Substituiçao do metanol por etanol? da?

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

boas mario.

a torre para retirar a agua do etanol é muito simples.

consiste num cilindro que está cheio com cal viva com granulometria aproximadamente do tamanho de castanhas (pedras com 2 a 3cm) se vier em pedras de tamanho superior tem que ser triturada.
isto é para que a superficie de contacto com os vapores seja a maior possivel no entanto uma granulometria muito fina pode bloquer a torre porque com o processo de absoção de agua a cal vai começar a esfarelar.

não se deve deixar a cal viva guardada sem ser em recipientes hermeticos senão ela vai estragar ao absorver a humidade do ar.

deve então ser partida ou britada e guardada logo a seguir ou então carregada na torre.

a torre só deve ser carregada no dia em que vai ser efectuada a destilação.

tirei da net uma imagem de uma torre de refluxo .

Imagem

a tubagem que está no topo pode ser suprimida pois esta servia para condensar a mistura menos rica em etanol que voltava a cair dentro do destilador.

a torre é montada logo por cima do destilador ou com um pequeno tubo para adaptação.

no interior tem uma rede no fundo da torre para segurar as pedras de cal, se cairem pedras para dentro do destilador não tem problema até podem ser jogadas algumas de proposito para ajudar o alcool a entrar em ebulição.

quando o etanol entrar em ebulicão, ele vai subir na torre e tocar na cal e vai condensar e cair novamente para dentro do destilador, entretanto as pedras vão roubando a agua e aquecendo. chegado ao ponto em que a temperatura atinge o ponto de ebulição do etanol anidro os vapores começam a escapar pela saida na parte de cima da torre e vão para o condensador que pode ser de qualquer tipo (serpentina etc).

deves usar 600g de cal por cada 100g, no minimo, de agua a ser roubada do etanol no entanto a eficiencia vai diminuindo para o fim por isso podes aumentarà vontade a quantidade de cal não tem problema , até ajuda.

a torre deve ser suficiente grande e longa para que os vapores andem pelo meio da cal o maior tempo possivel ( isto depende tambem do caudal de vapor a tratar.

esta tem 10 a 15 cm de diametro e 30 a 45 cm de comprimento por isso é pequena e dá para experimentar com um destilador pequeno que leve até 3 litros de etanol.

se o etanol anidro teimar em não aparecer à sída do condensador podes envolver a torre com um pano grosso ou outro meio de isolamento para que a temp aumente e dimunua o refluxo.

par medir a % de etanol tens que comprar um densimetro proprio com um intervalo curto de medição em torno dos 0,78 a 0,80.

Avatar do Utilizador

Mario Piscari
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 42
Registado: segunda dez 25, 2006 3:21 pm
Localização: Sorocaba/Brazil

satisfação em receber sua resposta...

Mensagem por Mario Piscari »

caro amigo red baron.
excelente sua resposta à minha petição.
eu deveria estar recebendo 10 kg de cal virgem hoje de uma fábrica próxima à cidade onde resido. como houve uma mal entendido, acabaram não entregando. entrei em contato com o depto técnico daquela firma e para compensar essa discrepância de data fiquei convocado a ir buscar na empresa 12 kg de cal virgem na 2ª feira. fiquei surpreso porque aqui no brasil nem sempre o consumidor é respeitado.
a única falha é que vão entregar a cal virgem em pó porque eu não sabia que em pedras seria melhor, conforme o que vc escreveu no e-mail que estou lendo agora.
mas na próxima compra eu vou solicitar isso.
assim que eu esteja com o material vou fazer as experiências. o único alcoometro que encontrei à venda por aqui tem a escala de 0 a 100 gl divisão de 1 gl ou na escala 10 a 45 cartier divisão de 0,5.
não entendo essa escala cartier. mas enfim serve esse alcoometro?

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

boas mario

já que vais receber cal viva em pó não deixes de tentar o seguinte:

junta 600g de cal em pó por cada 100g de agua a remover ( se o etanol for a 96% assume que é a 94% porque aqui tambem já comprei gato por lebre, por isso uma pequena margem de segurança é sempre aconsehável).

então junta 600g de cal em pó por cada 1,66l de etanol.

mete num destilador com uma torre de refluxo simples ( na saída do destilador ligas o condensador mas com a sida a entrar novamente para dentro do destilador.

se for deste tipo ( com tubo cheio com esfregão de aço inox em vez de serpentina) basta virar a saida para cima que os vapores condensam e caem para dentro do destilador.

ImagemImagem
by red_baron at 2007-07-01



nota o esfregão de aço inox deve ser cortado em pequenos pedaços e introduzido folgadamente no interior do tubo de inox, este é feito com tubo de 15mm que é usado para as canalizações da agua.

serve para abrandar a velocidade do vapor e obriga-o a ziguezaguer no interior e chocar com as paredes frias do tubo. é muito simples de fazer e ficar mais barato do que se utilizasse um tubo de cobre e fuciona em qualquer posição pois uma espiral deve ficar bem alinhada na vertical para não criar depositos de destilado nas espiras e provaocar soluços na saída do condensador.

o tubo exterior é de pvc de 40mm com duas tampas de pvc tambem.

furei as tampas com broca um milimetro abaixo da medida do tubo e depois com um bocado de tubo de cobre quente o suficiente para amolecer o pvc mas sem queimar amoleci o rebordo interior do furo e de seguida introduzi o tubo no buraco. desta forma a tampa fica mesmo muito justa.

depois deste procedimento com as duas tampas passei à montagem.
as extremidades do tubo tem que ser aquecidas com ar quente antes de montar.

depois fiz dois furos par introduzir dois pedaços de tubos em cobre que servem para ligar as mangueiras de entrada e saida de agua.
nota que estes furos devem ser feitos bem junto às extremidades pa apanhar as tampas que assim dão mais solidez à fixação dos tubos de cobre.

depois de tudo montado passei cola de cineoacrilato em tudo o que era junta pela parte exterior e o resultado é que nem um pingo durante a destilação.


depois de o etanol ferver e refluxar durante meia hora invertes o condensador e começas a aproveitar o alcool.

este procedimento ainda não testei. se puderes testa e põe aqui os resultados.

Avatar do Utilizador

Mario Piscari
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 42
Registado: segunda dez 25, 2006 3:21 pm
Localização: Sorocaba/Brazil

estou emocionado com sua valiosa ajuda...

Mensagem por Mario Piscari »

bem que o luciano kaeffer falou que tinha bons amigos aí em portugal, e citou o red baron.
red baron efetuei há instantes a compra do alcoometro pela internet ( mercado livre ). não há outra opção.
vou fazer conforme tua receita e estarei antes de colocar na internet enviando via mp para vc e se estiver correto aí colocarei no fórum.
acredito que até a parte da tarde amanhã já estarei com a cal virgem e o álcool que irei comprar porque aquele anterior já utilizei como combustível.
passei por outro posto e o preço do etanol está em r$0,99 o litro. sem o densímetro vai ser difícil saber quanto de água poderá conter esse etanol.
fico emocionado com a sua valiosa ajuda nesse fórum.
o preincipal objetivo é conseguirmos a desidratação do etanol de forma mais eficiente e econômica possível.
até mais

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas mário e amigos:
é justamente esse despreendimento que faz desse forum o maior centro de informações sobre energia alternativa.
toda a pessoa egoista aprende e depois vira as costas para quem ensinou.
e aprendi que aqui temos pessoas que aprenderam e agora ensinam e tornam a aprender com os erros e acertos dos colegas.
porisso a minha intromissão em pedir que vc não mande nada em mp. poste aqui no forum. mesmo os erros são valiosos, quando a gente quer acertar.
se vc olhar com atenção o tópico que coloquei sobre bd de gordura animal, vc verá que alí tem muito mais erro do que acerto.
mas o desejo de acertar é grande, e mesmo reconhecendo os erros a gente engrandece o conhecimento, pois quem está lendo, vai ver que aqui não tem receita certa. tem sim um aprimoramento baseado nas experiencias de pessoas, que mesmo separadas por um oceano imenso, tem em comum o objetivo de acertar.

porisso mário, não nos prive de seus erros e acertos. aprendemos com eles.

um forte abraço

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Mario Piscari
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 42
Registado: segunda dez 25, 2006 3:21 pm
Localização: Sorocaba/Brazil

Luciano é um prazer "revê-lo"...

Mensagem por Mario Piscari »

boas luciano, red baron e amigos.
acabei de chegar da fábrica onde fui muito bem atendido e estou de posse de 12 kg de cal virgem, em pó.
deixei um pedido com meu amigo cláudio, técnico químico, excelente pessoa para uma entrega de 10 kg em uma semana de cal virgem em pedras entre 2 e 3 cm de diãmetro.
vou agora para o posto de combustível para comprar etanol.
vou seguir seu conselho e não vou colocar nada em mp, e sim no site, mesmo com erros.

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”