CCDR-LVT estuda soluções para tratamento de gases dos tubos

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
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Tó Miguel
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CCDR-LVT estuda soluções para tratamento de gases dos tubos

Mensagem por Tó Miguel »

ccdr-lvt estuda soluções para tratamento de gases dos tubos de escape

2008-03-05

eminox, innospec fuel specialties, dinex systems e dcl international são as quatro empresas fabricantes de sistemas de tratamento de gases de escape (retrofit), que marcaram presença no workshop temático de aplicação em frotas de transporte rodoviário, que se realizou no final da semana passada. a iniciativa, que teve lugar na faculdade de ciências sociais e humanas da universidade nova de lisboa, surge na sequência dos planos e programas para a melhoria da qualidade do ar ambiente (ppar) na região de lisboa e vale do tejo, revisto em dezembro 2006, pela comissão de coordenação e desenvolvimento regional de lisboa e vale do tejo (ccdr-lvt).


segundo anunciou luísa nogueira, da ccdr-lvt, o objectivo é «conhecer as soluções tecnológicas a nível europeu, elaborar uma análise comparativa dos custos dos vários sistemas de tratamento, para depois equacionarmos se é ou não viável a sua aplicação em portugal».


no ppar a introdução de incentivos ao retrofit de frotas cativas, quer sejam de transporte colectivo rodoviário ou de táxis, é uma das medidas propostas. a alternativa, embora mais onerosa, é a renovação destas frotas, incorporando veículos com melhor desempenho ambiental, em particular, a gpl e/ou gás natural. no entanto, luísa nogueira preferiu não adiantar um calendário para a implantação destas e de outras medidas previstas no documento. primeiro terá de existir uma articulação entre as ccdr de lisboa e vale do tejo e do norte e um interesse efectivo por parte das transportadoras nacionais, afirmou luísa nogueira, tentando responder à questão colocada por uma transportadora sobre o financiamento. «o financiamento, a existir, nunca será 100 por cento garantido», alertou a responsável da ccdr-lvt.


recorde-se que, de acordo com a norma euro5, aplicável a partir de setembro de 2009, os novos motores de veículos pesados comerciais fabricados na união europeia devem reduzir limites de emissão de vários poluentes, tais como óxidos de azoto, monóxido de carbono e partículas carbonosas estabelecidos pela legislação comunitária.


http://www.ambienteonline.pt/noticias/d ... hp?id=6268
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

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