Página 1 de 1

CDU e PSD aprovarão Plano de Pormenor da Mata de Sesimbra

Enviado: quinta fev 14, 2008 12:51 pm
por Tó Miguel
cdu e psd aprovarão plano de pormenor da mata de sesimbra

a cdu e o psd devem garantir sexta-feira a aprovação do plano de pormenor da zona sul da mata de sesimbra que viabiliza um empreendimento turístico com mais de 19 mil camas e um investimento de cerca de 1.000 milhões de euros.

os eleitos do bloco de esquerda e do partido socialista na assembleia municipal têm algumas reservas sobre a oportunidade da aprovação do plano de pormenor face à investigação que está a ser desenvolvida pelas autoridades judiciárias, mas a maioria cdu, com o apoio do psd, prepara-se para aprovar o documento já na próxima sexta-feira.

o presidente da câmara de sesimbra, augusto pólvora, não vê razões para adiar a votação, uma vez que a «versão do plano de pormenor que vai ser submetida à assembleia municipal já não é a mesma que existia em 2005, quando se iniciou este processo que está em fase de investigação».

em declarações à lusa, o autarca comunista lembrou também que o plano de pormenor recebeu pareceres favoráveis de três dezenas de entidades que foram chamadas a pronunciar-se sobre o documento.

o presidente da comissão política concelhia do psd, francisco luís, também não vê razões para suspender a votação e a previsível aprovação do plano de pormenor na próxima sexta-feira, desde que os pressupostos do projecto não sejam postos em causa pela investigação.

«o que temos até agora são buscas e indícios muito ténues», disse à lusa francisco luís, salientando o facto de nem sequer ter sido ainda constituído qualquer arguido no âmbito do processo.

opinião contrária tem o líder da bancada socialista na assembleia municipal de sesimbra, américo gigaloto, que considera «bizarra» a eventual aprovação do plano de pormenor «quatro dias depois das buscas efectuadas pela policia judiciária na câmara de sesimbra».

américo gigaloto admitiu que há vários elementos da bancada socialista que têm muitas dúvidas quanto à oportunidade da aprovação do plano de pormenor da mata de sesimbra.

o dirigente socialista garantiu, no entanto, que o ps de sesimbra ainda não tomou uma decisão definitiva sobre a posição que irá adoptar na assembleia municipal da próxima sexta-feira, deixando em aberto todas as hipóteses, incluindo a possibilidade de não participar na votação.

o bloco de esquerda deverá votar contra o plano de pormenor da mata de sesimbra. os dois eleitos bloquistas na assembleia municipal consideram que o «plano de pormenor está sobredimensionado» face à realidade do concelho.

por outro lado, consideram «desajustada» a eventual aprovação do documento numa altura em que ainda não são conhecidos os contornos da investigação do dciap (departamento central de investigação e acção penal).

apesar do despacho do actual ministro do ambiente, nunes correia, que fez depender a aprovação do plano de pormenor da anulação dos direitos de construção numa área de 315.000 metros, que tinham sido transferidos da sociedade aldeia do meco para o empreendimento da mata de sesimbra, a pelicano manteve o interesse no projecto.

de acordo com autarquia, a nova versão do plano de pormenor já consagra uma redução de 31.829 para 19.389 camas, mas estes valores não condizem com os que são referidos no despacho 1.381/2008, de 11 janeiro/2008, do ministro do ambiente.

o despacho de nunes correia, que condiciona a aprovação do plano de pormenor a uma redução de 8.000 camas, refere também que o plano de pormenor submetido à aprovação da ccdrlvt (comissão de coordenação e desenvolvimento regional de lisboa e vale do tejo) previa um total de 25.000 camas turísticas no empreendimento da mata de sesimbra.


diário digital / lusa

13-02-2008 17:47:00