
o sistema doublesun, desenvolvido pela equipa da ws energia, que venceu a edição de 2006 do concurso nacional de inovação do banco espírito santo, vai ser integrado no taguspark. o projecto, que envolverá um investimento na ordem dos três milhões de euros, deverá aproximar-se dos 500 quilowatts, adiantou joão wemans, um dos responsáveis da empresa, ao ambienteonline.
além do taguspark, o projecto conta com a edp como parceiro, mas poderá vir a integrar outras instituições. a instalar em 2008, «este será o primeiro projecto a utilizar a concentração solar ao nível do fotovoltaico», destaca o responsável da empresa. no projecto será já instalada a nova versão do doublesun, que «surgiu como resposta aos pedidos do mercado italiano para que o sistema tivesse, por exemplo, dois eixos em vez de apenas um, evitando a necessidade de se fazer o alinhamento solar».
itália é um dos três mercados em que a empresa já está a actuar e cujos projectos podem chegar aos quatro mw. desde junho que se tornou num dos principais fornecedores de componentes da central fotovoltaica solaris. além deste país e do território nacional, a empresa tem alguns trabalhos em espanha, mas poderá vir a alargar a sua actividade a outros destinos. «grécia é uma possibilidade e temos estabelecido contactos com revendedores no estado da califórnia (eua)», adiantou.
estas são algumas das iniciativas que poderão ajudar a empresa a alcançar uma das metas para 2008: atingir uma facturação entre os sete e os 15 milhões de euros, o que representa um crescimento substancial comparativamente com os 400 mil euros esperados para este ano. a empresa portuguesa que produz e comercializa produtos e componentes no sector das energias renováveis continuará também a apostar em investigação e desenvolvimento e estará atenta às oportunidades que possam surgir no âmbito da microgeração.
autor / fonte
tânia nascimento
http://www.ambienteonline.pt/noticias/d ... hp?id=5947[/img]