Página 1 de 1

Aerogerador

Enviado: quarta mar 12, 2008 3:38 pm
por snunoreis
boa tarde,
pretendo fazer os primeiros ensaios/testes com um aerogerador. como ainda estou na fase do projecto/montagem, pretendo tirar algumas dúvidas juntos dos experts da matéria;

pretendo utilizar um "dínamo" de uma renault 4 de 1970 e o "regulador de tensão" que também equipa o mesmo veículo, assim (penso eu ) o regulador faz a gestão da carga das baterias.

pretendo fazer um desacelarador (aba de borracha colocada no veio de transmissão que com a força centrifuga da rotação alarga e entra em contacto com um travão) que acima de determinada rotação reduz a velocidade do rotor. (depois de montado coloco fotos aqui...) penso que depois desta explicação, só com fotos é que vão perceber...

até aqui penso não estar muito longe do perfeitamente exequivel. vem a parte mais complicada... as hélices...

tenho lido bastante sobre este assunto no forum e sites, mas fica-me uma dúvida. pelo que me apercebo, a partir de determinada medida, o comprimento das hálices não é proporcional ao nr de rotações e capacidade de impulso do rotor! certo?...( ou seja, não me adianta fazer umas hélices muito grandes, porque não vou ter mais rendimento por isso...) agora quem me pode explicar porque é que as hélices dos helicopeteros são tão compridas, e como é que não se desintegram com as rotações que atingem?

desculpem a ignorancia, mas como já pude comprovar há muita gente neste forum capaz de dar boas lições...

obrigado a todos

Re: Aerogerador

Enviado: quarta mar 12, 2008 9:05 pm
por Uea
snunoreis, no que toca às pás, quanto maiores forem mais lentas são, contudo têem mais força a rodar.
normalmente ou se adapta o gerador para produzir mais potência a uma rotação mais baixa ou aplica-se uma multiplicação.
no teu caso talvez seja melhor uma multiplicação, já que estás com um motor de indução, o melhor que lhe podes fazer é rebobinar ou aplicar um neodimium's para aumentar a produção a baixas rotações.

ainda a falar das pás... se tiveres umas pás de 1m mas com um tsr de 4, elas vão sêr mais "lentas" que umas pás de 2m de tsr de 7, tsr é a velocidade das pás em relação à velocidade do vento, o tsr mais indicado normalmente é 7 porque convertem uma boa banda de energia à velocidade do vento e só ocorre o fenomeno de "stall" ( travamento ) com vento muito forte.

também podes provocar o fenomeno de "stall" , pelo menos nos geradores de imans permanentes veio directo, ao aumentares excessivamente o consumo ou "carga" ao gerador.

as pás do helicoptero não se desintegram porque são feitas de compósitos, fibra de carbono e afins =)

não sou nenhum expert mas ajudo no que posso
fiquem bem e abraço

Re: Aerogerador

Enviado: quinta mar 13, 2008 10:14 am
por snunoreis
boas uea,

já estava a pensar fazer uma multiplicação atravéz de polies, e correias de borracha.
vou optar pela aplicação de um neodymium, para ter produção a mais baixas rotações, (já encontrei aqui no forum dois sites onde os posso adquirir on line).
quanto ás pás vou estudar as várias alternativas tendo em consideração a sujestão que fazes.

um abraço e obrigado pela ajuda/esclarecimento

Re: Aerogerador

Enviado: segunda mar 17, 2008 6:26 pm
por ventoinhas
ora ai esta voce com um dinamo pode atingir sucesso . é raro conseguir esse matezrial .
em tempos tambem tinha feito alguns ensaios de aero dinamos .depois adaptei o dinamo a um motor a petrolio e em menos de nada carregava a bateria para ter luz electrica .
(historias do passado)

Re: Aerogerador

Enviado: terça ago 19, 2008 12:55 am
por malco.angioletti
como está indo seu projeto? pelo que vi em documentários, usar pás horizontais (parecidas com ventoinhas) pode ser de mais rendimento que as tradicionais hélices.

Re: Aerogerador

Enviado: terça ago 19, 2008 1:08 am
por Uea
é desenterrar o post e é um pouco off-topic contudo...

eu andava a fazer olhinhos a estas
http://www.magnet4less.com/product_info ... cts_id=229

"88 dollars" bem em conta com o euro so que ...
quando fui a ver o preço para chegarem à minha casa ... meus amigos "709 dollars" e sim .. setecentos e nove dollars para o transporte..
posso dizer com alguma tristeza que perdi a moral no que toca a eólicas

fiquem bem e abraço