Página 1 de 1

Um óleo para (quase) toda a vida

Enviado: domingo mar 02, 2008 10:32 pm
por serges
um óleo para (quase) toda a vida
empresa de vila cortês do mondego é pioneira na montagem de "kits" que possibilitam o uso de óleo vegetal como combustível nos camiões.



Imagem
antónio sobreira mostra o «kit» igual ao que está instalado num camião que já percorreu 760 mil km na europa com 125 litros de óleo, sem necessidade de mudança



perder tempo e dinheiro com constantes mudanças de óleo é um cenário que tem os dias contados para os camionistas. uma empresa, sedeada em vila cortês do mondego, no concelho da guarda, é pioneira na utilização de um sistema de microfiltragem que permite ao óleo prolongar a sua vida útil, mas também na montagem de "kits" que possibilitam o uso de óleo vegetal como combustível.

"é mais barato e menos poluente", assegura antónio sobreira, proprietário da rmfs- transportes. em relação ao preço praticado em portugal para o gasóleo, o óleo vegetal vai "custar cerca de menos 20 cêntimos", sendo que também ajuda a "promover a agricultura nacional". isto porque este óleo pode ser feito de colza, "que há em grande quantidade no nosso país". simultaneamente, também o óleo usado dos fritos pode ser utilizado como combustível, "depois de devidamente tratado", uma vez que tem que obedecer às normas exigidas.

de resto, e ao contrário do que normalmente sucede, "é ponto assente que vamos comprar o óleo de frituras usado até para as pessoas começarem a mentalizar-se que as coisas que são para deitar fora têm algum valor", refere.

por outro lado, o empresário garante que o rendimento dos motores dos camiões "não é afectado", não estando também provado que se verifique um aumento do consumo, "ao contrário do que sucede com o biodiesel".

o preço da instalação de cada um destes "kits" ronda os cinco mil euros, "com possibilidade de serem comparticipados", sendo que os camiões "podem ser novos que não perdem a garantia", explica.

já o sistema de micro-filtragem, que permite que um camião possa fazer, "pelo menos, até 500 mil quilómetros" sem mudar o óleo, custará "entre os 800 e os 900 euros". claro que é "sempre preciso ir acrescentando o óleo", avisa antónio sobreira.

há um camião que actualmente se encontra a ser testado na europa e que já percorreu 760 mil quilómetros com 125 litros de óleo sem qualquer mudança. "mensalmente serão feitas amostras a partir de um determinado número de quilómetros e o camião mudará o óleo quando a máquina de testes o indicar", explica.

assim, como normalmente as mudanças de óleo são feitas aos 40 ou 50 mil, "estamos a reduzi-las em oito ou nove vezes. isto tudo traduzido em filtros de óleo, mão-de-obra e em tempos de paragem significa muitos ganhos no final da vida útil de um camião", garante.

as montagens destas tecnologias inovadoras em dois camiões da rmfs terminaram na semana passada e, neste momento, os veículos já estão a circular. aliás, são os dois primeiros camiões a serem montados em portugal, sublinha o empresário.

os veículos testados pertencem à transportadora da empresa de vila cortês, até porque "o português gosta muito de ver para crer e há muita gente que ainda não acredita nestes sistemas".

no futuro, o objectivo é fazer uma cobertura nacional e, posteriormente, partir para "uma segunda fase internacional".

outra das vertentes deste projecto contempla a instalação de 18 bombas de abastecimento de óleo vegetal espalhadas um pouco por todo o país, com especial incidência para o "eixo braga-lisboa", dada a proximidade do interior com espanha, onde o gasóleo "é muito mais barato", explica. mais tarde, a rmfs irá implementar outro sistema inovador de uma micro-filtragem que permite que o óleo dos hidráulicos das máquinas dure 110 mil horas sem ser mudado.

"pequenos industriais não vão investir na plie"

antónio sobreira não foi parco em críticas à câmara da guarda, a cujos autarcas não reconhece "capacidade" porque "não dão garantias" aos investidores. "arranjaram uma plataforma logística onde vendem o terreno a 25 euros o metro quadrado quando temos terrenos nas zonas industriais dos concelhos limítrofes praticamente a custo zero", critica o empresário que emprega cerca de 12 funcionários.

no seu caso, comprou as antigas instalações da fitlã, em vila cortês do mondego, por "menos dinheiro do que se comprasse só o terreno" na plie. vaticina, por isso, que os pequenos industriais do concelho da guarda "não vão investir na plataforma logística".
in expresso

Re: Um óleo para (quase) toda a vida

Enviado: domingo mar 02, 2008 10:54 pm
por RED BARON
há um sistema de limpeza do oleo do carter que utiliza uma centrifugadora para sedimentar os residuos. deste modo o oleo mantem-se mais limpo mais tempo. será este o caso?

vejam isto:
http://www.albion.com.gr/glacier.htm

Re: Um óleo para (quase) toda a vida

Enviado: domingo mar 02, 2008 11:39 pm
por visitante
vivam ...

ou através deste sistema que tambem monto na oficina..

http://www.kleenoilindia.com/engines.htm

o pessoal de land-rovers em inglaterra é acérrimo utilizador ..
abraços
[***************]

Re: Um óleo para (quase) toda a vida

Enviado: domingo mar 02, 2008 11:50 pm
por hynek
acho que se trata deste sistema:

http://seealte.europecon.net/microfiltr ... tor-3.html

largamente usado na alemanha tanto nos veículos ligeiros como pesados.

agora gostava de ver aquelas bombas para abastecimento do ov.......

Re: Um óleo para (quase) toda a vida

Enviado: domingo mar 02, 2008 11:52 pm
por jmal
quanto a mim é um bom sistema, evita mais resíduos perigosos e fica-se com mais dinheiro na carteira.

Re: Um óleo para (quase) toda a vida

Enviado: domingo mar 02, 2008 11:56 pm
por orbis
só se esquecem de um pequeno pormenorzito sem importância nenhuma: não é só a porcaria que existe no óleo que conta. os óleos contêm aditivos que têm um prazo de validade.

Re: Um óleo para (quase) toda a vida

Enviado: segunda mar 03, 2008 9:52 am
por visitante
vivam ....
orbis Escreveu:só se esquecem de um pequeno pormenorzito sem importância nenhuma: não é só a porcaria que existe no óleo que conta. os óleos contêm aditivos que têm um prazo de validade.
o sistema kleenoil obvia isso mesmo orbis..o principio de funcionamento está descrito no link..tinha preferido colocar o link de inglaterra já que teria acesso a outro tipo de informação técnica na qualidade de colaborador..mas ontem não me foi possivel..segue agora..

http://www.kleenoil.co.uk/

convem referir que como muito bem disse o orbis o problema do oleo não é apenas a sujidade mas sim e tambem a manutenção das propriedades dos aditivos que nele se encontram adicionados e que são os principais responsaveis pela manutenção dos componentes do motor..

o ataque aos aditivos é provocado sobretudo por sub-produtos que emergem ou resultam de reacções quimicas que acontecem de interacções entre gasoleo..oleo..humidade..etc..sendo que aqui a humidade (h2o) é um dos factores que mais interessa eliminar evitando assim a formação de diversos acidos dos quais se destaca o sulfurico por se constituir como o mais agressivo e destrutivo..tanto para a composição do lubrificante como para os componentes com que contacta..

o sistema kleenoil..não conheço os resultados doutros..resolve os problemas a montante eliminando sistematicamente a presença de humidade no oleo..bem como a juzante eliminando os tais sub-produtos..daí que o lubrificante se mantenha dentro das especificações por muito mais tempo e quilometros que o normal..

abraços
[***************]

Re: Um óleo para (quase) toda a vida

Enviado: segunda mar 03, 2008 5:54 pm
por RED BARON
este sistema funciona segundo um principio diferente.
usa o magnetismo para remover particulas magnéticas de desgaste que se vão acumulando no oleo.
depois as outras impurezas são removidas por filtragem normal.
a agua é removida por o filtro ser em celulose.

Re: Um óleo para (quase) toda a vida

Enviado: segunda mar 03, 2008 10:57 pm
por visitante
vivam ....

red baron...

o mag não é para montar em automoveis..é uma estação de reciclagem de oleos..daí que exista disponivel em dois valores de tensão..110volts e 220/240volts..

o kleen é que é o dispositivo para filtragem em motores..

abraços
[***************]

Re: Um óleo para (quase) toda a vida

Enviado: segunda mar 03, 2008 11:11 pm
por RED BARON
viva!
[***************], obrigado pelo esclarecimento. vi o site muito de relance e tinha ficado um pouco confuso.
seria interessante que um dispositivo destes desse para ser utilizado para limpar o ovu.
estou me a referir aos que usam o efeito de centrifugação, que poderiam fazer uma limpesa directa do oleo aquecido (limpa mais rápido e melhor, mais fluido) ou usá-lo para separar a agua do oleo depois deste ter sido lavado, é que a secagem é uma grande chatice.
teria que ser uma coisa baratuxa tipo 100 a 200 euros, era capaz de investir numa coisa dessas.

Re: Um óleo para (quase) toda a vida

Enviado: terça mar 04, 2008 12:51 am
por klinzter
red baron Escreveu:...teria que ser uma coisa baratuxa tipo 100 a 200 euros, era capaz de investir numa coisa dessas...
ou comprar a meias....

Re: Um óleo para (quase) toda a vida

Enviado: terça mar 04, 2008 1:34 pm
por hynek
a minha próxima aquisição será exactamente um kit deste, para experimentar. o investimento de 300 e tal € não me parece exagerado tendo em conta o preço dos óleos de qualidade e a economia resultante.... depois posto os resultados....

Re: Um óleo para (quase) toda a vida

Enviado: terça mar 04, 2008 2:45 pm
por RED BARON
até já tenho na cabeça um desenho para fazer uma máquina simples que deveria servir, mas preciso de trabalho de torno e não tenho torno próprio. é que pagar serviço de torneiro para fazer experiências sai muito caro.

Re: Um óleo para (quase) toda a vida

Enviado: terça mar 04, 2008 3:46 pm
por visitante
vivam ...
hynek Escreveu:a minha próxima aquisição será exactamente um kit deste, para experimentar. o investimento de 300 e tal € não me parece exagerado tendo em conta o preço dos óleos de qualidade e a economia resultante.... depois posto os resultados....
crendo que te estás a referir ao kleenoil posso assegurar-te que não precisas de comprar para experimentar..compra para usar..é efectivamente eficaz..e os resultados que obtiveres não divergirão dos apontados pela marca..aliás..isso mesmo poderás comprovar pelos testemunhos do pessoal de land-rover ( muitos salpicos de agua a atingir a admissão em tt)..já que é nesse modelo que creio irás aplicar o equipamento..

abraço
[***************]

Re: Um óleo para (quase) toda a vida

Enviado: terça mar 04, 2008 4:20 pm
por hynek
prefiro adquirir este:
http://seealte.europecon.net/microfiltr ... tor-3.html

da europecon, já que têm bons resultados com isso tanto nos ligeiros como camiões....

uma vez confirmado, é para recomendar e comercializar.

Re: Um óleo para (quase) toda a vida

Enviado: terça mar 04, 2008 5:18 pm
por katzilla
red baron Escreveu:há um sistema de limpeza do oleo do carter que utiliza uma centrifugadora para sedimentar os residuos. deste modo o oleo mantem-se mais limpo mais tempo. será este o caso?

vejam isto:
http://www.albion.com.gr/glacier.htm
sistema interessanteo o spare 2000 e a centrifuga. conheço maquinas industriais para fazer o mesmo, a vantagem destes é o tamanho tipo porta-chaves e o preço.

Re: Um óleo para (quase) toda a vida

Enviado: terça mar 04, 2008 9:42 pm
por RED BARON
encontrei estas na ebay.

http://search.ebay.ie/search/search.dll ... centrifuge+


já alguem utilizou uma maquina destas para limpar ovu e que possa relatar se vale a pena.