boas é o seguinte fiz o bio tal como se ensina por aqui e tudo muito bem obtive um liquido fino e translucido a questão é que quando adicionei os 2% de gasolina deixou de ser transparente e passou a ter um aspecto mais opaco isto é normal ou correu alguma coisa mal?
outra duvida que me tem intrigado é o facto de adicionar gasolina que gasolina se deve usar sem chumbo 95 ou 98? e estive a ler o manual do meu carro e lá diz que se deve adicionar petrolio para motores ao gasóleo de verão e não gasolina então podemos escolher ou é preferivel gasolina?
Problemas da adição de gasolina ao biodiesel
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: quinta mai 17, 2007 7:35 pm
-
- Staff Member
- Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm
boas yoiyo:
se o biodiesel estava devidamente limpo ( de sabão e soda metanol tec.) e estava bem seco com aspecto bem límpido, não tens que te preocupar.
eu nunca juntei gasolina no bio porque só uso no máximo , 33%.
em relação à gasolina podes juntar da mais barata que encontrares, a octanagem não interessa, pois a função dela é só para baixar o ponto de inflamação do bio, que ajuda o motor a pegar a frio e ajudar a queimar melhor.
se o biodiesel estava devidamente limpo ( de sabão e soda metanol tec.) e estava bem seco com aspecto bem límpido, não tens que te preocupar.
eu nunca juntei gasolina no bio porque só uso no máximo , 33%.
em relação à gasolina podes juntar da mais barata que encontrares, a octanagem não interessa, pois a função dela é só para baixar o ponto de inflamação do bio, que ajuda o motor a pegar a frio e ajudar a queimar melhor.
-
- Membro
- Registado: sexta jan 04, 2008 11:07 am
Re: Problemas da adição de gasolina ao biodiesel
yoiyo não te esqueças que a gasolina é um bom solvente, foi dissolver os ffa não convertidos e por isso gerou a turbidez, revê o teu processo de fabrico.yoiyo Escreveu:boas é o seguinte fiz o bio tal como se ensina por aqui e tudo muito bem obtive um liquido fino e translucido a questão é que quando adicionei os 2% de gasolina deixou de ser transparente e passou a ter um aspecto mais opaco isto é normal ou correu alguma coisa mal?
outra duvida que me tem intrigado é o facto de adicionar gasolina que gasolina se deve usar sem chumbo 95 ou 98? e estive a ler o manual do meu carro e lá diz que se deve adicionar petrolio para motores ao gasóleo de verão e não gasolina então podemos escolher ou é preferivel gasolina?
" Sucesso antes do Trabalho só no dicionário "
-
- Membro Silver
- Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm
o druida tem razão,
penso que se tivesses deixado o bio uns dias a baixas temperaturas mas sem por a gasolina ias obter o mesmo efeito.
tenho a certeza que o oleo que usaste tem misturados alguns hidrozenizados ou oleos de palma e afins.
a conversão não deve ter ficado completa.
faz o teste 3/27 (se bem que havia de ter sido feito antes da adicção da gasolina)
marco.
penso que se tivesses deixado o bio uns dias a baixas temperaturas mas sem por a gasolina ias obter o mesmo efeito.
tenho a certeza que o oleo que usaste tem misturados alguns hidrozenizados ou oleos de palma e afins.
a conversão não deve ter ficado completa.
faz o teste 3/27 (se bem que havia de ter sido feito antes da adicção da gasolina)
marco.