Página 1 de 1
Porque usam acido sulfurico para produzir biodiesel?
Enviado: domingo dez 16, 2007 2:58 pm
por yoiyo
boas estive a navegar pela net e achei algumas pessoas que usam acido sulfurico para uma das etapas da produção (na transeficação salvo errro) mas não entendi bem qual é a ideia e as vantagens de o usar será que alguem me sabe esclarecer? tenho alguma curiosidade e eles nao explicaram para que servia
Enviado: domingo dez 16, 2007 3:31 pm
por Fry
cada um tem a sua formula. não uso esse sistema por questões de segurança.
Enviado: domingo dez 16, 2007 3:56 pm
por yoiyo
então mas qual é a ideia do acido sulfurico aumentar a qualidade? aumentar a produçao? é essa a minha curiosidade
Enviado: domingo dez 16, 2007 4:47 pm
por Fry
podes ler
aqui a discussão sobre essa formula ridicula do acido base.
abraços.
Enviado: domingo dez 16, 2007 5:15 pm
por RED BARON
boas yoiyo:
o ácido sulfúrico é usado para transformar ácidos gordos (ffa´s) em biodiesel.
os óleos usados, com elevado índice de ffa´s , quando transesterificados com soda, dão uma grande quantidade de sabão.
este sabão obriga a utilização de muito mais material de limpeza quando se usa um sistema de limpeza sem agua ( talco, magnesol, silica,resina).
se o sabão for eliminado por completo do biodiesel a economia de material de limpeza é brutal visto que a presença de sabão pode obrigar a gastar várias vezes mais material de limpeza a seco.
para evitar isto, industrialmente, estes óleos são tratados primeiro através de uma esterificação ácida ( com ácido sulfúrico) que transforma os ffa´s em biodiesel e agua.
a água é removida continuamente durante o processo e a mistura de biodiesel e óleo é enviada para transesterificação.
algumas notas importantes:
a esterificação com ácido sulfúrico obriga a utilização de material resistente adequado para a construção do reactor e tubagens.
a água que se forma durante a esterificação ácida vai inibir a reacção de continuar e tem que ser removida de modo contínuo por evaporação obrigando a um reactor mais complexo.
para o amador, os benefícios desta técnica são tão pequenos que mais vale ter mais um pouco de sabão para lavar que vencer todas estas dificuldades e perigos.
na reacção com soda acontece uma transesterificação. na verdade os glicéridos (gorduras) já são ésteres (combinação de um acido com um álcool). nas gorduras o ácido é um ácido gordo e o álcool é a glicerina.
quando se dá a transesterificação o que acontece é a substituição do álcool glicerina pelo álcool metanol, deste modo acontece uma transformação no éster que continha glicerina e agora contem metanol, no entanto o éster já existia e continua a existir, só que foi transformado.
transesterificação transformação de um éster noutro éster que neste caso passa a conter metanol na molécula em vez de glicerina.
na reacção com o ácido acontece uma esterificação.
à partida não existe nenhum éster, apenas um acido gordo (ffa) e um álcool (metanol), o acido sulfúrico só serve para catalizar a reacção, depois da reacção o ffa combina-se com metanol para dar um éster metílico do ácido gordo.
abraço.
Enviado: sexta jan 04, 2008 11:52 am
por Druida
fry Escreveu:podes ler
aqui a discussão sobre essa formula ridicula do acido base.
abraços.
desculpa fry mas, não considero ridiculo a utilização de ácido sulfurico na esterificação de ffa.
senão, a talvez melhor produtora do mundo de bio não utilizava esta primeira etapa, estou a falar da biox (produção de bio através de gorduras animais). esta faz uma primeira esterificação a 60ºc em meio ácido (sulfúrico) utilizando como catalizador o tetrahidrofurano (outros nomes chamados: oxolane, óxido butileno ou ainda óxido de dietilenoglicol)
só depois numa segunda fase, faz exactamente como toda a gente: meio alcalino (naoh) e metanol
como produtos finais obtém: bio,
glicerina a 99% pureza , sais de sulfato de sódio ( sulfato e bissulfito se não estou em erro) facilmente separáveis.
sabões = 0.0000 % (em virtude da primeira etapa ácida)
concordo com o red baron no desenvolvimento do tópico.
um abraço a todos
luis vilão