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avaria bomba injectora
Enviado: terça fev 19, 2008 12:27 am
por paulovaz8
boas caros amigos preciso da vossa ajuda tenho 1 range rover de 93 motor 200 tdi ñ tenho nenhum esquema de aquecimento para ovd... eu uso ovd usdo filtrado por mim nas percentagens de 80% ovd e 20% gasoleo. ja me tinham avisado pessoal até aqui do forum que isto qualquer dia ñ ia dar bom resultado então passo a esplicar que me aconteceu...
depois de abastecer a maquina de ovd e gasoleo ia a estrada e se levar o pedal do acelarador a fundo o motor enrola e não tem disparo fica morto se eu tirar um pouco o pé do acelarador ja dispara....tenho manometro de presão de turbo dantes quando carregava a fundo tinha pico 1.1bar agora se carrego a fundo o gajo enrola e faz no maximo 0,7 e cada vez baixa mais ja limpei os filtros de combustivel agora gostava de saber se a bomba injectora têm algum filtro que seja possivel limpar ou se axam que pode ser os injectores intopidos é que ele se eu ñ aceralar a fundo porta-se bem soque a fundo o motor fica preso e nem sequer tenho aquele roncar do motor 200 tdi que dantes tinha :s
espero a vossa ajuda
cumprimentos
paulo vaz
Re: avaria bomba injectora
Enviado: terça fev 19, 2008 8:47 am
por Uea
como o oleo vegetal à temperatura ambiente é mais denso que o gasóleo pode ser um entupimento na linha de injecção... como também pode ser que o turbo esteja avariado, o que deve ser o menos provavél ...
se for o oleo vegetal a entupir , sempre podes tentar purgar ...
fica bem e abraço
Re: avaria bomba injectora
Enviado: terça fev 19, 2008 9:35 am
por visitante
vivam ....
boas vaz...
creio que a indicação do manometro de pressão do turbo diz tudo..mas dadas as altas percentagens sem qualquer adaptação outras anomalias poderão estar associadas..
no turbo :
- verifica o caudal de retorno do circuito de lubrificação..desligas o tubo de descarga no carter e verifica se corre livremente..deverá correr..
- desliga o tubo que liga á admissão no "caracol"do turbo e verifica a folga axial do veio da turbina..não rodes a turbina com a mão..a folga deverá ser quase imperceptivel..aproveita e verifica o estado das palhetas da turbina..
- estado do tubo e ligação da waste-valve..
na bi :
só numa oficina especializada poderás mandar verificar a mesma..o sobrealimentador poderá ter avariado..e na minha opinião será neste componente que reside a causa do problema..
abraço
[***************]
Re: avaria bomba injectora
Enviado: terça fev 19, 2008 2:21 pm
por paulovaz8
boas
fernando é assim o turobo ja testei e esta ok agora a bomba o sobrealimentador da bomba que tu falas isso situa-se onde poderas-me dar mais alguma informação mais 1 situação que eu tenho duvida se os injectores tiverem entupidos isso tb ñ acontece ele a fundo ñ ter disparo?
cumprimentos
paulo vaz
Re: avaria bomba injectora
Enviado: terça fev 19, 2008 2:44 pm
por Fry
uso ovd usdo filtrado por mim nas percentagens de 80% ovd e 20% gasoleo.
em pleno inverno....acho que nem preciso dizer mais nada o risco está na mão de quem cometeu os exageros.
Re: avaria bomba injectora
Enviado: terça fev 19, 2008 3:13 pm
por visitante
vivam ...
por uma perspectiva ainda bem que o problema não é no turbo..apesar da leitura no manometro..
quanto á bi..o sobrealimentador está no seu interior..pelo que qualquer intervenção terá de ser efectuada numa oficina especializada..contudo..e antes de optares por isso..poderás sempre recorrer a uma limpeza do sistema de injecção através do "diesel purge" da liqui-moly..não implica desmontagem de componentes da injecção..procura nas minhas intervenções que existe um topico qualquer onde um membro do forum até publicou fotos de como se faz..
com sorte..e como a sorte protege os audazes..resolverá o teu problema de forma muito mais economica que uma intervenção fisica no sistema de injecção..
dispõe..
abraço
[***************]
Re: avaria bomba injectora
Enviado: terça fev 19, 2008 3:15 pm
por visitante
...
ah...esqueci-me de escrever que a limpeza acaba por ter duas funções..ou resolve..ou diagnostica..se não resolver tens mesmo de submeter o sistema de injecção..
abraço
[***************]
Re: avaria bomba injectora
Enviado: terça fev 19, 2008 3:54 pm
por visitante
...
ainda outra situação que poderá concorrer para o que se está a passar..
lembrei-me porque agora mesmo me apareceu um carro com sintoma semelhante..isto com as mãos na massa é mais pratico..ainda não cheguei ao ponto do tal fulano dum anuncio de telemovel que diagnosticava falha na vela do 3º cilindro escutando o motor pelo tal telemovel..
o tubo que liga a pressão do turbo ao diafragma do sobrealimentador está bom ?..é um tubo de aspecto semelhante aos dos retornos dos injectores e liga ao topo da bi..verifica isso..
é que se não estiver bom a quantidade de combustivel adequada não é conseguida numa situação em que a sobrealimentação é necessaria numa sobrepressão nos cilindros..
abraço
[***************]
Re: avaria bomba injectora
Enviado: terça fev 19, 2008 11:45 pm
por Flamingo
[***************] Escreveu:vivam ...
...(...) poderás sempre recorrer a uma limpeza do sistema de injecção através do "diesel purge" da liqui-moly..não implica desmontagem de componentes da injecção..procura nas minhas intervenções que existe um topico qualquer onde um membro do forum até publicou fotos de como se faz..
dispõe..
abraço
[***************]
as fotos podes ver aqui:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... &start=120
e neste tópico mais atrás podes ver mais especificado como se faz... è uma questão de leres...
paulovaz8, sem pretender aterrorizar-te com o assunto e independente da forma como o resolveres (espero que o menos dispendiosa possivel), penso que é uma boa altura para seguires as recomendações deste forum sem abusos. é repetido muita vez por aqui que mais tarde os problemas aparecem...
segundo o que eu conheço de mecânica podem estar varias coisas em jogo, e todas em ciclo...
se os injetores entupiram parcialmente pelas dificientes atomizações devido à viscosidade do ov ser elevada, isso leva agora a combustões fracas. dessas resultam escape de ov não queimado para o carter indo contaminar o oleo lubrificante e este lubrificar de forma dificiente o motor e principalmente o turbo que é uma peça que requer uma boa lubrificação; resulta também falta de força e por consequencia menor regime de ascelaração, logo menos velocidade nos gases de escape e por falta destes menos velocidade do turbo; pode resultar também na possivel acumulação de sedimentos que o próprio ov cria (diga-se, polimerizações ou verdetes) que ao longo do percurso do combustivel se vão depositando nos canais minusculos por onde passa; pode ainda pela contaminação do oleo lubrificante levar a uma má lubrificação do motor como atrás já foi dito, mas além do turbo, pode lubrificar também mal o resto do motor, levando a uma prisão do seu funcionamento ou até um possivel gripar...
volto a dizer que não é minha intenção aterrorizar mas chamar a atenção..., também dos restantes utilizadores, principalmente aqueles que abitualmente exageram sobre as percentagens, correndo riscos evitaveis aos quais estão sujeitos.
ai por fora se ouve muita vez dizer " eu ando a 70, 80 ou 90% de ov sem nenhuma adaptação", mas quando os problemas surgem, os mesmos que se gabam de tais percentagens fecham-se em copas só para não darem parte fraca perante os colegas e não sofrerem as suas criticas.
por ultimo, o meu conhecimento não tem o mesmo valor que o do orador anterior sr [***************], apenas procuro contribuir. esta é a area dele, será inteligente da tua parte seguires os seus conselhos, orientaçãos e recomendações...
Re: avaria bomba injectora
Enviado: terça fev 19, 2008 11:50 pm
por klinzter
flamingo,
é pena... que isso é o típico do povo português
Re: avaria bomba injectora
Enviado: quinta fev 21, 2008 11:27 pm
por paulovaz8
boas pessoal obrigado pelos vossos conselhos mas ja resolvi o problema e ñ gastei dinheirinho nenhum :p
foi so 1 tarde de trabalho e ficou 5 extrelas
obrigado a todos
cumprimentos
paulo vaz
Re: avaria bomba injectora
Enviado: sexta fev 22, 2008 12:02 am
por Flamingo
paulovaz8 Escreveu:boas pessoal obrigado pelos vossos conselhos mas ja resolvi o problema e ñ gastei dinheirinho nenhum :p
foi so 1 tarde de trabalho e ficou 5 extrelas
obrigado a todos
cumprimentos
paulo vaz
como sabes este forum vive principalmente da partilha de experiencias dos diversos utilizadores sejam elas boas ou más e dos resultados obtidos.
é pratica corrente partilhar também os maus resultados para que outros não caiam na mesma asneira e para que os errantes possam receber a ajuda necessária.
como tal penso que te ficaria bem dares conhecimento aqui ao forum neste mesmo tópico dos passos que deste para resolveres o teu problema de forma tão económica.
ficaríamos agradecidos...
Re: avaria bomba injectora
Enviado: sábado fev 23, 2008 12:52 am
por paulovaz8
as minhas desculpas por não ter esxplicado o meus passos para saber o que se passava
ora então ca vai, 1º verifiquei o estado do filtro ao pé do motor de gasoleo e verifiquei que o mesmo estava limpo depois verifiquei o de traz e esse meu deus estava mesmo cheio de poracaria até cima até cheirava a podre, depois do mesmo limpinho esprimentei o carro e ja tinha umas grandes melhoras, voltei a tirar o filtro de traz por baixo e novamente estava com porcaria :s de seguida retirei o deposito e descobri a origem do problema e o principal culpado fui eu mesmo, foi um oleo de fritos que uma empresa me deu que vêm em barra o qual eu ñ sabia filtrei o que consegui por volta dos 60 litros e meti no deposito esse oleo ficou alojado no fundo do deposito ja mais a virar assim para o tipo manteiga.... o resultado final foi limpart tudo tubagens e tudo a seguir coloquei gasoleo e um cadinho de gasolina e estava já 5 extrelas, ja coloquei novamente ovu e esta optimo...
obrigado pela vossa ajuda pessoal
cumprimentos
paulo vaz
Re: avaria bomba injectora
Enviado: sábado fev 23, 2008 1:14 am
por Flamingo
não sei se tens a realimentação do retorno feita ou não, porque esse problema pode dever-se a polimeralizações criadas pelo facto de o retorno estar ainda encaminhado para o depósito.
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 75&start=0
também sobre filtros de diesel, a lavagem deles não é aconselhada. é preferivel substituir...
Re: avaria bomba injectora
Enviado: domingo fev 24, 2008 12:29 am
por visitante
vivam ...
paulo vaz...cuidado com os procedimentos..desta vez uma limpeza..apesar de incomoda e trabalhosa..resolveu...
como afirmei anteriormente.. a sorte protege os audazes.. já quanto aos "abusadores"...não sei..
abraço
[***************]
Re: avaria bomba injectora
Enviado: terça fev 26, 2008 8:23 pm
por hynek
flamingo Escreveu:não sei se tens a realimentação do retorno feita ou não, porque esse problema pode dever-se a polimeralizações criadas pelo facto de o retorno estar ainda encaminhado para o depósito.
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 75&start=0
também sobre filtros de diesel, a lavagem deles não é aconselhada. é preferivel substituir...
como não tem pré-aquecimento do combustível não precisa de se preocupar com retorno do ov aquecido....
Re: avaria bomba injectora
Enviado: sábado nov 13, 2010 3:19 pm
por jm86
boas...
tenho um opel vectra gts de 2002, tem 170 mil klm,e tenho tmb um problema que ainda n consegui resolver.
sempre k tenho k por o carro a trabalhar e ele esta frio ,ou um pouco frio, ele enrola durante 5 segundos e so depois e k pega faxendo um enorme fumo e da a sensação k tem ferros soltos no motor. a válvula gr ja foi limpa, e tambem ja troquei uns acessórios na bonba do gasóleo, porque me disseram k estavam secos e o gasóleo recuava. o que mais me deicha a pensar foi um ajuste que deram na bomba injectora. o que e serto e k depois d tdo isto o problema continua. gostava de saber quais sao os sintomas de avaria na bomba injectora, porque ja m disseram k o problema vem da bomba.
abraços a todos, agradeço resposta
comprimentos
Re: avaria bomba injectora
Enviado: sábado nov 13, 2010 6:17 pm
por Flamingo
jm86 Escreveu:boas...
tenho um opel vectra gts de 2002, tem 170 mil klm,e tenho tmb um problema que ainda n consegui resolver.
sempre k tenho k por o carro a trabalhar e ele esta frio ,ou um pouco frio, ele enrola durante 5 segundos e so depois e k pega faxendo um enorme fumo e da a sensação k tem ferros soltos no motor. a válvula gr ja foi limpa, e tambem ja troquei uns acessórios na bonba do gasóleo, porque me disseram k estavam secos e o gasóleo recuava. o que mais me deicha a pensar foi um ajuste que deram na bomba injectora. o que e serto e k depois d tdo isto o problema continua. gostava de saber quais sao os sintomas de avaria na bomba injectora, porque ja m disseram k o problema vem da bomba.
abraços a todos, agradeço resposta
comprimentos
será mesmo da bomba injectora? como faz isso apenas quando
está frio ou um pouco frio, talvez não fosse má ideia verificar o funcionamento das velas de incadecência!...
já agora, passa pelas apresentações e faz uma breve apresentação tua. a malta agradece. bem vindo aqui ao forum.
Re: avaria bomba injectora
Enviado: sábado nov 13, 2010 8:07 pm
por jm86
na maquina de diagnostico não acusa avaria na velas de incandescência..mas e possível que elas estejam a precisar de ser renovados, tendo em conta a quilometragem que o carro tem..o ajuste que deram na bomba injectora resolveu um pouco o problema,mas não totalmente, neste momento faz menos fumo já não enrola tanto ao pegar de frio,e o fumo também e menos,mas o barulho dos ferros soltos continua.. já vi um carro igual a trabalhar de frio e não tem nada a ver com o meu..
e já agora, onde posso fazer a minha apresentação para o fórum??
agradecido pelas boas vindas
compreimentos
Re: avaria bomba injectora
Enviado: sábado nov 13, 2010 8:30 pm
por Flamingo
a apresentação podes fazer aqui:
http://novaenergia.net/forum/viewforum.php?f=14
para isso, crias "novo tópico"...
sobre o problema do teu carro, eu no teu lugar não me ficava apenas pelo diagnostico da máquina, inspecionava as velas manualmente. se tiveres um pouco de jeito, algumas ferramentas e alguma paciência, tu mesmo podes fazer isso. retiras as velas uma a uma, e com elas no exterior fazes o teste nos bornes da bateria. caso tenhas de substituir alguma, aconselho a substituir o conjunto,... as quatro.
se entenderes efectuar essa tarefa, antes de iniciar, em primeiro lugar desliga o cabo negativo da bateria. apenas o voltas a ligar depois da toda a operação efectuada.
alguma duvida dispõe.
um abraço