Página 1 de 1

EUA estudam colocação de painéis solares no espaço

Enviado: segunda dez 31, 2007 2:39 am
por luimio
eua estudam colocação de painéis solares no espaço

Imagem

desde a década de 60 que a energia solar vem sendo usada como alternativa ao petróleo. actualmente, é frequente encontrar pequenos painéis solares em casas ou em sinais de trânsito, por exemplo. mas nestes casos a energia solar é recolhida na terra, onde já chega enfraquecida pelos vários gazes atmosféricos, pelas nuvens e interrompida pela noite.

mas não tem de ser assim. segundo o diário espanhol el mundo, um grupo de 170 especialistas elaboraram recentemente um relatório, encomendado pelo pentágono (departamento de defesa dos estados unidos), onde defendem a instalação de painéis solares na órbita terrestre. “a viabilidade técnica deste conceito nunca foi tão boa e todos os factores científicos e tecnológicos parecem indicar que existe um potencial credível para a energia solar baseada no espaço”, refere o relatório que resultou de cinco meses de trabalhos, coordenados através de uma página na internet que ligava dezenas de cientistas, juristas e empresários de todo o mundo.

o ponto de partida para este estudo foi a encomenda do pentágono, preocupado em encontrar uma forma de fazer chegar energia às suas tropas, que andam espalhadas por todo o mundo. porém, os especialistas acabaram por ir mais longe e entusiasmaram-se com o projecto de instalar painéis directamente no espaço. segundo o mesmo jornal, um painel gigante de um quilómetro de largura, por exemplo, poderia recolher num ano tanta energia como a que guardam todas as reservas de petróleo identificadas no planeta.

claro que um projecto desta dimensão teria custos muito elevados. um antigo elemento da nasa, john mankins, admite que um painel poderia custar até mil milhões de dólares e uma estação para abastecer um acampamento militar 10 vezes mais. daí que este projecto só tenha viabilidade se for assumido por vários países. em declarações à bbc, leopold summerer, da agência espacial europeia, admite que tal se possa concretizar dentro de 20 anos.

o entusiasmo sentido nos estados unidos é encorajador. grande parte dos lobbies espaciais, pouco partidários das iniciativas governamentais, aderiram à ideia e, reflexo disso, já foi criada a aliança solar espacial para a energia do futuro (ssafe, segundo a designação inglesa), na qual participam 13 grupos partidários da exploração espacial.

dn online

Enviado: segunda dez 31, 2007 11:14 am
por orbis
os habituais projectos megalómanos da treta. obviamente que nem se dão ao trabalho de fazer contas à energia e ao dinheiro necessários para por essas coisas em órbita. só se não as fizerem é que isso poderá fazer algum sentido.

Enviado: segunda dez 31, 2007 11:36 am
por jmal
orbis Escreveu:os habituais projectos megalómanos da treta. obviamente que nem se dão ao trabalho de fazer contas à energia e ao dinheiro necessários para por essas coisas em órbita. só se não as fizerem é que isso poderá fazer algum sentido.
que interessa isso, trata-se de um investimento que vai produzir infinitamente energia gratuita. nem que se gaste o orçamento mundial de um ano, já que dizem que a energia que é produzida equivale ao total de reservas.

mas estou a achar que isto é mais uma cena pra recolher ideias.

resta saber como mandam a energia cá pra baixo...

Enviado: segunda dez 31, 2007 11:42 am
por celsomenaia
infelizmente, o que leva a este estudo é mais uma vez com objectivos militares !

Enviado: segunda dez 31, 2007 12:00 pm
por RED BARON
nunca esperem beneficios directos deste tipo de tecnologia.
tal como o orbis disse, na minha opinião, o objectivo será mais util para os meios militares com vista à defesa dos estados unidos.
um dia eles vão precisar de muita energia no espaço para alimentar as unidades de intercepção de ...... meteoritos.

Enviado: segunda dez 31, 2007 12:22 pm
por orbis
não há energia gratuita jmal, embora durante algum tempo o petróleo tenha criado essa ilusão.

Enviado: segunda dez 31, 2007 12:28 pm
por jmal
orbis Escreveu:não há energia gratuita jmal, embora durante algum tempo o petróleo tenha criado essa ilusão.
não, então, a que deves tu a tua vida, que impostos pagas sobre o sol.

Enviado: segunda dez 31, 2007 3:34 pm
por katzilla
este é mais um daqueles projectos sem pernas para andar.
paineis com 1 kilometro de diametro é um alvo demasiado grande para as poeiras cosmicas (com a velocidade que percorrem o espaço são como balas perfurantes),para não falar dos milhares meteoritos de maior e menor dimensão que atingem a orbita da terra por dia.
vai ser mais lixo a rodar o nosso planeta já altamente massacrado com satelites obsoletos, peças, parafusos etc a voar á nossa volta.
e lembrem-se tudo que sobe acaba por descer...

Enviado: segunda dez 31, 2007 4:58 pm
por orbis
como não tenho painéis fotovoltaicos na testa, a energia obtida mesmo a partir do sol, implica sempre trabalho e custos...mas cada um sabe de si.

Enviado: segunda dez 31, 2007 5:24 pm
por jmal
orbis Escreveu:como não tenho painéis fotovoltaicos na testa, a energia obtida mesmo a partir do sol, implica sempre trabalho e custos...mas cada um sabe de si.
não percebes-te o que queria dizer, só existe uma energia, é a do sol, todas as outras são derivadas dele.
ainda em relação aos custos, retirar energia do sol têm-se revelado muito mais barato e económico que qualquer outra energia utilizada hoje em dia, tendo também em conta a baixa manutenção que precisa. o único problema é que não se paga taxas de utilização do sol, dai os problemas que toda a gente escreve aqui no fórum e fora dele também.

Enviado: segunda dez 31, 2007 6:11 pm
por orbis
claro que percebi. tudo tem custos. e as energias não derivam todas do sol.
exemplos: geotérmica profunda e nuclear.

Enviado: segunda dez 31, 2007 6:19 pm
por jmal
certo, mas o investimento em energias renováveis mesmo que seja caro será sempre recompensado, e quanto mais tarde se começar, mais tarde se tira rendimento delas. caro é aquilo que se compra e nunca se rentabiliza devido ao elevado custo de manutenção e consumo energético tipo um carro.

Enviado: segunda dez 31, 2007 6:22 pm
por orbis
tudo bem, mas isso é diferente de dizer que a energia solar não tem custos.
bom ano.

Enviado: segunda dez 31, 2007 6:28 pm
por jmal
a energia solar não tem custos. o que tem custos são as infraestruturas para gerar essa energia, tal como tem custos os equipamentos que vão gastar a energia criada. no caso do petróleo temos de pagar as infraestruturas, os erros, os bicos, as tempestades, as guerras, as incompetências, etc,etc,etc, sem falar nos danos colaterais e ambientais.

Enviado: segunda dez 31, 2007 7:44 pm
por orbis
porra pá... parecemos dois bêbados teimosos. foi isso que eu quis dizer quando disse que não tinha painéis solares na testa.

Enviado: segunda dez 31, 2007 8:06 pm
por jmal
, estamos os 2 a falar do mesmo, hehehehe, bom ano novo pra ti e pra todo o pessoal.