Página 1 de 1

Perda de potência vs Aumento de consumo

Enviado: segunda dez 03, 2007 3:39 pm
por jscavalh
boas,

gostaria de partilhar aqui esta experiência:

"...outro problema é o tempo até o motor aquecer. a atomização deficiente causa uma combustão incompleta e consequente formação de uma camada de glicerina e carbono nas câmaras de combustão, pistões, injectores, velas incandescentes e válvulas. isso leva a problemas a médio prazo, diminuição de potência, aumento de consumo. a combustão deficiente contribui também para passagem do combustível para o cárter, onde o ov polimeriza, degrada o óleo do motor (aconselhadas mudanças do óleo mais frequentes) e pode causar a obstrução das vias de lubrificação e levar à destruição do motor..."


depois de ler este excerto tirado do site da seealte.europecon concluo que as minhas suspeitas que me levaram a parar com o consumo de óleo vegetal se podem concretizar,

tenho um nissan terrano i de 1994, a marca da bi ao certo não sei dizer, ou é kiki rotativa ou bosh, comecei a usar ov há cerca de 1 ano em percentagens de 30%ov + 70%diesel + 2% gasolina sem qualquer tipo de alteração no veiculo, noto alguma falta de força no carro de há uns tempos para cá, parei com o uso de ov, troquei recentemente o filtro de combustivel e melhorou um pouco e só uso 10 litros de combustivel de cada vez com a intenção de tentar limpar todo e qualquer vestigio de ov que ainda se encontre tanto no depósito como no resto do circuito, contudo noto ainda quando por exemplo puxo um reboque que tenho de um barco que o jipe "morre".........

os conselhos que segui foram os seguintes:

- atestar só gasóleo (sem ov)
- adicionar 2% da gasolina (pode ser normal, 95)
- adicionar 2% do óleo 2 t
- puxar bem pelo carro na auto-estrada, durante 100 km (sem ultrapassar os limites de velocidade, claro), o motor deve trabalhar em carga (aproveitar subidas prolongadas com acelerador a fundo), rotações acima de 75%

se isso não ajudar limpar os circuitos de combustível, então verificar e limpar os injectores.

ao usar o ov, deve ser encurtado o período de mudança do óleo do motor e mudar sempre também o filtro. basta usar o óleo mineral ou multigradual e fazer mudanças cada 4 mil km. o óleo semi-sintético ou sintético não tem aditivos para lidar com ov e fica contaminado dentro de 4 a 5 mil km na mesma. por isso não vale a pena gastar dinheiro ao comprar estes óleos.

após efectuar algumas "puxadas" conforme referido (nem foi necessário 100km mas alguns kms), com 2% gasolina e 2% óleo 2t o carro está efectivamente melhor, não verifiquei ainda as velas nem os injectores o que indica claramente haver um problema de obstrução no circuito de combustivel/bomba, para já vou continuar assim mantêndo o uso de 2% gasolina e 2% óleo 2t. continuo com a intenção de fazer a viagem, aí sim deverá haver uma conclusão melhor.

mais uma vez obrigado pela ajuda dada pela seealte.europecon na pessoa do ignác gazur

melhores cumprimentos