Qual o melhor para converter?


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Qual o melhor para converter?

Mensagem por Njay »

celsomenaia Escreveu:sou maluco, mas não sou estúpido (acho eu ) o grande invertimento de um veiculo eléctrico é mesmo as baterias, mas o preço tem estado a descer bastante tanto pelo lado do preço em si, como o cambio favorável para o dolar.
ok, ainda bem que estás ciente, falei nisso porque podias tar a ser ingénuo.
celsomenaia Escreveu:o problema está na legislação, se não já tinha avançado com isso, porque com os preços dos combustíveis assim , quase que vale a pena até construir um tractor eléctrico para os camionistas , e acho que os taxistas também iriam gostar muito dos carros eléctricos, (...)
pelo menos os que tivessem onde o carregar...
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Qual o melhor para converter?

Mensagem por Flamingo »

O Fiat Panda,...ou o Seat Marbella, em minha opinião são ambos bons carros para converter em V.E. Na fiat existe o que tem tração as 4 rodas, para mim esse seria o ideal, pecava apenas por ter as rodas um pouco mais largas do que o modelo de mais baixa cilindrada e de tração simples.
Não sei se este carro foi referido no primeiro post, o meu computador não abre as fotos, apenas aparece a ultima, do Subaru Vivio.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16146
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Qual o melhor para converter?

Mensagem por serges »

Hum... e o audi a2 com chassi tudo em aluminio...

Sent by Motorola Defy+
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Qual o melhor para converter?

Mensagem por sergiomms »

Bem, vieste ao bau desenterrar um grande tópico :)
Flamingo Escreveu:...Na fiat existe o que tem tração as 4 rodas, para mim esse seria o ideal,...
Este também eu gostava de converter, mas parece-me que tem pouco espaço para um pack jeitoso de baterias. (parece-me, talvez com um pouco de corta e solda essa questão se resolvesse)
sergiomms

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Qual o melhor para converter?

Mensagem por Flamingo »

serges Escreveu:Hum... e o audi a2 com chassi tudo em aluminio...

Sent by Motorola Defy+
Segundo o que eu tenho na ideia não serve por dois ou três motivos.
-A aquisição desse modelo é cara!...
-É um tanto arredondado para o que eu tenho na ideia.
-O que pesa a menos por ter chassis em aluminio, pesa a mais no equipamento que tem.
-Em minha opinião tem rodas largas demais para electrico, (mais atrito ao circular)
-Equipamento electrico em demasia (prejudicial para autonomia...)
sergiomms Escreveu:Bem, vieste ao bau desenterrar um grande tópico :)
Flamingo Escreveu:...Na fiat existe o que tem tração as 4 rodas, para mim esse seria o ideal,...
Este também eu gostava de converter, mas parece-me que tem pouco espaço para um pack jeitoso de baterias. (parece-me, talvez com um pouco de corta e solda essa questão se resolvesse)
Sergiomms, para poder debater algo sobre o tema não tenho outra saida senão ir ao bau.
Com respeito ao espaço, para mim tem que chegue. Mas como é obvio, cada um tem sua ideia e seu projecto.
Ando a fazer pesquisa e recolha de informação para decidir se me meto numa conversão, e caso me decida faze-lo, que conversão fazer e em que modelo e marca de carro. De momento, o que me está a atrofiar é o custo das células de ions de litio. :(

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Qual o melhor para converter?

Mensagem por sergiomms »

O meu interesse no Panda 4x4 prende-se pelo facto de ser um carro pequeno, simples e sem grandes acessórios mecânicos e electrónicos, por já ter alguma preparação ao nivel mecânico (suspensões, transmissões, diferenciais, vias, etc); por ser um icone (pelo menos para mim). é essa a utilização que lhe quero dar, é mesmo para andar nos montes e participar em passeios TT, logo não posso pensar num pack de baterias inferior a 12kWh (e mesmo assim....) e este ocupa espaço. Quando se converte um carro para eléctrico, qualquer um pode passar a ser 4x4, mas, de estrada.
Ma$ como não t€nho t€mpo, não $erá para já! ;)
Em relação ao A2, concordo contigo, ganha-se num lado, perde-se no outro.
O LR Defender também tem o chassis em aluminio, mas é muita grande e mesmo velho é muita caro.....
Tu tens que perceber qual a utilização que precisas e fazes a conversão necessária.
sergiomms

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Qual o melhor para converter?

Mensagem por Flamingo »

Com o devido respeito eu acho um desperdicio converter para V.E., para depois andar nos montes e em passeios TT.
A razão de pretender esse carro tem a ver com os dois eixos motrizes, mas o motor iria ficar ligado apenas a um. O outro eixo seria para outra afinidade que tenho na ideia, mas que ainda não sei como,... nem se iria funcionar o que tenho na ideia.
Um dos meus objectivos principais era a completa independencia de qualquer fonte de energia paga, e é nesse sentido que a minha cabeça tem dado algumas voltas.
Com respeito ao LR, mesmo que fosse dado, para essa finalidade não o queria! A seguir ao Panda e ainda no capitulo das 4 rodas motrizes, e pelos mesmos motivos que o Panda 4x4 era o Suzuki santana. Mas este já peca pela forma fisica do tecto face ao projecto que tenho em mente. Enfim, quero tudo e possivelmente vou acabar por não fazer nada, é que o preço das baterias desmotiva-me um bocado... :(

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Qual o melhor para converter?

Mensagem por sergiomms »

Mas, é claro que para chegar ao monte no fim de semana, tem que andar em estrada durante toda a semana :)
Flamingo Escreveu:...Mas como é obvio, cada um tem sua ideia e seu projecto...
Esta é a minha ideia, que por enquanto não passa disso mesmo! :)
sergiomms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16146
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Qual o melhor para converter?

Mensagem por serges »

Hum quanto ao Panda concordo realmente é uma hipotese e sei de quem já converteu um cá em PT, o TozeVe tratou dele mas o sr não liga nada a net e foruns e tal e coisa...

Quanto ao A2 tenho pena pois é um modelo bonito e sempre pensei que... alias aquele fantástico que fazia 600kms de autonomia era este modelo...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Qual o melhor para converter?

Mensagem por Volt »

Eu conduzi esse Panda e a conversão estava fantástica.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Qual o melhor para converter?

Mensagem por Flamingo »

serges Escreveu:Hum quanto ao Panda concordo realmente é uma hipotese e sei de quem já converteu um cá em PT, o TozeVe tratou dele mas o sr não liga nada a net e foruns e tal e coisa...

Quanto ao A2 tenho pena pois é um modelo bonito e sempre pensei que... alias aquele fantástico que fazia 600kms de autonomia era este modelo...
Segundo o video que eu vi faz 450km. Suponho que seja este. Segundo o video, as baterias e a tecnologia que o equipam estão uns passos à frente daquilo que um "curioso" consegue alcançar (como é o meu caso). Mesmo havendo conhecimento capaz há ainda a ter em conta a despeza com tudo aquilo.
Acho mais interessante para essa finalidade o modelo na foto que se segue:
Imagem
Pode ser visto aqui.

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Qual o melhor para converter?

Mensagem por sergiomms »

Sem duvida que é pequeno e leve, parece estar em bom estado.

Encontrei este que parece ter o carregador avariado, AQUI Já pensaste em importar um? Sempre te safavas à tormenta da legalização....
sergiomms

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Qual o melhor para converter?

Mensagem por Flamingo »

sergiomms Escreveu:Sem duvida que é pequeno e leve, parece estar em bom estado.

(...)Já pensaste em importar um? Sempre te safavas à tormenta da legalização....
Importar ou comprar já convertido, para mim não é a mesma coisa. Ter veiculo electrico não é o único objectivo. Se de facto me chegar a meter em alguma coisa tem de ser feito por mim, só assim terá significado especial, além do factor aprendizagem, a parte prática. Nesse sentido queria ver se metia o meu garoto ao baralho, mas ele ainda é novo, e de momento carros para ele só nos jogos virtuais, ainda não liga...
Vou navegando, pesquisando, tenho muita recolha de informação a fazer aqui pela net antes de tomar decisões... ;)

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Qual o melhor para converter?

Mensagem por sergiomms »

Concordo contigo!
Mas este Panda é original da FIAT, não foi convertido.
sergiomms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16146
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Qual o melhor para converter?

Mensagem por serges »

Ora nem mais existiam uns ciquentecentou ou seiscento que foram destruidos, eram electricos e tugad... enfim...

Sent by Motorola Defy+
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Qual o melhor para converter?

Mensagem por Flamingo »

(não sei porquê, deixei de receber mails com a informação de resposta aos tópicos aonde participo... :( secalhar é da idade do meu computador, é o Windows XP...)

Sobre o assunto que por aqui se fala, tinha decidido não fazer nada mas face ao custo das baterias ter baixado, recentemente voltei a pensar no assunto e muito possivelmente vou avançar com algo, mas ainda é cedo para fazer afirmações..
No que diz respeito ao modelo a converter quase de certeza que será o Fiat Panda. No que diz respeito ao motor a utilizar, será certamente um motor CA, os motores de CC não me apaixonam assim muito, mas mais do que isto, de momento é cedo para me alargar em comentários.
Já agora aonde se fala de baterias, tenho de explorar isso...?

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Qual o melhor para converter?

Mensagem por Flamingo »

Não é minha intenção desenterrar nenhum tópico mas penso que este é o mais apropriado para postar o que se segue.
Em principio o eleito para converter vai ser este que se mostra nas fotos. O negócio já foi feito por palavra, mas apenas o considero meu quando estiver pago e em meu nome.
Anexos
honda-civic-1.jpg
honda-civic-1.jpg (59.21 KiB) Visto 8702 vezes
honda-civic.jpg
honda-civic.jpg (63.09 KiB) Visto 8702 vezes

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Qual o melhor para converter?

Mensagem por zeuz »

Flamingo Escreveu:(não sei porquê, deixei de receber mails com a informação de resposta aos tópicos aonde participo... :( secalhar é da idade do meu computador, é o Windows XP...)

Sobre o assunto que por aqui se fala, tinha decidido não fazer nada mas face ao custo das baterias ter baixado, recentemente voltei a pensar no assunto e muito possivelmente vou avançar com algo, mas ainda é cedo para fazer afirmações..
No que diz respeito ao modelo a converter quase de certeza que será o Fiat Panda. No que diz respeito ao motor a utilizar, será certamente um motor CA, os motores de CC não me apaixonam assim muito, mas mais do que isto, de momento é cedo para me alargar em comentários.
Já agora aonde se fala de baterias, tenho de explorar isso...?
Seria excelente se fosse um Panda 4x4, completamente utilizável tal como com o motor original! :D
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Qual o melhor para converter?

Mensagem por Flamingo »

A minha intenção ia para o Panda, o meu catraio é que não tem muita simpatia pelo carro, e como eu quero que ele se envolva no projeto, estou convencido que o empenho dele poderá ser melhor sendo um modelo que lhe agrade (e seja aceitável para a dita conversão).
Possivelmente estarias a referir-te a um sistema hibrido, confesso que por esse sistema não tenho particular simpatia, ideia minha... De qualquer maneira os Pandas 4X4 que se encontram a venda, das duas uma, ou são caros face ao carro que é, ou se aparecem mais em conta é porque estão todos espatifados. Um sistema hibrido vai acrescentar peso ao carro, e isso pode ditar o fracasso do projeto, digo eu, mas cada um tem sua opinião.

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”