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Decreto-Lei N.º 62/2006 de 21-03-2006
Enviado: sábado dez 29, 2007 12:21 am
por juca_rego
não sei se o post é bem colocado aqui (se não for o administrador que o mova sff.), mas cá vai.
após ler o artigo 10º fiquei sem perceber uma coisa
"...sempre que o uso de biocombustível em mistura com o gasóleo se faça em percentagens superiores a 5% em veículos não adaptados, é obrigatório o controlo dos efeitos da sua utilização no ambiente, nomeadamente no que se refere às emissões para a atmosfera (art.º 10º, n.º 1)..."
onde é efectuado este controlo dos gases produzidos?? alguem sabe?
Enviado: sábado dez 29, 2007 12:23 am
por orbis
as únicas estruturas legalmente credenciadas para o efeito são os centros de inspecção.
Enviado: sábado dez 29, 2007 12:25 am
por juca_rego
e sabe se passam algum papel a dizer que o veiculo cumpre com as normas? exepto o selo verde da inspecção.
é que mais a baixo diz que a multa vai dos 500 as 3740€!!!!!!!!!!
Enviado: sábado dez 29, 2007 12:31 am
por manuelcar
quando vamos às inspecções periódicas as emissões são controladas, estejam ou não os veículos adaptados. e verifica-se que quanto maior a incorporação de ov menores são essas emissões. só a emissão de cheiro a fritos é que aumenta
Enviado: sábado dez 29, 2007 12:31 am
por orbis
claro que não passam nada porque nada disso está regulamentado, tanto quanto sei. mas há pessoas aqui que sabem mais disso que eu. de qualquer modo, qualquer carro que vá à inspecção tem um certificado. se estiver acima dos limites de emissões chumba.
Enviado: sábado dez 29, 2007 12:35 am
por juca_rego
pois mas segundo o artigo 14º
"...constitui contra-ordenação punível com coima de (euro) 500 a (euro) 3740, no caso de pessoas singulares, e de (euro) 2500 a (euro) 44891, no caso de pessoas colectivas:
...
e) a violação do disposto no n.º 1 do artigo 10.º
..."
daí que se o pessoal nas operações stop quiser implicar podem, ou não??
Enviado: sábado dez 29, 2007 12:39 am
por orbis
como vão provar que se anda a biocombustível?
vais declarar aos gajos?
o cheiro ainda não é reconhecido como um meio válido para saber se se anda a mais de 5%.
Enviado: sábado dez 29, 2007 12:43 am
por manuelcar
a determinação da percentagem de incorporação só é detectável por análises laboratoriais, portanto a menos que isso seja feito a tua palavra é que vale. depois, existe um registo da análise das emissões do motor de cada carro no centro de inspecção frequentado. não me parece preocupante, nem provável que num futuro próximo venhamos a ser interpelados pelas autoridades. não pela bt, pelo menos.
Enviado: sábado dez 29, 2007 12:48 am
por juca_rego
manuelcar Escreveu:a determinação da percentagem de incorporação só é detectável por análises laboratoriais, portanto a menos que isso seja feito a tua palavra é que vale. depois, existe um registo da análise das emissões do motor de cada carro no centro de inspecção frequentado. não me parece preocupante, nem provável que num futuro próximo venhamos a ser interpelados pelas autoridades. não pela bt, pelo menos.
o problema é esse, se eles tiram amostras ao combustivel como fazem para o gasoleo verde
Enviado: sábado dez 29, 2007 12:51 am
por orbis
para o gasóleo há kits de análise rápida. não me consta que haja nada para o óleo. portanto, para fazer análises laboratoriais caras, só se houver uma suspeição mesmo muito grande, eu diria uma quase certeza. não estou a ver fazerem isso sistematicamente.
Enviado: sábado dez 29, 2007 12:52 am
por manuelcar
o gasóleo verde tem um marcador que reage a um kit de análise que é distribuído às patrulhas de inspecção e que regista mesmo quantidades ínfimas. nada disso existe para que seja necessário passar à fase 2, a da demonstração de que o veículo foi inspeccionado, os gases analisados e a conformidade assinalada pelo inspector responsável.
Enviado: sábado dez 29, 2007 1:04 am
por juca_rego
então, no vosso entender, não há problemas de o "bicho" cheirar a frituras.
Enviado: sábado dez 29, 2007 1:10 am
por manuelcar
já nem sei que mais argumentos havemos de usar para te convencer
Enviado: sábado dez 29, 2007 1:12 am
por juca_rego
estou convencido .
obrigado aos dois
Enviado: sábado dez 29, 2007 3:24 am
por katzilla
se utilizares apenas b100 passas ao lado do artº 10
para controlares as emissões do escape tens várias hipoteses:
- centro de inspecções, como já foi dito - pedes uma copia da folha de amostragem emitida pelo equipamento ou apenas os valores (se não falares não te dão).
- empresas de hst (higiene e segurança no trabalho), algumas estão equipadas com aparelhos de medição de gases.
- oficinas, algumas (muito poucos) têm equipamento para simular uma inspecção num centro de inspecção automovoel.
- para ser mais radical, compras o teu próprio analisador de gases