Aerogerador
Enviado: quarta mar 12, 2008 3:38 pm
boa tarde,
pretendo fazer os primeiros ensaios/testes com um aerogerador. como ainda estou na fase do projecto/montagem, pretendo tirar algumas dúvidas juntos dos experts da matéria;
pretendo utilizar um "dínamo" de uma renault 4 de 1970 e o "regulador de tensão" que também equipa o mesmo veículo, assim (penso eu ) o regulador faz a gestão da carga das baterias.
pretendo fazer um desacelarador (aba de borracha colocada no veio de transmissão que com a força centrifuga da rotação alarga e entra em contacto com um travão) que acima de determinada rotação reduz a velocidade do rotor. (depois de montado coloco fotos aqui...) penso que depois desta explicação, só com fotos é que vão perceber...
até aqui penso não estar muito longe do perfeitamente exequivel. vem a parte mais complicada... as hélices...
tenho lido bastante sobre este assunto no forum e sites, mas fica-me uma dúvida. pelo que me apercebo, a partir de determinada medida, o comprimento das hálices não é proporcional ao nr de rotações e capacidade de impulso do rotor! certo?...( ou seja, não me adianta fazer umas hélices muito grandes, porque não vou ter mais rendimento por isso...) agora quem me pode explicar porque é que as hélices dos helicopeteros são tão compridas, e como é que não se desintegram com as rotações que atingem?
desculpem a ignorancia, mas como já pude comprovar há muita gente neste forum capaz de dar boas lições...
obrigado a todos
pretendo fazer os primeiros ensaios/testes com um aerogerador. como ainda estou na fase do projecto/montagem, pretendo tirar algumas dúvidas juntos dos experts da matéria;
pretendo utilizar um "dínamo" de uma renault 4 de 1970 e o "regulador de tensão" que também equipa o mesmo veículo, assim (penso eu ) o regulador faz a gestão da carga das baterias.
pretendo fazer um desacelarador (aba de borracha colocada no veio de transmissão que com a força centrifuga da rotação alarga e entra em contacto com um travão) que acima de determinada rotação reduz a velocidade do rotor. (depois de montado coloco fotos aqui...) penso que depois desta explicação, só com fotos é que vão perceber...
até aqui penso não estar muito longe do perfeitamente exequivel. vem a parte mais complicada... as hélices...
tenho lido bastante sobre este assunto no forum e sites, mas fica-me uma dúvida. pelo que me apercebo, a partir de determinada medida, o comprimento das hálices não é proporcional ao nr de rotações e capacidade de impulso do rotor! certo?...( ou seja, não me adianta fazer umas hélices muito grandes, porque não vou ter mais rendimento por isso...) agora quem me pode explicar porque é que as hélices dos helicopeteros são tão compridas, e como é que não se desintegram com as rotações que atingem?
desculpem a ignorancia, mas como já pude comprovar há muita gente neste forum capaz de dar boas lições...
obrigado a todos