Recolha de REEE em Portugal longe das metas comunitárias

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Responder

Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Recolha de REEE em Portugal longe das metas comunitárias

Mensagem por Tó Miguel »

recolha de reee em portugal longe das metas comunitárias

2008-02-11



portugal recolheu, em 2007, cerca de 29 mil toneladas de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (reee), estando ainda longe do objectivo apontado pela comissão europeia de quatro kg por habitante/ano (ou seja, 40 mil toneladas/ano).


a associação portuguesa de gestão de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (amb3e) registou, segundo lamy fontoura, director-geral, um valor próximo das 20 mil toneladas de resíduos recolhidos e valorizados. mas, de acordo com a licença atribuída à amb3e, em abril de 2006, a entidade deveria contribuir, para o ano de 2007, com cerca de 34 mil toneladas.


já a outra associação gestora de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos - erp portugal – , fechou o primeiro ano completo de actividade com um volume de 9092 toneladas de resíduos recolhidos, segundo informou ao ambienteonline. em 2007, a meta imposta pela licença exigia a recolha de 8796 toneladas, o que foi, assim, ultrapassado. segundo contas do ambienteonline, a quantidade de resíduos recolhida traduz-se num aumento na ordem dos 3 por cento, face ao valor contratualizado para o ano passado.


o feito da erp portugal «contribui de forma decisiva para o cumprimento das metas nacionais, de 4 kg/habitante», segundo fonte da associação, embora não tenha sido suficiente para o país chegar aos objectivos europeus. aliás, lamy fontoura diz mesmo que «muito poucos países da união europeia estão em condições de cumprir, desde já, os objectivos definidos pela directiva europeia de reee», acrescentando que a actividade e organização da amb3e «é considerada uma das mais promissoras da europa».


a amb3e é actualmente a entidade com mais centros de recolha, num total de 163, dos quais 60 são centros de recepção (onde é realizada a separação nos cinco fluxos de tratamento), e os outros 103 são pontos de recolhas habituais ou especiais, distribuídos por todo o território nacional, incluindo as regiões autónomas. o objectivo da amb3e é dotar a rede de 250 centros de recepção e pontos de recolha. a erp – portugal conta, neste momento, com 89 centros de recepção, prevendo que a sua rede seja expandida até aos 130, para além dos 240 pontos de venda que também fazem recolhas.

http://www.ambienteonline.pt/noticias/d ... hp?id=6161
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Responder

Voltar para “Ambiente”