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Motor custa a pegar

Enviado: quinta jan 24, 2008 8:47 pm
por migmig
tenho um toyota avensis d-4d 110cv de 2000 fiz um deposito a b20 e quando este se gastou fiz outro a b30.
o carro andou 60 km a b30 e começou a custar a pegar, mal se notava mas ja se fazia notar,fiz mais 30km e agora o motor custa mesmo a pegar, parece que falta combustivel, quando pega fica certinho e sem oscilações.
o filtro de combustivel é novo e verifiquei o estado do mesmo quando cheguei a casa.
ja alguem teve este problema com o motor em questão.
a b30 é preciso adicionar os 3% de gasolina?

cumps
migmig

Re: Motor custa a pegar

Enviado: sexta jan 25, 2008 12:22 am
por mendes
esse motor em questão, não conheço, mas já tive um problema parecido. verifica se não existe nenhuma fuga no sistema? se nã há zonas humedecidas de combustível. verifica a zona da bomba injectora e as tubagens, pois isso pode dever-se a uma fuga.

Re: Motor custa a pegar

Enviado: sexta jan 25, 2008 8:40 am
por migmig
ontem quando ferifiquei o filtro ferifiquei tambem as tubagens mas existem tubagens escondidas que não consigo ver, ate no comon rail não consigo ver a entrada, fiz tambem a mistura de 3% de gasolina e deixei a trabalhar um pouco.

depois testei e custou a pegar na mesma, mas esta manhã pegou bem como se não tivesse qualquer problema, agora vou verificar se o problema de pegar é com o motor a quente ou frio,se o problema continuar vou mudar o combustivel só para gasoleo e ver o resultado.

cumprimentos

migmig

Re: Motor custa a pegar

Enviado: sexta jan 25, 2008 2:09 pm
por Luciano Kaefer
boas:

retire uma amostra do combustível de seu depósito e aqueça-o no fogão até 100ºc. se ocorrer estalar de bolhas, seu bio contém água. elimine essa dúvida e siga adiante na busca do problema. se tiver água, seque todo o bio de seu depósito.

nota bolhas de ar na mangueira de admissão do combustível à bomba injetora ? eu uso sempre uma mangueira transparente, para eliminar essa dúvida constante. se ocorre qualquer entupimento em qualquer parte( inclusive o pescador, que está dentro do deposito), a bomba injetora tenta desesperadamente puxar o combustível. não vindo, puxa ar por qualquer frestinha que encontrar.
no caso do pescador contiver sujeira, basta injetar ar comprimido no sentido contrário.

sds

luciano

Re: Motor custa a pegar

Enviado: sexta jan 25, 2008 2:56 pm
por migmig
boas,
fiz o teste que me indicou com uma amostra de b30 e uma amostra de bio do bidão
a 100º o bio começa com umas pequenas borbulhas mas nada de crepitar de agua, parece borbulhas de fervura a amostra de b30 estava estável sem borbulhas.
a 135º o bio começou aumentar as borbulhas e a escurecer o b30 manteve-se estável.
tambem tenho uma amostra de bio na rua só tapada com uma tampa, mantem-se límpida mesmo com as baixas temperaturas que se tem sentido durante a noite (8º).

ontem quando vi o filtro também vi que o combustível chegava com abundância ao filtro, assim eliminei a hipótese de entupimento do pescador mas do filtro ate ao comon rail não consigo ver as tubagens.
testei o motor em frio 4 vezes e pegou bem, agora vou fazer uns kilometros e testar
o motor a quente.

migmig

Re: Motor custa a pegar

Enviado: sábado jan 26, 2008 6:55 pm
por Fry
suponho que não existe ligação entre o bd e o problema. se pega bem a frio...

Re: Motor custa a pegar

Enviado: sábado jan 26, 2008 9:58 pm
por migmig
fry Escreveu:suponho que não existe ligação entre o bd e o problema. se pega bem a frio...
no dia em que começou a custar a pegar foi com o motor quente, e depois de um pouco parado também custava a pegar.
nesse mesmo dia verifiquei o filtro e as diversas tubagens, e o motor sempre custando a pegar.
a ultima coisa que fiz foi adicionar os 3% de gasolina e deixei a trabalhar um pouco, de manhã estava bom, durante a tarde fiz 40km com o carro quando cheguei custou um pouco a pegar mas nada muito grave, esta manhã pegou bem fiz 80km com varias paragens sempre pegou bem.

será que a falta dos 3% de gasolina no b30 provocou esta situação, uma vez que este motor é comonrail?
como sabemos é um sistema um pouco melindroso, esta foi a única explicação que encontrei.

Re: Motor custa a pegar

Enviado: sábado jan 26, 2008 10:13 pm
por Luciano Kaefer
boas:

considere também problemas na própria bomba injetora, além claro, dos bicos injetores. isso você consegue avaliar fazendo com que a bi puxe o diesel puro direto de uma garrafa e não do depósito. já me aconteceu de achar que o problema de um trator era o bio e na verdade tratava-se de problema na bi. depois de consertada, usou b40 e nunca mais parou.

sds

luciano

Re: Motor custa a pegar

Enviado: domingo jan 27, 2008 7:23 am
por migmig
ate pode ser que a bomba do comonrail ja não esteja grande coisa pois ja tem 200.000 como o motor vai ser para trocar não vou mexer na bomba, se voltar a custar a pegar tenho de verificar tudo novamente.
obrigado amigos pelas soluções dadas.

cumprimentos

migmig

Re: Motor custa a pegar

Enviado: segunda jan 28, 2008 5:50 pm
por Elios
acho que o tempo de vida útil para a bomba do cr são 300.000, pelo menos é o que vem no manual do meu d4d, se bem me recordo o que significa que "normalmente" faz mais do que isso logo 200.000 ainda está a meio por assim dizer, mas nada como uma vista de olhos pelo manual que tem lá tudo bem explicado

não sendo vidente, normalmente inclinar-me-ia mais para injectores do que a bomba do cr mas isso nada como levar o carro a quem saiba e tenha as ferramentas para avaliar o estado dele, por outro lado os cr tem uma certa sensibilidade a nível dos injectores e biodiesel em percentagens elevadas pelo menos por anteriores experiências de outros users mas a opinião geral parece-me ser no sentido de que até b50 não haverá problemas.

acho que talvez uma nova fornada de biodiesel como tira teimas talvez seja uma boa ideia

abraço

Re: Motor custa a pegar

Enviado: terça jan 29, 2008 3:54 pm
por Angelo Lobo
viva
poderá ainda ter uma ou mais velas de aquecimento estragadas e das vezes que pega bem a compresão inicial ter sido feita no cilindro com as velas boas, quando pega mal a compresão inicial ter sido realizada nos cilindros com velas danificadas. verifique se estão boas, não custa muita e pode ser dai.

lobo

Re: Motor custa a pegar

Enviado: terça jan 29, 2008 6:44 pm
por migmig
angelo lobo Escreveu:viva
poderá ainda ter uma ou mais velas de aquecimento estragadas e das vezes que pega bem a compresão inicial ter sido feita no cilindro com as velas boas, quando pega mal a compresão inicial ter sido realizada nos cilindros com velas danificadas. verifique se estão boas, não custa muita e pode ser dai.

lobo
verifiquei na altura e estão todas boas, ate agora nunca mais custou a pegar.
só achei duas hipóteses, a falta dos 3% de gasolina e eu ter adicionado o bio depois do gasóleo e o bio não se ter dissolvido bem.


cumps
migmig

Re: Motor custa a pegar

Enviado: terça jan 29, 2008 8:29 pm
por jmal
migmig Escreveu:
angelo lobo Escreveu:viva
poderá ainda ter uma ou mais velas de aquecimento estragadas e das vezes que pega bem a compresão inicial ter sido feita no cilindro com as velas boas, quando pega mal a compresão inicial ter sido realizada nos cilindros com velas danificadas. verifique se estão boas, não custa muita e pode ser dai.

lobo
verifiquei na altura e estão todas boas, ate agora nunca mais custou a pegar.
só achei duas hipóteses, a falta dos 3% de gasolina e eu ter adicionado o bio depois do gasóleo e o bio não se ter dissolvido bem.


cumps
migmig

então mas agora anda só a gasóleo ou com mistura ?

Re: Motor custa a pegar

Enviado: quarta jan 30, 2008 11:51 am
por Elios
migmig Escreveu:
angelo lobo Escreveu:viva
poderá ainda ter uma ou mais velas de aquecimento estragadas e das vezes que pega bem a compresão inicial ter sido feita no cilindro com as velas boas, quando pega mal a compresão inicial ter sido realizada nos cilindros com velas danificadas. verifique se estão boas, não custa muita e pode ser dai.

lobo
verifiquei na altura e estão todas boas, ate agora nunca mais custou a pegar.
só achei duas hipóteses, a falta dos 3% de gasolina e eu ter adicionado o bio depois do gasóleo e o bio não se ter dissolvido bem.


cumps
migmig
não poderia ser velas, nem seria necessário verificar as mesmas nos carros modernos. a electrónica verifica as velas de incandescência, se estas estiverem abertas ou com resistência elevada o sistema sinaliza erro de motor na altura do arranque, limpando depois o erro visto que não é necessário activar o "safe mode. nos carros antigos é que faz falta verificar as mesmas visto que não há qualquer controle.

custa-me bastante a crer que para b30 faça falta gasolina, acredito mais que tenha havido alguma sujidade, ou bio mais espesso a complicar a vida à bomba do cr ou aos injectores

se continuares com a utilização do bio no d4d agradeço que vás deixando informações sobre o comportamento do mesmo.
também tenho um d4d embora com o kit da tte logo com uns cavalos extra e quando organizar umas recolhas suplementares quero ver passa a gastar b50 ou b60

abraço

Re: Motor custa a pegar

Enviado: quarta jan 30, 2008 6:44 pm
por migmig
jmal Escreveu: então mas agora anda só a gasóleo ou com mistura ?
anda com mistura b30
passei pelas bombas e coloquei 33 lt de gasoleo fiz 8 km e coloquei 10 lt de bio

elios Escreveu:
custa-me bastante a crer que para b30 faça falta gasolina, acredito mais que tenha havido alguma sujidade, ou bio mais espesso a complicar a vida à bomba do cr ou aos injectores

se continuares com a utilização do bio no d4d agradeço que vás deixando informações sobre o comportamento do mesmo.
também tenho um d4d embora com o kit da tte logo com uns cavalos extra e quando organizar umas recolhas suplementares quero ver passa a gastar b50 ou b60

abraço
este motor é para continuar a levar bio, possivelmente ate b50, depois quando trocar o motor vou abrir para ver o estado do mesmo. mas isso ainda vai demorar o motor vai andar até o turbo e a embraiagem aguentar.

migmig

Re: Motor custa a pegar

Enviado: quinta jan 31, 2008 6:42 am
por Elios
migmig Escreveu:
jmal Escreveu: este motor é para continuar a levar bio, possivelmente ate b50, depois quando trocar o motor vou abrir para ver o estado do mesmo. mas isso ainda vai demorar o motor vai andar até o turbo e a embraiagem aguentar.
migmig
bem, normamente os motores duram mais que os turbos, as embraiagens, ou as bombas injectoras (neste caso cr)e injectores sendo que este material em muitos casos começa a apresentar fadiga com o aproximar ou passar dos 300k.
no caso do turbo um kit de reparação (200€ a 250€ com instalação incluida) resolve o problema. a embraiagem dependendo do modelo e claro cá fora da sachs ou semelhante nem deve chegar aos 200€ + instalação. o cr e injectores é que não faço ideia de valores nas casas especializadas em injecção.

como tal ainda tens aí motor para muitos mais.

embora o corsa não sirva de exemplo visto ser um motor completamente diferente (100% mecânico) embora também esteja "puxado", fez-se a muda do turbo aos 275k tinha um quase novo ao preço da chuva de um motor de exposição, mas a reparação do velho eram 200€ e na revisão dos 240k mandei mudar bicos de injectores aplicando manutenção preventiva e verificar a bomba injectora.
tomando precauções como estas e se não houver incidentes com facilidade chegará aos 500k e acredito que o teu d4d também lá chegue logo até que possas abrir o motor para contar como está vamos ter que esperar sentados e bem confortáveis lol

quando tiver uma recolha superior organizada e começar a por o meu d4d a beber bio desde já comprometo-me a deixar essa informação na assinatura como referência para outros

abraço

Re: Motor custa a pegar

Enviado: quinta jan 31, 2008 7:21 am
por migmig
migmig Escreveu:
jmal Escreveu: então mas agora anda só a gasóleo ou com mistura ?
anda com mistura b30
passei pelas bombas e coloquei 33 lt de gasoleo fiz 8 km e coloquei 10 lt de bio

elios Escreveu:
custa-me bastante a crer que para b30 faça falta gasolina, acredito mais que tenha havido alguma sujidade, ou bio mais espesso a complicar a vida à bomba do cr ou aos injectores

se continuares com a utilização do bio no d4d agradeço que vás deixando informações sobre o comportamento do mesmo.
também tenho um d4d embora com o kit da tte logo com uns cavalos extra e quando organizar umas recolhas suplementares quero ver passa a gastar b50 ou b60

abraço
este motor é para continuar a levar bio, possivelmente ate b50, depois quando trocar o motor vou abrir para ver o estado do mesmo. mas isso ainda vai demorar o motor vai andar até o turbo e a embraiagem aguentar.

migmig
estive numa casa de turbos a verificar o meu, que perde um pouco de oleo para a admissão, 3lt em 15000km dependendo da rotação que normalmente tento manter sempre nas 2000rpm a partir dessa rotação consome muito mais oleo, pedi um orçamento de reparação e falaram-me em 1000 porque esse turbo supostamente tem de ser novo e que não existe material de reparação para o modelo, e o kit da embraiagem "volante bimassa" pediram-me numa loja da especialidade 700€ na toyota passava os 1500€ tenho um motor completo por 1500€ com caixa este motor traz cablagens e centralina com 80000 km. acho que a primeira coisa a ir é a embraiagem que ja chocalha por todo o lado. mas ate la queima biodiesel para fazer a expriencia.

Re: Motor custa a pegar

Enviado: quinta jan 31, 2008 7:44 am
por Elios
quando voltar e tiver tempo deixa estar que tenho que fazer essa pergunta ao acácio em janas.
sendo um garrett se realmente não houver reparação então o melhor é mandar o pessoal ás favas e encomendar directamente à garrett um "core" novo e qualquer um monta o core visto que é só trocar as tampas. mas mesmo assim custa-me a acreditar que não tenham kits de reparação. tenho que tirar isso a limpo

em relação ao bolante bi-massa se calhar tudo o que precisa é de um aperto.
houve uns problemas com eles na altura e com facilidade em fóruns ingleses exemplo encontras informação sobre o assunto.
ora esse volante bi-massa em vez de ter os componentes cravados tem-nos aparafusados e com o uso os parafusos começam-se a soltar (desconheço se é devido a torque errado ou falta de lockite ou semelhante), começando a aparecer barulhos e vibrações. a partir do momento em que um parafuso se solte e seja apanhado pelo mecanismo desfaz tudo.
ou seja passas de um problema que se revolve com mão de obra (desmontar, apertar e montar) para um kit completo de embraiagem e que na toyota realmente pedem mais de 1500€ por ele.
esta parte de embraiagem é o que está disponível na net e tão pouco sou vidente para ver como se encontra realmente o teu carro.

abraço

Re: Motor custa a pegar

Enviado: sexta fev 22, 2008 6:56 pm
por migmig
problema diagnosticado! há alguns dias acendeu-me a luz de diagnostico do motor, estive hoje na toyota e foi diagnosticado uma anomalia na válvula de pressão do comon rail, segunda feira vou ver numa casa especializada os custos dessa anomalia.

ja tou a ver os €€€€€ a voar

Re: Motor custa a pegar

Enviado: sábado fev 23, 2008 6:47 am
por Elios
boas,

que os euros gastos na reparação sejam poucos e que o bio possa correr com fartura nas veias desse d4d

dentro de uns meses vou também passar a colocar bio no meu. planeio fazer uns 5000 a b25 e depois passar para b50. acima disso veremos

abraço