Página 1 de 1

OMS: milhões de crianças morrem por falta de medicamentos

Enviado: quinta dez 06, 2007 10:20 pm
por Tó Miguel
genebra (afp) - milhões de crianças morrem anualmente por doenças passíveis de serem curadas com simples tratamentos, porque não têm acesso a medicamentos seguros, eficazes e com preços acessíveis, denunciou nesta quinta-feira a organização mundial da saúde (oms).


das dez milhões de crianças de cinco anos que faleceram em 2007, dois terços poderiam ter sido salvas, assinala a oms.


"as crianças não assimilam os medicamentos como os adultos e, por isso, necessitam de doses diferentes", destacou a oms em comunicado.


"os remédios adaptados às crianças são fabricados para que se ajustem à idade, qo estado geral e ao peso corporal", acrescentou.


a oms publicou pela primeira vez, nesta quinta-feira, uma lista dos 206 medicamentos essenciais destinados às crianças para o tratamento de infecções prioritárias.


a pesquisa precisa melhorar, assim como o acesso aos produtos de uso pediátrico, afirmou hans hogerzeil, diretor de políticas e normas farmacêuticas da oms.


o problema é grave principalmente nos países em desenvolvimento, onde as crianças correm o risco de morrer por doenças que podem ser combatidas sem dificuldade, como a diarréia, explicou o vice-diretor geral da oms, howard zucker.


"nos países em desenvolvimento, milhões de crianças morrem por algo tão simples como diarréia e desidratação; trata-se de uma situação terrível que certamente precisa ser revertida", declarou.


a diarréia pode ser tratada mediante a reidratação, "mas as empresas farmacêuticas não têm interesse em fabricar produtos desse tipo, já que eles têm pouca demanda nos países em desenvolvimento", explicou.


zucker pediu que as grandes companhias farmacêuticas, os governos e as autoridades médicas prestem maior atenção a este problema.

Imagem

http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/0712 ... _inf__ncia

Enviado: sexta dez 07, 2007 12:48 pm
por katzilla
medicamentos para os pobres onde é que já se viu.

as empresas farmaceuticas só investem em medicamentos que "rendem" e em paises que pagam.

é mais fácil deixa-los morrer assim não dão despesa.