gasto para banhos e para a cozinha 400 litros de agua por dia.
quanto gasto em media por mês?
5 euros media, e tenho agua quente á noite e agua quente de manha.
quando vou de ferias no verão não preciso de tapar o painel ou arranjar outro estratagema, não pago um tostão em manutenção preventiva, nem em nenhum contrato de manutenção.
plano de manutenção para o solar termico custa 300 euros em 6 anos, isso dá 50 euros por mês (isso gasta o solar termodinamico por ano), podemos dizer que o solar termodinamico não tem consumo mesmo tendo agua quente á noite e agua quente para a manha, sem alterar muito os meus habitos..
Quanto gasto com solar termodinamico?
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: sexta dez 21, 2007 10:58 am
-
- Membro Dedicado
- Registado: segunda set 24, 2007 11:45 am
Re: Quanto gasto com solar termodinamico?
os contratos de manutenção são obrigatórios por lei segundo os novos regulamentos e existem motivos para isso. percebo agora o porquê de problemas no acumulador devido à corrosão em sistemas termodinâmicos! falta de manutenção preventiva ou problemas nos materiais.
-
- Novo membro
- Registado: sexta set 29, 2006 4:42 pm
então agora alem de ser obrigatorio painel solar tnb e obrigatorio um contracto de assistencia?
quais as vantagens a nivel economico?
PDA MANIACO
Mercedes 190D 89 - AINDA A GASOLEO - colhendo informação!
Mercedes 190D 89 - AINDA A GASOLEO - colhendo informação!
-
- Membro Silver
- Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm
com todo o devido respeito por toda a gente. com a proliferação deste tipo de tópicos q apesar de terem titulos diferentes roçam descaradamente assuntos repetidos. tenho muita pena mas n contem mais comigo para vir aqui dar o meu contributo!
cumps!
cumps!
-
- Membro Silver
- Registado: quinta jul 19, 2007 5:26 pm
quando compramos um automóvel, porque motivo o levamos à assistência técnica para fazer revisões?jesuis Escreveu:então agora alem de ser obrigatorio painel solar tnb e obrigatorio um contracto de assistencia?
é por motivos económicos? talvez sim... mantemos o nosso investimento a funcionar durante mais tempo, não?
até uma casa carece de manutenção. de tempos em tempos é limpa, lavada, pintada, substituem-se partes desgastadas ou estragadas.
o facto de ser obrigatório? só para o sistema de certificação energética de edifícios. quem não necessitar de certificar a casa, não necessita de contratos obrigatórios de manutenção do solar.
no caso de certificar a casa e entrar com o solar para atingir um melhor nível energético, como o certificado tem validade por 10 anos, é compreensível que tenha que haver uma garantia ao sistema de certificação que aquela instalação solar estará efectivamente a funcionar durante algum tempo, que é apenas de 6 anos dentro dos 10.
estas questões podem ser esclarecidas no site da adene (http://www.adene.pt) onde existem uns documentos em pdf que explicam tintin por tintin todas estas coisas.
além disso, com diz o toze, estas perguntas estão gastas de serem feitas e respondidas neste fórum. basta procurar...
João Nunes