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Filtro com pré-aquecimento do combustivel

Enviado: segunda jul 03, 2006 11:36 pm
por Tó Miguel
ora bem isto é para os 200 e 300 dá para todos a lr pensa em tudo:



figura 4 filtro normal
figura 1 filtro com pré-aquecimento do combustivel

pelo que se pode ver é de fácil montagem:
2 - kit da resistência.
3 - interruptor.

amanhã já devo saber custos...esperemos que sejam boas noticias

Imagem

Enviado: quarta jul 05, 2006 11:17 pm
por hynek
bem, parece-me um bocado complicado. prefiro "vestir" o filtro com algo de aquecimento. isso faço cá em casa a partir das peças que tenho por aqui. gasto talvez 1 hora a pensar e outra a fazer.

Enviado: quarta jul 05, 2006 11:27 pm
por Tó Miguel
não tem nada de complicado, é o que utilizam os land rovers nos paises frios. mas se fazes tudo bem, pois não é nada do outro mundo, só que todas as marcas de carros, já têm este sitema de pré-aquecimento, para quase todos os modelos, de origem e testados.
se fizeres posta aqui para o pessoal ver...

Pré-aquecimento

Enviado: quinta jul 06, 2006 4:00 pm
por JP.M
olá.
estive a reparar no desenho que apresenta no seu post e verifiquei que
o meu filtro tem uma peça exactamente igual à que descreve. a minha
viatura é uma hyundai h1. quererá isto dizer que já tem pré-aquecimento do
combustivel. que referência tem a peça que é aqui apresentada. a minha tem escrito dhf 24-00010.
obrigado.

Enviado: quinta jul 06, 2006 4:03 pm
por visitante
vivam...

aconselho-vos a que veriquem a temperatura atingida nesses filtros...

constatarão que dificilmente chega aos 35º/40º...o que é manifestamente insuficiente em relação aos cerca de 70º pretendidos...

um abraço
[***************]

Possível solução para Pré-aquecimento a 70ºC

Enviado: quinta jul 06, 2006 4:37 pm
por JP.M
gostaria de discutir uma possível solução para o pré aquecimento com o sr. [***************] visto ser um dos mais entendidos aqui no forum. gostaria de o fazer em privado para não colocar aqui nenhum disparate.

Enviado: quinta jul 06, 2006 7:37 pm
por Tó Miguel
"gostaria de o fazer em privado para não colocar aqui nenhum disparate."

jp.m - aqui neste, como em qualquer fórum, ninguém pode ter problemas em expor as suas dúvidas, nem em apresentar os seus conhecimentos, pois é a partir daí, que se pode ou não tiram elações e se possa partir, para os projectos...

Enviado: segunda jul 10, 2006 11:45 am
por Hugo
bom dia pessoal!

ora aqui vai um disparate!


vi num site uma forma de fazer um aquecedor de filtro muito barato, utilizando uma mangueira (apropriada claro) e usando o sistema de refrigeração liquido do motor.

aqui fica o link para opinar:

http://vegoilconversions.netfirms.com/c ... ter%20.pdf


questão:
é dificil arredondar tubo de cobre ao diametro do filtro em vez de usar mangueira e de seguida "vestir" o conjunto com um material atermico? maior dissipação do calor da água do motor e mais transmissão de calor ao filtro.


abraços

Enviado: segunda jul 10, 2006 11:50 am
por Hugo
quanto ao link anterior...

quando carregam não dá, o site tem protecção de links directos... não se preocupem!

é só carregar na barra de endereço em que esta o link escrito em cima, fazer <enter>, et voilá! o pdf aparece.

Enviado: segunda jul 10, 2006 11:50 am
por hynek
hugo,

o cobre não se está dar bem com ov.

vê no kit para ovd - parte 4 "testes e ensaios", alteração que fiz dispensa o aquecimento do filtro.

Pré-aquecimento

Enviado: segunda jul 17, 2006 7:25 pm
por JP.M
olá.
já tive oportunidade de falar com o [***************], acerca de uma nova forma de pré-aquecer o ov.
a minha área não é a mecânica, mas sim a informática, e lembrei-me que à alguns anos utilizei para arrefecer os processadores da amd um dispositivo chamado peltier.
este dispositivo funciona ligado à corrente (12v por exemplo) e num dos lados fica extremamente frio (temperaturas negativas e do outro lado fica extrememente quente 80ºc ou mais.
são uma espécie de pequenas sanduiches de placas de cerâmica com poucos milímetros de espessura e de tamanho variável que entre elas têm pequenos cubos de "bismuth telluride".
embora sejam mais utilizados para arrefecer, são inúmeras as aplicações possíveis quer para arrefecer quer para aquecer.
para informação mais detalhada procurar por exemplo no google "peltier".
se conseguirmos utilizar peltiers ao longo da tubagem antes do filtro e antes dos injectores poderemos pré-aquecer o ov para a temperatura desejada. vejam por exemplo estas imagens e pensem como poderá ser utilizado não para arrefecer mas sim para aquecer. http://www.peltier-info.com/photos.html

Enviado: segunda jul 17, 2006 7:34 pm
por Tó Miguel
boas
jp.m sabes se já há alguém a utilizar, onde se pode comprar e mais importante os €€€

frio e calor é interessante...

Pré-aquecimento

Enviado: segunda jul 17, 2006 7:41 pm
por JP.M
acho que ainda ninguém está a utilizar. foi uma ideia que me surgiu.
os peltiers são baratos. lembro-me de na altura que os utilizei custarem 25 ou 30€ e terem de tamanho mais ou menos 4cm x 4cm.
o interessante será construir uma espécie de dispositivos universais para aquecer o óleo antes do filtro e antes dos injectores utilizando os peltiers.

Enviado: segunda jul 17, 2006 11:29 pm
por manuelcar
olá amigos
existe uma opção mais eficiente , económica e com uma maior superficie de aquecimento encomendei com os dois tamanhos, mas ainda não chegaram

Enviado: segunda jul 17, 2006 11:59 pm
por barbas
desculpa la manuel, mas não resisti

barbas

Enviado: terça jul 18, 2006 9:54 am
por Hugo
olá a todos

se o cobre não dá, usa-se o inox então, essas placas, tanto as peltier como as outras sao electricas, gostava de usar para o meu caso uma coisa não electrica e que utilizasse energia já produzida pelo motor e que neste momento é desperdiçada. já agora podia-se passar uns tubos do mesmo genero pelo proprio deposito de combustivel, começa a ser aquecido logo na origem, ajuda a arrefecer a água do motor e mete esse color onde é preciso. depois um esolamento de canalizações tipo ac em principio deve manter grande parte do calor até chegar ao seu destino.


abraços

Enviado: terça jul 18, 2006 10:53 am
por FLGFLG
"tó miguel" ja sabe o preço do respectivo material, ja agora sabe quais são as referências dos componentes em questão?

Enviado: terça jul 18, 2006 12:47 pm
por toni64
biocar@sapo.pt

temos disponivel toda a técnologia alemã para interessados no consumo do óleo vegetal directo:
-kit pré - aquecimento combinado
-pré - aquecimento com permutadores a água
-pré - aquecimento com permutadores eléctricos
-kit monotanque
-etc.

favor de enviar mail com todos os elementos do automóvel, nós fornecemos orçamentos gratuítos

biocar@sapo.pt

cumprimentos
toni64

Re: Pré-aquecimento

Enviado: terça jul 18, 2006 10:15 pm
por hynek
jp.m Escreveu:acho que ainda ninguém está a utilizar. foi uma ideia que me surgiu.
os peltiers são baratos. lembro-me de na altura que os utilizei custarem 25 ou 30€ e terem de tamanho mais ou menos 4cm x 4cm.
o interessante será construir uma espécie de dispositivos universais para aquecer o óleo antes do filtro e antes dos injectores utilizando os peltiers.
barato é relativo, já viste quanto vai custar um kit com este componente? há outras alternativas, mais baratas.

Enviado: terça jul 18, 2006 10:17 pm
por Tó Miguel
luis garcia
ainda não sei de nada, mas parece que já temos aqui alguém, para nos dar essa explicação.
toni64