Página 1 de 1

FAO pede aos países dados de suas florestas para estudar

Enviado: quinta mar 06, 2008 9:42 pm
por Tó Miguel
fao pede aos países dados de suas florestas para estudar mudança climática

roma, 6 mar (efe).- a organização das nações unidas para agricultura e alimentação (fao) pediu aos países informações sobre suas florestas para preparar uma avaliação dos recursos florestais mundiais, uma recopilação de dados que permitirá analisar, entre outros assuntos, o efeito de desmatamento na mudança climática.

publicidade

o sistema de avaliação dos recursos florestais mundiais, um estudo que começou há mais de 60 anos, proporciona dados sobre a quantidade de florestas existentes, suas administrações e suas perdas.


segundo os últimos dados da fao, as florestas mundiais estendem-se por quase 4 bilhões de hectares, aproximadamente 30% da superfície terrestre mundial.


a organização destaca que apesar de a taxa de perda líquida das florestas ter encolhido nos últimos anos, o planeta ainda continua perdendo cerca de 200 quilômetros quadrados de mata por dia.


espera-se que o próximo relatório, que ficará pronto em 2010, avalie as condições das florestas em 235 países e territórios, dos quais 175 já designaram os especialistas encarregados dessa tarefa.


"um maior respaldo dos países e os avanços da tecnologia de comunicação farão com que a próxima avaliação dos recursos florestais mundiais seja a mais precisa e confiável já realizada até o momento", disse jan heino, subdiretor-geral do departamento florestal da fao.


heino também disse que "a avaliação de 2010 será uma ferramenta importante para medir o impacto do desmatamento na mudança climática e o papel das florestas para diminuir os efeitos dessa mudança".


a afirmação se baseia na avaliação que permitirá aos analistas compreender os usos do solo que estão substituindo as florestas e que melhorará a compreensão da contribuição mundial destes à emissão e à redução de gases do efeito estufa.


uma das técnicas empregadas para recopilar a informação é uma nova e ambiciosa medição em nível mundial por controle remoto.


para isso, serão usados dados de satélites dos anos de 1975, 1990, 2000 e 2005, que permitirão analisar a cobertura florestal do planeta.


a nova avaliação gerará, segundo a fao, um banco de dados "sem precedentes" sobre o desmatamento e a expansão de florestas naturais.


ainda de acordo com a fao, a avaliação ampliará "o conhecimento sobre a diversidade biológica das florestas e incluirá um estudo especial sobre árvores fora da floresta, uma medição da área florestal administrada de forma sustentável e dados sobre leis, políticas e instituições florestais". efe alg/wr/gs

http://br.noticias.yahoo.com/s/06032008 ... atica.html