Página 1 de 1

Turbinas submersas vão gerar energia a partir das marés

Enviado: segunda jan 14, 2008 10:58 pm
por ajosemor
turbinas submersas vão gerar energia a partir das marés
da redação
29/08/2007
turbinas submersas vão gerar energia a partir das ondas do mar

a empresa marine current turbines anunciou que começará a instalar até o final deste ano aquele que está sendo considerado pelos especialistas como o mais viável de todos os projetos para gerar energia elétrica a partir do movimento das marés.

energia das marés

existem diversos projetos diferentes com o objetivo de explorar a energia das ondas e das marés para a geração de eletricidade. entre eles, há sistemas baseados em músculos artificiais, longas bóias flutuantes e bóias submersas, apenas para citar alguns que chegaram à fase de projetos-piloto.

o novo projeto utiliza uma turbina submersa parecida com as turbinas eólicas e tem o mesmo princípio de funcionamento: com a diferença de que, ao invés do vento, é o movimento da água que faz as hélices girarem.

as hélices, cada uma medindo de 15 a 20 metros de comprimento, são montadas em um eixo que é ancorado no fundo do mar por um sistema de auto-fixação, o que diminui os custos de instalação.
Imagem
turbinas submersas

as primeiras turbinas serão instaladas na costa da irlanda do norte. segundo a empresa, o movimento das marés nessa região deverá fazer com que as turbinas girem com uma velocidade entre 10 e 20 rotações por minuto, o que seria insuficiente para oferecer riscos para os animais marinhos. cada turbina é capaz de gerar 1,2 mw de energia.

o governo da grã-bretanha está incentivando fortemente as pesquisas que visam transformar os projetos de exploração da energia das ondas e das marés em realidade. no ano passado, a inglaterra inaugurou uma infraestrutura básica para viabilizar a inserção dessas fazendas marinhas de geração de eletricidade na rede de distribuição elétrica do país.

Re: Turbinas submersas vão gerar energia a partir das marés

Enviado: terça jan 15, 2008 10:38 am
por serges
uma boa ideia com as correntes que existem na nossa loooonga costa!!!

Re: Turbinas submersas vão gerar energia a partir das marés

Enviado: terça jan 15, 2008 11:19 am
por ajosemor
na foz do sado o potencial é, por certo, elevado. deve ter que levar é um bom filtro á frente.

Re: Turbinas submersas vão gerar energia a partir das marés

Enviado: terça jan 15, 2008 1:25 pm
por FERNANDO PEREIRA
eólicas instaladas em mar alto, geradores das energias das ondas, sem serem c.a.o, instalados ou instalação, turbinas submersas para o aproveitamento das correntes.
embora ache que não será a melhor opção pois estão sujeitas á lei de betz “adaptada” á água, que tb devem perder cerca de 60% da produção.
qualquer dia alguém, que não eu, também se irá lembrar que é mais viável a construção de embarcações ou plataformas fixas que aproveitem em simultâneo a energia eólica, solar, ondas e correntes marítimas.

estamos quase lá…
http://fpereirainventor.no.sapo.pt/

Re: Turbinas submersas vão gerar energia a partir das marés

Enviado: terça jan 15, 2008 6:15 pm
por Bluesky
lá estamos nós

é isso mesmo, pessoal. bora lá turbinar essa aguinha salgada toda!!!

#

Re: Turbinas submersas vão gerar energia a partir das marés

Enviado: sexta jan 18, 2008 12:09 am
por katzilla
a ideia é fixe.
desconhecia este tipo de turbinas.
talvez dê para fazer um em miniatura para colocar na minha banheira

Re: Turbinas submersas vão gerar energia a partir das marés

Enviado: quinta jan 24, 2008 3:00 pm
por Sa
boas. ora ai esta uma boa ideia pra aproveitamento da ria de aveiro, para que connhece ve logo o grande potencial, desde a grande deslocação de agua tanto na vazante como na enxente, e tambem com controlo perfeito dos tempos mortos e dos picos maximos de força, tem é que haver um pouco de imaginaçao.

Re: Turbinas submersas vão gerar energia a partir das marés

Enviado: sexta jan 25, 2008 12:10 am
por ajosemor
serges, estás irreconhecível. confesso que gostava muito do anterior avatar.
está tudo a mudar de visual e ainda não chegou o verão...