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AJUDA BOMBA INJECTORA LUCAS

Enviado: quinta jan 10, 2008 8:07 pm
por bruno77
- antes de mais obrigado pela vossa atenção, tenho um peugeot 106 1,5d de 97 com bomba injectora lucas, a minha duvida é será que eu posso fazer alguma coisa a esta bomba para usar percentagens maiores do que 10% de ovd? existe um kit de oringos para essa finalidade, compts

Enviado: quinta jan 10, 2008 8:13 pm
por Sag
bomba lucas

resposta simples

não

Enviado: quinta jan 10, 2008 8:43 pm
por klinzter
boas,

poderá user o kit de 2 depósitos...

Código: Selecionar todos

opção 3: bomba injectora e sistema de injecção não compatível. percentagens de ovd aconselhadas pelo fórum com ou sem kit:
sem adaptação - inverno ov10, verão ov20
kit 1 depósito - não
kit 2 depósitos - inverno ov70, verão ov80 
ou trocar a bi

Enviado: quinta jan 10, 2008 10:21 pm
por visitante
vivam ...

a solução não é tão linear quanto o sag e o klintzer responderam..

a resposta á resposta do sag acaba por ser dada na argumentação que rebate a do klintzer..ou seja...o klintzer informa que :

sem adaptação - inverno ov10, verão ov20
kit 1 depósito - não
kit 2 depósitos - inverno ov70, verão ov80

há que entender as coisas..qualquer sistema de injecção deverá ser convenientemente adaptado para o uso de ov..sem discriminação de marcas..já que antes da proliferação do ov a fiabilidade das diversas marcas era distinta e continua a ser.. e ao que me tem sido dado a aperceber muitos defendem a tese..á semelhança do klintzer..que o kit 2 depositos resolve ou contorna dificuldades dum kit de 1 deposito ou kit nenhum..não é bem assim...as dificuldades que o sistema terá de enfrentar não se resolvem com o kit 2 depositos..já que aquando da comutação para o deposito de ov o sistema terá de enfrentar os mesmissimos problemas..creio que paira a ideia que a temperatura do motor influencia de forma favoravel a utilização de ov através de um kit 2 depositos...nada mais errado..basta fazer medições nos diversos patamares..filtro..bi..injectores para verificar que a temperatura nesses pontos fica bastante abaixo das ideais..

o "segredo" reside em adaptar o combustivel (ov) ao sistema..com adição de percentagem de gasoleo..gasolina..temperatura..etc..conferindo-lhe caracteristicas semelhantes ao gasoleo que é o combustivel para o qual os sistemas foram desenvolvidos..enquanto isto não ficar bem entendido será como nadar contra a maré..

abraços
[***************]
[***************]

Enviado: quinta jan 10, 2008 10:55 pm
por manuelcar
uma imagem que coloca as coisas em perspectiva: http://www.websitetoolbox.com/tool/post ... id=1644578

para aprofundamento do conhecimento sobre bombas de injecção e dos motivos porque algumas bosch não são boas e a maior parte das lucas também não:
http://www.doctordiesel.co.uk/

Enviado: sexta jan 11, 2008 2:08 am
por klinzter
boas [***************],

antes mais peço imensas desculpas pelo facto de ter conduzido em erro, não era a minha intenção.

simplesmente como foi uma dúvida em relação, à %, limitei-me a informar das % da mesma.

mas de qualquer forma,
as minhas sinceras desculpas.

Enviado: sexta jan 11, 2008 11:29 pm
por Flamingo
[***************] Escreveu:vivam ...

a solução não é tão linear quanto o sag e o klintzer responderam...

o "segredo" reside em adaptar o combustivel (ov) ao sistema..com adição de percentagem de gasoleo..gasolina..temperatura..etc..conferindo-lhe caracteristicas semelhantes ao gasoleo que é o combustivel para o qual os sistemas foram desenvolvidos..enquanto isto não ficar bem entendido será como nadar contra a maré..

abraços
[***************]
[***************]
se bem eu entendi, pode-se dizer que tanto umas como outras trabalham com ov, a diferença será que umas talvez por terem sido alvo de um estudo mais aprofundado e desenvolvidas de forma a serem mais fiaveis e mais funcionais, admitem de melhor forma o ov que outras, será isso?...
um abraço...

Enviado: sábado jan 12, 2008 12:52 am
por hynek
o problema das lucas é que são mais fracas, logo entrada do combustível mais viscoso leva à destruição da bi.

explico porquê não aconselho um kit de 1 depósito para lucas mas aconselho o de 2 depósitos.

o kit de 1 depósito aquece o ov até 75 ºc antes do arranque do motor frio, mas o motor, incluindo bi, continua frio. logo o combustível, embora aquecido, arrefece e torna-se viscoso - a bi lucas não aguenta.

nos kits de 2 depósitos é diferente. o motor arranca, a frio, a gasóleo. só depois de o motor (e a bi) atingir a temperatura certa, o sistema comuta para ov80. é seguro. a europecon adaptou um carro com lucas com kit de 2 depósitos simples - só com 1 válvula de comutação (não tem purga rápida). é um carro de serviço que arranca de manhã, faz serviço todo dia e volta à garagem só à noite. já fez 100.000 km.

acho que o [***************], com cuidado de atingir as temperaturas nos pontos críticos (60 ºc filtro, 70 ºc antes da bi e 135 ºc nos tubos injectores) desenvolveu um dos sistemas mais seguros para sistemas de injecção e bombas mais melindrosas. cada carro é um caso, o que num pode ser suficiente, noutro pode não resultar.

Enviado: sábado jan 12, 2008 1:19 am
por Flamingo
hynek Escreveu: acho que o [***************], com cuidado de atingir as temperaturas nos pontos críticos (60 ºc filtro, 70 ºc antes da bi e 135 ºc nos tubos injectores) desenvolveu um dos sistemas mais seguros para sistemas de injecção e bombas mais melindrosas. cada carro é um caso, o que num pode ser suficiente, noutro pode não resultar.

60º no filtro... qual o limite aqui? eu estava a pensar fazer passar o ov pelo filtro depois de aquecido mas com valvula a limitar a temperatura a 75º à entrada da bi. secalhar não posso fazer isso sobe pena de danificar o filtro, é que no filtro ele iria passar talvez a 80º ou perto...???

Enviado: sábado jan 12, 2008 1:36 am
por hynek
flamingo Escreveu:
hynek Escreveu: acho que o [***************], com cuidado de atingir as temperaturas nos pontos críticos (60 ºc filtro, 70 ºc antes da bi e 135 ºc nos tubos injectores) desenvolveu um dos sistemas mais seguros para sistemas de injecção e bombas mais melindrosas. cada carro é um caso, o que num pode ser suficiente, noutro pode não resultar.

60º no filtro... qual o limite aqui? eu estava a pensar fazer passar o ov pelo filtro depois de aquecido mas com valvula a limitar a temperatura a 75º à entrada da bi. secalhar não posso fazer isso sobe pena de danificar o filtro, é que no filtro ele iria passar talvez a 80º ou perto...???
filtro aguenta sem problemas os 75 ºc

Re: AJUDA BOMBA INJECTORA LUCAS

Enviado: segunda jan 14, 2008 7:49 pm
por bruno77
um muito obrigado a todos pelas vossas respostas, como disse o amigo manuelcar fiquei a perceber que as bombas da lucas não são muito boas para lidar com ovd porque este combustivel é mais denso logo mais dificil de puxar e lubrifica mal as bombas e por isso elas partem e isso é agravado pela sua inferior qualidade.
uma das formas de contornar este problema é aqueçer o ovd antes da b.i para este ficar mais fino, mais parecido com o diesel. a minha duvida é a que limite se pode levar este aquecimento e qual o risco de ultrapassa-lo, outra duvida é será que a utilização de oleo para 2t(motorizadas) pode atenuar o problema de lubrificação na bomba? compts.

Re: AJUDA BOMBA INJECTORA LUCAS

Enviado: segunda jan 14, 2008 10:27 pm
por manuelcar
o limite de temperatura de uma bomba de injecção será o limite teórico dos componentes não metálicos que a constituem. para além disso é conveniente evitar choques térmicos para os quais a bomba não foi desenhada. a dilatação desigual de peças sujeitas a temperatura muito diferentes, ou a dilatação muito brusca, pode alterar as especificações das folgas que o fabricante previu, com consequências tristes. eu prefiro aquecer lentamente à medida que o motor vai aquecendo e manter a temperatura abaixo dos 80º.

Re: AJUDA BOMBA INJECTORA LUCAS

Enviado: domingo fev 03, 2008 7:14 pm
por Camaleo
flamingo Escreveu:acho que o [***************], com cuidado de atingir as temperaturas nos pontos críticos (60 ºc filtro, 70 ºc antes da bi e 135 ºc nos tubos injectores) desenvolveu um dos sistemas mais seguros para sistemas de injecção e bombas mais melindrosas. cada carro é um caso, o que num pode ser suficiente, noutro pode não resultar.

pelo que percebo o [***************] desenvolveu um sistema e aqucimento aplicado aos tubos dos injectores, certo? onde posso ver mais pormenores sobre este sistema?

Re: AJUDA BOMBA INJECTORA LUCAS

Enviado: domingo fev 03, 2008 11:43 pm
por Flamingo

Re: AJUDA BOMBA INJECTORA LUCAS

Enviado: segunda fev 04, 2008 11:09 pm
por Camaleo
há obrigado flamingo.....

não estava a localizar, no entanto esta informação já é um pouco antiga....

não sei se o [***************] aperfeiçoou mais este tipo de montagem discutida neste tópico.....

se ainda a continua a fazer.....

Re: AJUDA BOMBA INJECTORA LUCAS

Enviado: terça fev 05, 2008 1:11 am
por Camaleo
há.........

peço desculpa.... estava ceguinho

já descobri o cerne da discussão que me interessava.

de qualquer forma obrigado

Re: AJUDA BOMBA INJECTORA LUCAS

Enviado: terça fev 05, 2008 1:27 am
por Flamingo
camaleo Escreveu:há.........

peço desculpa.... estava ceguinho

já descobri o cerne da discussão que me interessava.

de qualquer forma obrigado
se o assunto a que te referes é apenas o aquecimento dos tubos dos injetores, espero em breve colocar no tópico apropriado informação sobre isso, mas quando, ainda não sei bem...

Re: AJUDA BOMBA INJECTORA LUCAS

Enviado: terça fev 05, 2008 11:51 am
por visitante
vivam ...
camaleo Escreveu:não sei se o [***************] aperfeiçoou mais este tipo de montagem discutida neste tópico.....

se ainda a continua a fazer.....

o tipo de montagem que pratico continua a ser o mesmo..como soe dizer-se..em equipa vencedora não se mexe..

no entanto tenho teorizado e experimentado outras alternativas mas ou os resultados acabam por se revelar aquém do já atingido ou demasiado onerosos para os mesmos resultados..

abraços
[***************]