coréia do sul: milhares de pessoas limpam as praias atingidas pela maré negra
taean, coréia do sul (afp) - vários milhares de voluntários, militares e policiais participam neste domingo dos trabalhos de limpeza das praias da costa sudoeste da coréia do sul, após o acidente de sexta-feira envolvendo um petroleiro e um cargueiro, que provocou o vazamento de toneladas de petróleo.
mais de 6.600 pessoas, 90 barcos e seis aviões foram mobilizados para a missão, segundo autoridades locais.
o petroleiro "hebei spirit", com bandeira de hong kong, colidiu com um cargueiro, derramando mais de 10.000 toneladas de combustível no mar. o navio transportava quase 15.000 toneladas de petróleo cru quando se chocou com a outra embarcação no mar amarelo.
o estado de catástrofe foi declarado na noite de sábado na região de taean (aproximadamente 120 km a sudoeste de seul) que possui praias turísticas e inúmeras fazendas, segundo as autoridades locais.
graças a operações de bombeamento, o petróleo parou de vazar. "o petroleiro parou de vazar cedo neste domingo", indicou um agente da guarda costeira de taean, sem se identificar. "a limpeza continua, mas é um trabalho que levará tempo", disse.
o petróleo atingiu sábado algumas praias, gerando riscos de um desastre ecológico nesta área particularmente turística que abriga um parque nacional marinho, inúmeras espécies de aves migratórias e fazendas.
"as fazendas foram bastante atingidas pela maré negra. ninguém sabe quantos anos serão necessários para recuperar tudo", declarou park tae-soon, responsável de taean.
em 1995, a coréia do sul sofreu com uma maré negra quando um petroleiro bateu contra uma rocha, provocando o vazamento de 5.000 toneladas de combustível na costa sul do país. o prejuízo foi calculado em us$ 47,9 milhões.
um dos piores vazamentos do mundo aconteceu em 1978, quando o petroleiro "amoco cadiz" derramou 220.000 toneladas perto da costa noroeste da frança.
em março de 1967, o "torrey canyon" provocou o vazamento de 119.000 toneladas de petróleo perto das ilhas britânicas scilly.
em março de 1989, o "exxon valdez" sofreu um acidente e deixou escapar 38.800 toneladas de petróleo na baía de príncipe william, no alasca, na pior catástrofe do tipo na história dos estados unidos.
http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/0712 ... l_acidente