aquecimento global resultará em devastação, alertam cientistas
as mudanças climáticas provocadas pelo aquecimento global terão efeitos devastadores: ilhas tropicais e estações de ski nos alpes desaparecerão, tanto as inundações como a falta de água aumentarão, a produtividade agrícola cairá. os países em desenvolvimento serão as principais vítimas.
esse panorama foi retratado no relatório "mudança climática 2001: impactos, adaptação e vulnerabilidade", publicado nesta segunda-feira, elaborado pelo intergovernmental panel on climate change, ipcc, um grupo de cerca de 700 cientistas comissionados pela onu para estudar o aquecimento do planeta.
os cientistas consideram que "todas as regiões seguramente sofrerão certos efeitos negativos, em decorrência do aquecimento". mas ressaltam que os países em desenvolvimento, com menores capacidades para enfrentar a situação, serão os mais vulneráveis.
"precipitações intensas acontecerão, com toda certeza, em várias regiões, incluindo os países desenvolvidos, aumentando as inundações, os deslizamentos e as avalanches".
ondas de calor serão sentidas por todas as partes, aumentando a mortalidade e os danos às colheitas. a seca, em alta nos países de temperatura moderada, afetará o curso dos rios, os recursos e a qualidade da água.
os países do hemisfério sul "provavelmente" sofrerão ciclones tropicais mais intensos e um aumento de secas e inundações. os países subtropicais sofrerão "em particular" a falta de água.
o aumento do nível do mar incrementará as inundações e as tempestades nas costas e ameaçará particularmente os deltas e os pequenos estados insulares.
disparidade entre ricos e pobres
no aspecto econômico, a disparidade entre o sul e o norte aumentará à medida que o termômetro subir. nos países ricos "um aumento da temperatura limitado a alguns graus produzirá lucros e perdas, mas uma alta mais importante só terá efeitos econômicos negativos".
os países em desenvolvimento sempre sofrerão "perdas econômicas líquidas", que aumentarão na mesma medida em que o termômetro subir.
"a maioria das regiões tropicais e subtropicais registrarão uma redução geral de rendimento de suas colheitas e, para certos cultivos esta queda acontecerá, inclusive, com uma alta mínima da temperatura".
os ricos não ficarão imunes, com o sul da europa sujeito à seca e temperaturas mais altas e o litornal norte-americano vulnerável ao aumento do nível do mar e tempestades mais fortes.
no plano sanitário, as doenças tropicais ampliarão sua área geográfica. nos países do norte, a mortalidade em decorrência do calor, a umidade e a contaminação aumentarão.
em vista dos aspectos políticos do debate sobre clima, o relatório foi submetido ao escrutínio, linha por linha, dos representantes dos governos durante as discussões antes de sua divulgação.
os cientistas do ipcc se apóiam em um informe de seus colegas de outro grupo de trabalho, publicado no dia 22 de janeiro em xangai, na china, que prevê para o século xxi um aumento médio na temperatura entre 1,4 e 5,8 graus centígrados e do nível do mar entre 9cm e 88 cm.
mais categóricos que em seu informe anterior de 1995, consideram que o aumento de temperatura do século xx "já afetou em várias partes do mundo diversos sistemas físicos e biológicos". citam como exemplo o retrocesso das geleiras e as modificações no comportamento dos animais.
segundo eles, estas mudanças acontecerão no século xxi. assim, metade das geleiras alpinas vai desaparecer e várias espécies de animais, que atualmente estão seriamente ameaçadas, serão extintas.
o aquecimento climático do século xxi também "pode conduzir, posteriormente, a mudanças em grande escala, muitas delas irreversíveis, com conseqüências continentais e mundiais no físico do globo".
poderia, por exemplo, provocar uma diminuição significativa da corrente do golfo e diminuir os campos de gelo da groenlândia e da antártica ocidental. o primeiro fenômeno transformará o oeste da europa em zona glacial e o segundo fará o nível do mar subir até 3 metros em 100 anos, inundando várias ilhas e diversas zonas costeiras.
o relatório disse que as perdas econômicas globais das chamadas catástrofes naturais aumentaram de cerca de 4 bilhões de dólares por ano na década de 1950 para 40 bilhões de dólares em 1999. o custo total é, na realidade, duas vezes mais alto, se levar-se em conta eventos menores relacionados ao clima.
mas uma ação internacional efetiva continua elusiva, por causa da relutância dos estados unidos em se comprometer com metas firmes para reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa, isto é, prendem o calor na atmosfera e o empenho de países como a china em direção ao progresso econômico.
fonte: http://www.ecoambiental.com.br
Aquecimento global resultará em devastação, alerta cientista
Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Ir para
- Regras, Ajudas & Comunidade NovaEnergia
- ↳ Blog NovaEnergia
- ↳ Pesquisa NovaEnergia
- ↳ Mapa NovaEnergia, Pontos de Carga
- ↳ Regras e Suporte Técnico
- ↳ Apresentações
- ↳ Encontros e Eventos
- Energias Alternativas e Renováveis
- ↳ Geral
- ↳ Biomassa - (biocombustiveis liquidos. biomassa sólida e biogás)
- ↳ Classificados - Páginas Amarelas Biomassa
- ↳ Biocombustíveis líquidos
- ↳ BioDiesel
- ↳ Experiências e Protocolos
- ↳ Diário de bordo do meu veículo a biodiesel
- ↳ Experiências e Protocolos Com Óleo de Origem Animal
- ↳ Etanol e Metanol
- ↳ Óleo Vegetal Directo
- ↳ Diário de bordo do meu veículo a OVD
- ↳ Biomassa sólida
- ↳ Biomassa gasosa - Biogás
- ↳ Energia Solar
- ↳ Solar Fotovoltaica
- ↳ Energia solar - AQS
- ↳ Energia Eólica
- ↳ Experiências, Protocolos e Projectos
- ↳ Energia hídrica
- ↳ Autoconsumo
- ↳ Projectos de Autoconsumo
- Tecnologias para eficiência energética e menos poluição
- ↳ Veículos Eléctricos
- ↳ Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui
- ↳ Test Drive
- ↳ Classificados - Páginas Amarelas VE's
- ↳ Diário de bordo do meu veículo elétrico
- ↳ Automóveis
- ↳ Motociclos / Ciclomotores
- ↳ e-bike
- ↳ Outros
- ↳ Projectos V.E.
- ↳ Notícias de Veículos Eléctricos
- ↳ Veículos Hidrogénio
- ↳ Experiências e Protocolos
- ↳ Diário de bordo do meu veículo a Hidrogénio
- ↳ Arquitectura Bioclimática e Eco-construção
- ↳ Motores à Ar Comprimido ou Vapor
- ↳ Fontes de Energia Renováveis
- ↳ Energia Magnética / Perpétua
- ↳ Energias das Marés
- ↳ Energia Eléctrica
- ↳ Energia Nuclear
- Outros Temas
- ↳ Ambiente
- ↳ Micro-Produção
- ↳ Projectos
- ↳ Off Topic / Conversa
- Mercado Livre
- ↳ Classificados
- ↳ Ensaios - Produtos/Serviços
- ↳ Diário de Bordo Comercial
- ↳ Associação Fórum NovaEnergia.net