro, basta deitares o pato e o casulo de borracha fora e ficares com o termómetro de vidro que tem com escala até 50ºc basta medires o mesmo e colocares mais uma marca à distancia correcta para os 55ºc, tens de ter em atenção que estás nos limite do mesmo logo acho que se fores bem acima dos 60ºc pode partir, mas como o que se quer é não passar os 55º então chega
na mesma zona encontras também uns kits de piscina com o phenol red para a titulação quando achares que está na hora de começar a fazer a mesma e umas tiras indicadoras de ph que vão de 6 a 8

sim e não, tens que abanar bem o metanol + soda até esta desaparecer. como sabes esta reacção provoca a libertação de calor e gás. se utilizares uma garrafa para isso o que fiz ao inicio era apertar esta e depois fechar bem, assim a formação de gás em vez de dilatar a garrafa apenas expande a mesma para a sua forma original. atenção ao abrir visto que esse gás é tóxico, não respirar o mesmo.
colocar somente a soda não provoca quase reacção nenhuma, a soda não reage com o metanol como reage com a água. com a água a reacção é extremamente forte com elevada libertação de energia, com o metanol a reacção é fraca necessitando de muita energia mecânica para se dar

abraço
Verde por Excelência

Avatar do Utilizador

Elios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am

Mensagem por Elios »

red baron Escreveu:
pouca soda??muita soda??ou pouca agitacao,agitei durante 15min com o berbequim!
15 minutos é muito pouco. a reacção nunca fica completa em 15 minutos com um berbequim.
tem que ser mais tempo.
cuidado porque o berbequim "é proibido" para esse efeito. o metanol quentinho e as faíscas das escovas do mesmo são a receita para o desastre.
fazer bem longe de tudo o que inflame e em quantidades minusculas e de preferência de calção. o metanol arde com chama invisivel durante o dia e assim o alarme soa mais depressa. lol
olhem que até um dos nossos moderadores teve que ver para crer, mas serviu bem a lição que não teve consequências graves
Verde por Excelência

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

olhem que até um dos nossos moderadores teve que ver para crer, mas serviu bem a lição que não teve consequências graves



Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

berbequim hoooooo nãoooooooooo!!!!!!!!!!!!

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

epá não batam mais no rapaz! acho que ele já entendeu a mensagem!

livra que vocês...

Avatar do Utilizador

crazyscientist
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: domingo jun 17, 2007 5:32 pm
Localização: Bragança

Mensagem por crazyscientist »

tenta arranjar ou fazer um agitador destes para fazer testes de 1 litro é o ideal http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... ght=#32465


RPL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 290
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Mensagem por RPL »


cheira a queimado por aqui ou é impressão minha
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”