Página 1 de 1

Coreia do Sul: Petroleiro derrama 15.000 toneladas de crude

Enviado: domingo dez 09, 2007 11:22 am
por Tó Miguel
coreia do sul: petroleiro derrama 15.000 toneladas de crude

um petroleiro com bandeira de hong kong colidiu hoje com outro navio nas águas da costa ocidental da coreia do sul e derramou cerca de 15.000 toneladas de «crude», informou o ministério sul-coreano da marinha.

a colisão fez três rombos no casco do petroleiro hebbei spirit, de 146.000 toneladas, provocando o derrame, disse uma fonte do ministério.

diário digital / lusa

07-12-2007 4:47:00

Segue o trabalho de limpeza do maior vazamento de petróleo

Enviado: domingo dez 09, 2007 11:32 am
por Tó Miguel
segue o trabalho de limpeza do maior vazamento de petróleo da coréia do sul

seul, 9 dez (efe).- os trabalhos de retirada do petróleo derramado no maior desastre ecológico sofrido pela coréia do sul continuam hoje, três dias depois que um acidente entre dois navios lançou 10.500 toneladas de petróleo ao mar junto à costa oeste do país.

segundo informou a agência local de notícias "yonhap", o combustível derivado do petróleo danificou criações de marisco da região de taean, e cobriu de negro algumas das conhecidas praias da região.


as equipes de emergência conseguiram deter no começo da manhã de hoje a terceira e última das três vias pelas quais escapava o cru do petroleiro acidentado.


o governo sul-coreano declarou a região zona de desastre e mobilizou 90 navios, seis aviões e 6.650 soldados e policiais para trabalhar na limpeza e contenção do derramamento.


as previsões do executivo sobre a evolução da maré negra são cautelosas, mas moderadamente otimistas.


"o grande tamanho do vertido torna difícil sua contenção, mas não haverá nenhuma expansão significativa da mancha graças à maré e aos ventos", explicou lee bong-gil, funcionário de gestão da contaminação do serviço de guarda-costeira da coréia do sul.


o vertido tem um diâmetro de cerca de 20 quilômetros e a região atingida possui uma importante indústria turística, que poderia se ver fortemente danificada por este desastre ecológico.


além disso, nas proximidades se encontra o parque natural de taean haean, o único do país, que dispõe de 530 quilômetros de costa e um conjunto de 120 ilhotas, além de várias praias.


o acidente aconteceu na sexta-feira passada por volta das 7h30 (14h30 de quinta-feira em brasília), quando um guindaste de um cargueiro sul-coreano de 11.800 toneladas fez três buracos no casco do petroleiro de hong kong hebei spirit, de 146.000 toneladas.

http://br.noticias.yahoo.com/s/08122007 ... a-sul.html

Enviado: domingo dez 09, 2007 5:39 pm
por Tó Miguel
coréia do sul: milhares de pessoas limpam as praias atingidas pela maré negra

taean, coréia do sul (afp) - vários milhares de voluntários, militares e policiais participam neste domingo dos trabalhos de limpeza das praias da costa sudoeste da coréia do sul, após o acidente de sexta-feira envolvendo um petroleiro e um cargueiro, que provocou o vazamento de toneladas de petróleo.

mais de 6.600 pessoas, 90 barcos e seis aviões foram mobilizados para a missão, segundo autoridades locais.


o petroleiro "hebei spirit", com bandeira de hong kong, colidiu com um cargueiro, derramando mais de 10.000 toneladas de combustível no mar. o navio transportava quase 15.000 toneladas de petróleo cru quando se chocou com a outra embarcação no mar amarelo.


o estado de catástrofe foi declarado na noite de sábado na região de taean (aproximadamente 120 km a sudoeste de seul) que possui praias turísticas e inúmeras fazendas, segundo as autoridades locais.


graças a operações de bombeamento, o petróleo parou de vazar. "o petroleiro parou de vazar cedo neste domingo", indicou um agente da guarda costeira de taean, sem se identificar. "a limpeza continua, mas é um trabalho que levará tempo", disse.


o petróleo atingiu sábado algumas praias, gerando riscos de um desastre ecológico nesta área particularmente turística que abriga um parque nacional marinho, inúmeras espécies de aves migratórias e fazendas.


"as fazendas foram bastante atingidas pela maré negra. ninguém sabe quantos anos serão necessários para recuperar tudo", declarou park tae-soon, responsável de taean.


em 1995, a coréia do sul sofreu com uma maré negra quando um petroleiro bateu contra uma rocha, provocando o vazamento de 5.000 toneladas de combustível na costa sul do país. o prejuízo foi calculado em us$ 47,9 milhões.


um dos piores vazamentos do mundo aconteceu em 1978, quando o petroleiro "amoco cadiz" derramou 220.000 toneladas perto da costa noroeste da frança.


em março de 1967, o "torrey canyon" provocou o vazamento de 119.000 toneladas de petróleo perto das ilhas britânicas scilly.


em março de 1989, o "exxon valdez" sofreu um acidente e deixou escapar 38.800 toneladas de petróleo na baía de príncipe william, no alasca, na pior catástrofe do tipo na história dos estados unidos.

http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/0712 ... l_acidente

Enviado: terça dez 11, 2007 10:51 pm
por Tó Miguel
seul declara zona de catástrofe área atingida por petróleo

o governo sul-coreano declarou hoje «zona de catástrofe» a área atingida pelo pior derrame de petróleo já registado no país, que contaminou mais de oito mil hectares do litoral oeste, informou a agência local yonhap.
com isso, quatro localidades da região de taean poderão receber ajudas do estado para recolher as 10,5 mil toneladas de petróleo derramados na costa da coreia do sul, afirmou o ministro de administração e assuntos internos, park myung-jae.

o executivo apresentará à província afectada um fundo inicial de 6,9 mil milhões de wons (cerca de 7,5 milhões de dólares) para financiar a limpeza da área.

o petróleo atingiu algumas praias turísticas da região, importantes viveiros de marisco e o único parque natural marinho do país, uma área de especial valor ambiental.

o sector turístico de taean deverá ter perdas de 40 mil milhões de wons (cerca de 43 milhões de dólares) devido ao desastre. no entanto, os efeitos do acidente para os pescadores da região ainda não foram determinados.

das 30 praias da região, que 13 milhões de turistas visitam a cada ano, quase 10 ficaram contaminadas pelo petróleo.

as autoridades temem que outras praias sejam afectadas nos próximos dias.

aproximadamente cinco mil pessoas trabalham com o cultivo de ostras e com a pesca na região.

pelo quinto dia consecutivo, cerca de 140 navios e cinco aviões continuam a realizar operações de limpeza e a contenção do petróleo. mais de 13 mil soldados, policias, bombeiros e funcionários participam nos trabalhos.

as autoridades marítimas anunciaram que até ao momento foram recolhidas apenas cerca de 700 toneladas de petróleo, devido às condições meteorológicas.

11-12-2007 10:49:01

Enviado: sexta dez 14, 2007 1:31 pm
por Tó Miguel
japão ajuda coreia do sul a conter derrame de petróleo

o japão vai enviar uma equipa de emergência à coreia do sul para ajudar nos trabalhos de limpeza do maior derrame de petróleo da história do país, que já afectou mais de 200 km de praias e o único parque natural marítimo da nação, informou hoje a agência kyodo.
o grupo chegará no sábado à coreia do sul e levará material de absorção avaliado em 30 milhões de ienes (270 mil de dólares), capaz de recolher até dez toneladas de petróleo.

na passada sexta-feira, um cargueiro com bandeira de hong kong sofreu um acidente nas águas próximas à península da coreia do sul que danificou o seu casco, provocando o derrame de parte do petróleo que o navio transportava.

estima-se que cerca de 10.500 toneladas de petróleo foram lançadas ao mar, causando um desastre ambiental no único parque natural marítimo do país, uma região de especial interesse ecológico e que está a afectar gravemente a fauna local.

o governo sul-coreano possui 218 navios e 14 aviões para tentar controlar o derrame e retirar da água o petróleo antes que este alcance a costa.

no entanto, mais de 200 km de litoral foram atingidos pelo combustível e 21 mil pessoas, entre soldados, policias, bombeiros e voluntários, trabalham nas tarefas de limpeza da costa.

além do japão, a coreia do sul contará com a ajuda de equipas de emergência dos eua, singapura e china.

14-12-2007 11:57:18

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=309527

Enviado: sábado dez 15, 2007 12:47 pm
por ajosemor
tenho curiosidade em saber, e ainda não o vi escrito em lado nenhum, se o petroleiro é de duplo casco ou de casco simples. isto porque como se sabe a ue proibiu que os seus portos e águas fossem frequentados por navios de casco simples. teria feito alguma diferença nesta situação concreta?

verifico por outro lado que os meios de auxílio são quase sempre enviados tarde e a más horas como se costuma dizer. nunca mais há um sistema funcionando a vários níveis, nacinal, regional e se necessário mundial, que actue atempadamente. ás vezes porque as próprias autoridades nacionais têm incomodidade em pedirem o auxilio necessário.