Página 1 de 1

Governo alemão considera “injusta”

Enviado: quinta dez 20, 2007 11:25 pm
por serges
governo alemão considera “injusta” proposta da ue sobre emissões do sector automóvel

os ministros alemães do ambiente, sigmar gabriel, e da economia, michael glos, consideraram hoje “injusta” e “muito cara” para a alemanha a proposta da comissão europeia para reduzir as emissões de dióxido de carbono (co2) dos automóveis novos.

se o projecto da comissão for adoptado, “isso significa um peso cifrado em milhões de euros para os fabricantes de automóveis alemães”, declarou michael glos numa entrevista ao diário económico “handelsblatt”.

“será uma distorção insuportável da concorrência, que ameaçará empregos altamente produtivos”, acrescentou.

bruxelas propôs ontem infligir sanções – que podem ir dos 20 aos 95 euros por cada grama a mais de emissões - aos fabricantes de automóveis que não cumpram os seus objectivos de redução de emissões de co2, a partir de 2012. o projecto em cima da mesa é fixar objectivos diferenciados em função do peso das viaturas para chegar à média de 130 gramas de co2 emitidos por quilómetro (actualmente o valor recomendado é 160 gramas).

a alemanha não gostou porque as marcas alemãs – como a mercedes ou bmw - fabricam alguns dos carros mais pesados, ao contrário dos italianos ou franceses.

“é claro que é preciso ser-se justo na distribuição das sanções. é absurdo quando os veículos económicos da categoria passat sejam punidos”, denunciou o ministro sigmar gabriel em comunicado. “assim não existe estímulo para as inovações técnicas necessárias”, lamentou.

glos garantiu que o governo de berlim vai fazer “tudo o que for humanamente possível” para definir, nas negociações ao nível europeu, as bases que permitam preservar a competitividade dos fabricantes alemães.

também a chanceler angela merkel denunciou a proposta de bruxelas, à qual se opõe frontalmente. esta é “uma política industrial que prejudica a alemanha”, disse a chanceler, considerando que as sanções impostas penalizam injustamente os fabricantes alemães, especializados em carros de gama alta e grandes consumidores de combustível. esta posição já mereceu críticas do partido dos verdes alemão. “a senhora merkel não é a campeã mundial da protecção do ambiente; é apenas a campeã mundial das intenções”, disse a presidente do partido no parlamento renate künast, ao diário “berliner zeitung”.

a chanceler apoia o “lobby” do sector automóvel, adia a reforma dos impostos sobre veículos e impede a instauração de um limite de velocidade, detalhou a deputada e antiga ministra ecologista. “é uma apresentação embaraçosa para quem se autoproclama a chanceler do clima”, denunciou künast.

“a indústria automóvel alemã esqueceu as evoluções”, disse ao jornal “neue presse” claudia kemfert, especialista em clima do instituto alemão de investigação económica (diw). “a indústria alemã teve mais de dez anos para se adaptar às mudanças”, acrescentou.


in http://ultimahora.publico.clix.pt/notic ... idcanal=92

Enviado: quinta dez 20, 2007 11:27 pm
por serges
com estas declarações prova se que o governo e os contrutores de automóveis continuam a ditar as regras, enfim temos de ser nós consumidores a ditar qual ou quais as marcas a escolher!

Enviado: sexta dez 21, 2007 12:38 am
por jmal
exactamente serges, também penso o mesmo e eles dizem isto
também a chanceler angela merkel denunciou a proposta de bruxelas, à qual se opõe frontalmente. esta é “uma política industrial que prejudica a alemanha”, disse a chanceler, considerando que as sanções impostas penalizam injustamente os fabricantes alemães, especializados em carros de gama alta e grandes consumidores de combustível. esta posição já mereceu críticas do partido dos verdes alemão. “a senhora merkel não é a campeã mundial da protecção do ambiente; é apenas a campeã mundial das intenções”, disse a presidente do partido no parlamento renate künast, ao diário “berliner zeitung”.
concordo com proposta ainda mais visto isto. à que começar pelos mais poluentes, e dar vantagem aos menos poluentes. assim se vai caro aos fabricantes, metem os carros mais poluentes a muito mais caros que o que estão agora e os menos poluentes mais baratos, assim já estava mais correcto e o poluidor é que seria o pagador.

Enviado: sexta dez 21, 2007 7:30 am
por subrisum
viva!

pois é colegas, e com essas políticas penalizam os monovolumes e outros do tipo. e depois querem criancinhas em portugal. assim só uma ou duas no máximo. e já começa a sair caro, porque um carro comercial gastaria menos, mas para levar 3 pessoas só metendo um escondido lá atrás.

as políticas têm que andar todas de mão dada. querem tudo ao mesmo tempo de qualquer maneira, só pode dar asneira. precisam-se cabeças pensantes e criativas, não imitativas ou limitativas.

até mais!

Enviado: sexta dez 21, 2007 8:28 pm
por katzilla
bom exemplo de que falar do ambiente tá na moda e és fixe - mas praticá-la é outra coisa, aí tão a ir ao bolso e ninguem gosta.

isto vindo da alemanha é uma desilusão, olhando a que são um dos países mais empenhados a nível ambiental.
em 1981 já se falava nas aulas sobre a chuva ácida e o degelo, faziamos limpeza florestal promovidas pelas escolas e escrevia-se cartas em massa para gigantes como a basf para colocarem filtros nas chaminés. agora parece que os lobbys das petrolíferas e do sector automóvel são mais fortes.
parece que está tudo a regredir. só se olha ao dinheiro que se tem de gastar a curto - médio prazo. e a longo prazo? será que terão ainda alguem a quem vender carros novos?

Enviado: sexta dez 21, 2007 10:14 pm
por ventoinhas
pois a alemanha deve ser o unico pais onde nao ha limite de velocidade nas aoto estradas . que sao bastantes por todo lado . por essa razao de nada adianta ter altas celindradas .a carta de conducao a pontos tambem nao deve tardar em portugal . seria bom reduzir significativamente os acidentes . hoje as estradas ja sao razoaveis ou boas nao se justifica tantos acidentes . em franca ha radares aotomaticos (inclusive para toda a gente). e vao ser instalados mais 2500 . eté haver 6 pontos ninguem se rala mas depois o rabinho comeca a tremer e toda a gente faz atençao . isto em relaçao ao topico para dizer que as altas celindradas pouca falta farao até porque geralmente veem-se conduzidas por um so pasageiro .
agora o que esta na moda é o smart mini fiat 600etc .até porque ha sempre um estancionamento ou atravessado ou meio pendurado e as attas cilindradas sao precizo sairem dois para poderem entrar .é claro que quando toca ao negocio de cada um é o caraças e a sra merkel defende bem os interesses dos seos compatriotas . portugal esta na boa com a sua frota de fabrico . mas ja seria tempo de começarem a fabricar algo de propio . nem que tivessem de comprir regras e acordos .

Enviado: sexta dez 21, 2007 10:43 pm
por subrisum
viva!

o que a sra merkel tem que perceber é que o problema não é do tamanho do carro, nem da cilindrada, nem do peso, nem de ter 4 rodas, nem ser da mercedes, bmw, renault ou toyota. o problema é que todos usam um motor que já não serve os interesses da humanidade.

temos que emprestar o colega bluesky para lá uns dias para lhes fazes uns bonecos a ver se eles entendem. depois de entenderem a engenharia de lá rapidamente desenvolve qualquer coisa ainda meio híbrido mas capaz de algumas performances.

boas festas.

até mais!

Enviado: sexta dez 21, 2007 11:17 pm
por Bluesky
carros electricos, está mais que visto. mas eles não desejam abrir essa porta porque trás um verdadeiro progresso. e como sabemos tudo que é genuino é mau. por isso nao querem penalizar os carros poluidores. hibridos são eles, ministra ecologista? então eu sou o sheik moahamar todo-petroleo bin. eles que se decidam, pois assim não vamos lá!

Enviado: sexta dez 21, 2007 11:56 pm
por katzilla
carros electricos seria uma boa solução se conseguisem aumentar a velocidade.
por outro lado a andarem a 55km/h o governo poupava rios de dinheiro em tabuletas de limite de velocidade.

Enviado: sábado dez 22, 2007 12:35 am
por Bluesky
por outro lado a andarem a 55km/h o governo poupava rios de dinheiro em tabuletas de limite de velocidade.
mais um comediante... aqui nao falta bom humor. por isso é que a vida selvagem é a culpada do aquecimento global...

Enviado: sábado dez 22, 2007 5:53 pm
por ventoinhas
por isso é que a vida selvagem é a culpada do aquecimento global....
possivelmente voce esta a abrincar mas efectivamente para alguns cientificos preocupa-lhes mais os peidos dos elefantes entre outros que propiamente os fumos dos tubos de escape .