Página 1 de 1
Substituição dos contadores de electricidade
Enviado: quinta dez 06, 2007 10:50 pm
por luimio
"a factura não pára de subir e agora vai ser com a mudança dos contadores.
são cerca de 600 milhões de euros, em portugal, a que se juntam agora mais de quatro mil milhões de euros do outro lado da fronteira, só para pagar a harmonização e substituição dos contadores de electricidade por outros que permitam a telecontagem, adianta o «diário económico».
ou seja, um sofisticado sistema de facturação e transmissão de dados que irá dispensar desde a visita periódica de técnicos para a leitura dos contadores até à possibilidade de micro-produção de electricidade por parte dos consumidores.
esta obrigatoriedade, que envolve seis mil clientes nacionais e 22 mil espanhóis está associada à criação do mercado ibérico de electricidade (mibel), operacional desde 1 de julho passado.
a operação cujo valor final ainda não está totalmente fechado e que deverá ser transportada financeiramente, em parte, pelos operadores eléctricos, sendo depois repercutida no consumidor, é encarada, não só pelo governo, como pelo mercado como uma oportunidade para a indústria nacional."
fonte: agência financeira
qual é a vossa opinião acerca deste tema??
Enviado: quinta dez 06, 2007 11:09 pm
por katzilla
mais uma forma de nos irem aos bolsos.
Enviado: quinta dez 06, 2007 11:12 pm
por luimio
mais uma noticia:
contadores custam 169 euros
a mudança de seis milhões de contadores de electricidade deverá ocorrer num prazo de cinco anos, a começar em 2010. a proposta foi entregue ao governo pela entidade reguladora dos serviços energéticos (erse) e contempla um pagamento em prestações, durante 20 anos.
os novos contadores digitais, que permitirão a leitura à distância, custarão 169 euros e serão descontados na factura mensal, ao ritmo de 48 cêntimos por mês. este pagamento vai agravar a factura em 1,7 por cento nos primeiros cinco anos, podendo subir para os 3,1 por cento a partir do sexto ano (mais 92 cêntimos), se não existir uma diminuição no consumo de energia.
o custo total da substituição foi calculado em 1014 milhões de euros. se a opção fosse por substituir todos os contadores de uma só vez, o custo seria de 600 milhões de euros. “não seria possível exigir que todas as pessoas suportassem os 169 euros do custo do contador de uma só vez”, explicou fonte da erse.
a grande vantagem desta troca para os consumidores, para além da natural actualização tecnológica, é a de poderem acompanhar de perto o seu consumo doméstico. “poderá ver o consumo de uma máquina de lavar roupa, por exemplo, ou de outro electrodoméstico”, explica fonte da erse.
em caso de falta de pagamento, os clientes serão penalizados gradualmente, com reduções na potência contratada, em vez do corte puro e simples, adianta a mesma fonte.
raquel oliveira com m.a.g.

Enviado: quinta dez 06, 2007 11:15 pm
por luimio
os contadores de energia eléctrica residencial com telecontagem podem ser vistos no seguinte link:
http://www.actaris.com/html/eng/electricity/2-46.html

Enviado: quinta dez 06, 2007 11:35 pm
por mnunespt
continuamos a pagar contadores para depois podermos pagar o serviço.
ridiculo na minha opinião.
coisas semelhantes já fazem os bancos.
é o mesmo que eu ir à padaria comprar pão, e além do pão, pago também o serviço do padeiro fazer a conta.
Enviado: quinta dez 06, 2007 11:41 pm
por orbis
pagas o contador e ele nunca é teu.
Enviado: sexta dez 07, 2007 11:15 am
por Erbium
e parte da visita periodica dos técnicos também é treta! aqueles xulos já só lá vão 1 vez ao ano para fazer o acerto, o resto do ano é por estimativa ou somos nós que damos as leituras...
cá para mim eles estavam é com problemas com as agulhas! isso devia tar a dar prejuizo e então vai de mudar os contadores, se arranjarem uma teoria para imputar os custos ao cliente melhor!!!
custarão 169 euros e serão descontados na factura mensal, ao ritmo de 48 cêntimos por mês.
fiz mal as contas ou vamos ter quase 30 anos para pagar o contador?!
Enviado: sexta dez 07, 2007 11:28 am
por BioPower
mais uma desculpa para irem ao bolso do triste zé povinho
Enviado: sexta dez 07, 2007 12:40 pm
por katzilla
são 29 anos e 6 meses a pagar.
não chega o individamento que nós portugueses fazemos para subsistir, agora chega uma entidade reguladora que nos individa sem nos consultar...?!
deve haver leis contra isso, se calhar até é inconstitucional.
não passa pela cabeça de ninguem de por exemplo, eu comprar seja o que for a alguem sem o consultar, acertar o financiamento com a banca, e essa pessoa ser obrigado a cumprir com as prestações.
Enviado: sexta dez 07, 2007 1:05 pm
por jmal
katzilla Escreveu:são 29 anos e 6 meses a pagar.
não chega o individamento que nós portugueses fazemos para subsistir, agora chega uma entidade reguladora que nos individa sem nos consultar...?!
deve haver leis contra isso, se calhar até é inconstitucional.
não passa pela cabeça de ninguem de por exemplo, eu comprar seja o que for a alguem sem o consultar, acertar o financiamento com a banca, e essa pessoa ser obrigado a cumprir com as prestações.
não me admira isso, a maioria das leis são inconstitucionais.
dou um exemplo, existe uma lei qualquer que obriga o condutor a pagar a multa quando ela é passada pelas autoridades, caso contrário os documentos ficam apreendidos, isto é inconstitucional, pois não existe nada na constituição que diga que nós contribuintes somos obrigados a ter dinheiro.
Enviado: sexta dez 07, 2007 1:24 pm
por katzilla
por causa dessa treta fiquei sem a minha carta de condução
Enviado: sexta dez 07, 2007 3:49 pm
por orbis
a maioria das leis são inconstitucionais? francamente.
Enviado: sexta dez 07, 2007 4:50 pm
por jmal
orbis Escreveu:a maioria das leis são inconstitucionais? francamente.
exactamente, dai haver tanta polémica em torno da alteração da constituição.
Re: Substituição dos contadores de electricidade
Enviado: quinta ago 06, 2009 9:13 pm
por nicko
eu sou a favor desse novo contador, no entanto acho que isso devia ser a edp a pagar, independentemente dos custos.
quanto as leis ditas inconstitucionais utilizadas como exemplo acho que podiam ser melhoradas mas no meu entender o que e realmente grave e criar leis para me favorecer.
existe muita injustiça, mas nao e so em portugal e quando criticamos o governos pela corrupção temos de olhar para nos e ver se pagamos todos os impostos. e muito facil chegar a uma loja e nao pagar iva mas isso so vai fazer com quem suba mais ainda. pensem nisso