Página 1 de 1

Quartéis dos bombeiros passam a receber material eléctrico

Enviado: sábado mar 08, 2008 11:41 pm
por serges
quartéis dos bombeiros passam a receber material eléctrico e electrónico usado

Imagem
serão criados mais 440 locais de recepção para deposição de pequenos e grandes electrodomésticos


os resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (ree) fora de uso vão passar a poder ser entregues em quartéis de bombeiros, começando pelos do distrito de évora ainda este mês, revelou a entidade gestora deste resíduo, a amb3e. o protocolo de cooperação com a liga dos bombeiros portugueses foi celebrado ontem em évora.

“vamos poder criar, potencialmente, mais 440 locais de recepção para deposição de pequenos e grandes electrodomésticos, como computadores ou torradeiras, e ficar mais perto de 16 distritos do continente e regiões autónomas dos açores e da madeira”, comentou fernando lamy da fontoura, director-geral da amb3e.

“agora menos pessoas terão a desculpa para colocar no lixo comum os seus ree (...). com a criação desta parceria facilitamos a vida das pessoas no seu processo de reciclagem dos seus equipamentos eléctricos e electrónicos em fim de vida”, acrescentou.

"os primeiros contentores deverão ser instalados dentro de duas ou três semanas", contou abreu ferreira, da entidade gestora amb3e.

a parceria envolve as 14 associações humanitárias dos bombeiros do distrito de évora - municípios alandroal, arraiolos, borba, estremoz, évora, mora, montemor o novo, mourão, portel, redondo, reguengos de monsaraz, vendas novas, viana do alentejo, vila viçosa -, o governo civil de évora, as entidades da administração local e delegações regionais e distritais da administração central.

“esta parceria representa um forte compromisso que os bombeiros portugueses assumem com a preservação do meio ambiente, ao facilitar que mais reee serão devidamente depositados e, posteriormente, correctamente tratados”, comentou duarte caldeira, presidente do conselho executivo efectivo da liga dos bombeiros portugueses.

uma semana antes do último natal, a amb3e colocou os primeiros contentores em cinco centros comerciais, três no distrito de lisboa (vasco da gama, colombo e cascais shopping) e dois no do porto (gaia shopping e norteshopping), uma experiência piloto concluída no final do mês passado com "bastante sucesso", segundo a amb3e.

"correu tão bem que vamos agora alargar a mais centros comerciais do grupo sonae. estamos só à espera que estejam prontos os novos pontos electrão. a ideia é alargar a todos os centros comerciais, mas vamos agora começar as reuniões", adiantou abreu ferreira.

este responsável adiantou que a entidade gestora está a pensar alargar a recolha daqueles resíduos a universidades, onde existem muitos equipamentos electrónicos.
Imagem