Página 1 de 1
Investimento mínimo
Enviado: domingo jan 13, 2008 12:46 pm
por vitalfs
estou, com um colega, a pensar avançar com a instalação de uma central de microgeração a energia fotovoltaica numa escola mas era interessante poder avançar por fases pois queremos envolver os alunos na sua instalação.
alguém me sabe dizer se isso é possível, avançar com uma instalação faseada à qual se vai acrescentando paineis?
se assim for, que tipo de investimentos são possíveis (com respectivos valores)?
Re: Investimento mínimo
Enviado: domingo jan 13, 2008 8:19 pm
por DJGH
não é possível fazer o que pretende, fazer uma instalação fv de microprodução por fases, por razões técnicas.
em termos técnicos, uma instalação fv ligada à rede é constituída pelo paralelo de n strings de n módulos fv ligados em série, ligados a um inversor de ligação à rede. para fazer esta instalação tem de os ligar na sua configuração definitiva, ou seja, deverá instalar e ligar por exemplo os 18 módulos ao inversor que tem a potencia e as características de tensão de entrada adequadas aos 18 módulos usados. não pode ligar por exemplo 2 módulos hoje e fazer a interligação com a rede, e amanhã mais 2 e depois de amanhã outros 2, e por aí fora. porquê? porque o inversor tem uma tensão e potência de entrada, com limites mínimos e máximos a cumprir. se usar inicialmente só 2 módulos de 12 v, terá 24 v aplicados ao inversor, manifestamente inferiores aos 230 v necessários para sincronizar com a rede. de uma forma simplista para melhor compreensão, poderíamos dizer que a soma das tensões dos módulos deverá ser 230 v que é a tensão da rede, sendo a potência de ligação (a potência do inversor) igual à soma das suas potências. portanto, para fazer qualquer alteração à sua instalação depois desta estar devidamente configurada e ligada à rede, deverá alterar (trocar) os módulos e inversor, para nova configuração que seja compatível (entre o campo fotovoltaico e o modelo de inversor usados), o que não me parece ser uma solução economicamente viável, nem mesmo para o ensino.
em termos legais, no d.l. 363/2007, o artº 13, n.º 6, permite alterações posteriores à instalação estar registada, sendo necessário novo registo aplicável à totalidade da instalação, que substitui o anterior.
Re: Investimento mínimo
Enviado: segunda jan 14, 2008 12:28 am
por Njay
a não ser que mude de ideia e comece com um módulo só para iluminar uma certa luz(es) da escola (digamos por exemplo luzes exteriores), e ir depois crescendo, sem vender electrcidade à rede.
Re: Investimento mínimo
Enviado: segunda jan 14, 2008 2:55 am
por katzilla
como alguns postes de iluminação com painel solar por cima em alguns trajectos nas autoestradas.
Re: Investimento mínimo
Enviado: terça jan 15, 2008 10:56 am
por serges
katzilla Escreveu:como alguns postes de iluminação com painel solar por cima em alguns trajectos nas autoestradas.
existe a venda há anos, no entanto preços inpraticaveis e impossiveis de concorrer com os tipicos!
creio que o "torquedeenergia" vende!!