Página 1 de 1
Alternador de carros Japoneses produzem energia a 800 rpm
Enviado: sexta nov 23, 2007 11:07 pm
por Barça
hoje falei com um electricista auto, que me referiu da boa utilização dos alternadores pequenos de alguns carros japoneses. dice-me q produzem energia a baixas rotações 800 rpm e são bons para criar aerogeradores. ele próprio já tinha feito um, com sucesso. pensei se colocar um multiplicador ainda seria melhor! o que acham?
Enviado: segunda nov 26, 2007 12:06 pm
por fernandogoulart
legal esta ídeia, alguém se abilita a descobrir onde encotrar este tipo de alternador.........além do japão é claro
Enviado: segunda nov 26, 2007 1:47 pm
por orbis
talvez num carro japonês...lol.
Enviado: segunda nov 26, 2007 9:23 pm
por ventoinhas
esta bem esta .entao o ralanti do motor é as mil rotacoes. e entre o alternador e a polie de transmiçao, ha no minimo uma desmultiplicacao de 1/3. quer dizer que esse alternador fornece energia mesmo parado ?
Enviado: quinta nov 29, 2007 10:13 pm
por RPL
Enviado: sexta nov 30, 2007 4:05 am
por Njay
o ralenti do meu carro é às 850 rpm, e o alternador carrega a bateria ao ralenti em relativamente pouco tempo. não percebi essa dos carros japoneses...
para baixas rotações um motor tem que ter muitos pólos e/ou muitos enrolamentos. um exemplo disso seria um motor de passo, mas eles são muito pequenos. além de geradores eólicos e automóveis eléctricos, não tou a ver o que poderá haver no nosso dia-a-dia que tenha um motor de baixa rotação...
Enviado: sexta nov 30, 2007 7:49 pm
por ventoinhas
pois esta bem. mesmo que seja a 850 rpm o alternador roda as 2400rpm mas se a bateria estiver muito descarregada o motor tera dificuldade em manterse ao ralenti ou entao este poderia-se reglar para mais baixo regime e nesse caso com a bateria desacrregada o motor iria parar simplesmente
Enviado: sexta nov 30, 2007 9:14 pm
por Njay
ventoinhas Escreveu:pois esta bem. mesmo que seja a 850 rpm o alternador roda as 2400rpm mas se a bateria estiver muito descarregada o motor tera dificuldade em manterse ao ralenti ou entao este poderia-se reglar para mais baixo regime e nesse caso com a bateria desacrregada o motor iria parar simplesmente
num motor com centralina esta controla o ralenti e não deixa o carro ir abaixo.
Enviado: sexta nov 30, 2007 9:27 pm
por ventoinhas
nem sei o que é centralina nos motores de rega e outros motores ha um despositivo mecanico ou por depressao para reglar a rotacao minima é isso? nesse caso ja nao é ao ralenti mas sim em regime mais elevado
Enviado: sexta nov 30, 2007 9:28 pm
por jmal
eu penso que a rotação não é o ponto principal para se produzir energia, mas sim a força centrifuga que lhe é aplicada, portanto as rotações depende apenas do tipo e design do alternador, é muito simples, quantas mais bobines e imans tiver o alternador, menor será a rotação para produzir uma determinada tensão (voltagem), mas maior será o esforço que é preciso lhe aplicar e vice-versa.
Enviado: quinta dez 06, 2007 3:39 pm
por ajosemor
também não entendo essa do alternador japonês... que eu saiba todos os alternadores começam a carregar a baixa rotação do motor, essa uma das principais razões (para além da sua maior simplicidade por não ter colector de lâminas) pela qual substituiu os dínamos...
a haver alguma diferença ela não deverá ser significativa.
saudações
Enviado: quinta dez 06, 2007 6:07 pm
por Barbanegra
muito já terão reparado que os iates á vela de médio e longo curso usam geradores eólicos.
são pequenos geradores de pás, montados na popa do barco, mais propriamente na alheta, de maneira a ficarem fora do espaço ocupado com as manobras da vela grande.
esses geradores são compostos por alternadores de automóvel, são bastante eficientes, muito mais que os painéis fotovoltaicos.
não penso que tenham de ser alternadores japoneses, embora haja muita oferta com boa relação preço-eficiência, fiáveis e, talvez por isso, a referência a eles neste tópico.
um abraço
Enviado: quinta dez 06, 2007 6:22 pm
por ventoinhas
barba negra disse:
esses geradores são compostos por alternadores de automóvel,
acha ou tem a certeza?
Enviado: quinta dez 06, 2007 6:36 pm
por orbis
claro que não são. os aerogeradores marítimos são especificos para esse efeito embora possam ser usados em terra.