Placas de indução

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Placas de indução

Mensagem por itisix »

a pedido de algumas famílias, fica aqui um tópico sobre placas de indução. já se tem falado sobre isso, mas também já era hora de um tópico só para elas mesmo.
começo com a transcrição da minha intervenção de outro tópico.
a placa que tenho é de marca balay e estou muito, muito satisfeito. já tive uma ariston (na outra casa) e os meus sogros têm uma da de dietrich.
a de dietrich é a melhor, mas não por muito e o preço assusta.
estou muito contente com a minha balay. já a uso há quase 2 anos e não tenho razões de queixa. é ligeiramente melhor que a minha antiga ariston, mas tb é mais recente.

a minha custou entre 800 e 900 euros se não me falha a memória, mas até podem consultar o preço da balay espanha que quando mandei fazer a cozinha escolhi por lá alguns electrodomésticos (e o preço era igual ou muito parecido) e parece-me que as placas já desceram qq coisa.
o preço é sensivelmente o dobro das placas de vitro tradicionais, mas vale a pena. gasta muito menos energia e são muito mais rápidas. já não cozinhava com outra coisa há anos, e fui passar uns dias a espanha e a placa era vitro tradicional... que desalento. demorada como tudo. além disso, a maria agradece a placa de indução que é bem mais fácil de limpar. não é preciso produtos nem aquelas lâminas. é só passar um pano húmido e às vezes uma esponja (esponja mesmo, nada de esfregão verde) e um pouco de lavalouça.

aconselho vivamente, mas atenção à louça própria (bases de ferrite). tb podem comprar uma base de aquecimento (basicamente um disco para colocar debaixo do tacho) que assim podem usar outras louças (vidro, barro, etc). eu não quero mais nada. aliás, tenho outra placa em casa à espera que acabe as minhas obras na segunda cozinha.

penso que a minha é a 920l (biselada). até aconselhava a comprar uma de apenas 3 bicos. se pensarem bem, nunca niguém usa os 4. eu só não comprei pq na altura não havia de 3.

tb podem comprar com 2 zonas de indução e 2 de vitro... mas é desperdício.

http://www.balay.es/catalogo_precios_el ... _induccion
se alguém tiver dúvidas perguntem que dentro do possível eu tento ajudar.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16146
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Placas de indução

Mensagem por serges »

ora nem mais, as "familias" agradecem!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Placas de indução

Mensagem por itisix »



PDuarte
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: sábado dez 15, 2007 7:25 pm

Re: Placas de indução

Mensagem por PDuarte »

sai mais barato a eletrecidade que se gasta para se cozinhar em relação ao gás?


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Placas de indução

Mensagem por itisix »

pduarte Escreveu:sai mais barato a eletrecidade que se gasta para se cozinhar em relação ao gás?
penso que será +/- a mesma coisa (talvez ainda mais barato o gás, mas por muito pouco). por outro lado, tens a questão da segurança. não precisas de ter o gás para cozinhar. e o gás que está sempre a aumentar...

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Re: Placas de indução

Mensagem por ventoinhas »

penso que será +/- a mesma coisa (talvez ainda mais barato o gás, mas por muito pouco). por outro lado, tens a questão da segurança. não precisas de ter o gás para cozinhar. e o gás que está sempre a aumentar...

para o conforto nao se compara sera tambem menos perigoso se os electroes forem de origem renovavel tambem é mais ecologico. mas sera cetamente mais caro
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Placas de indução

Mensagem por itisix »

não é muito mais caro, se é que ainda é mais caro (com os preços do gás de botija pelo menos).


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Placas de indução

Mensagem por itisix »

para quem não sabe, o principio de funcionamento é muito simples.
em vez de a placa aquecer, cria um campo electromagnético entre a placa e a base dos tachos e panelas (que tem de ser de ferrite apropriada). esse campo electromagnético faz aquecer o tacho, logo não há perdas de calor pela placa. não tenho valores concretos, mas sou bem capaz de apostar que no máximo a 10 anos o investimento é compensado, dado as placas gastarem cerca de metade de uma vitro tradicional.
além disso, danifica menos a louça e claro, a segurança é outra, especialmente para quem tem crianças.

uma ideia para aquecer a água, poderia ser o principio do micro ondas. a questão seria de encontrar maneira de aquecer um fluxo de água o suficientemente depressa para tomar banhos quentes. este sistema reduziria em muito as perdas de energia, sendo directo (sem depósito). mas isto já sou eu a divagar, nem sei se é viável. e penso que a eficiência será +/- a mesma que um esquentador eléctrico.

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Re: Placas de indução

Mensagem por ventoinhas »

entao os tachos e panelas normais nao servem para esse sistema? é que a minha ignorancia nessa matéria é mesmo grande e pode haver por ai mais alguem com as mesmas duvidas se poder adientar mais permenores ficariamos mais ao corrente um abraço.
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.


a.carla
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: segunda abr 28, 2008 6:07 pm

Re: Placas de indução

Mensagem por a.carla »

tenho uma questão acerca de placas de indução.
alguem sabe qual a força necessária para uma placa dessas se partir?
comprei uma fagor a volta de 1 ano, e este fim de semana descobri que estava partida. tenho ideia que é necessário uma força extrema para partir, mas não encontro nenhuma informação acerca disso.


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Placas de indução

Mensagem por itisix »

ventoinhas Escreveu:entao os tachos e panelas normais nao servem para esse sistema? é que a minha ignorancia nessa matéria é mesmo grande e pode haver por ai mais alguem com as mesmas duvidas se poder adientar mais permenores ficariamos mais ao corrente um abraço.
a grande maioria de tachos e panelas que se vendem agora dão para usar em indução. não consegui encontrar na net, mas o simbolo é uma bobine/espiral e costuma estar afixado no fundo. claro que tachos de aluminio, barro, vidro e afins não dá, mas tb se encontra já bastante barata, como por exemplo no ikea.
a.carla Escreveu:tenho uma questão acerca de placas de indução.
alguem sabe qual a força necessária para uma placa dessas se partir?
comprei uma fagor a volta de 1 ano, e este fim de semana descobri que estava partida. tenho ideia que é necessário uma força extrema para partir, mas não encontro nenhuma informação acerca disso.
não sei valores para a resistência dos vidros, mas posso assegurar que são bem resistentes, a julgar pelos "acidentes" que já tive, tipo deixar cair um tacho...
já ouvi de placas vitro tradicionais partir provavelmente também devido ao maior calor, mas tanto quanto sei é mesmo muito raro.
poderá ter sido defeito de fabrico ou de instalação, até porque o vidro não parte sem um grande choque, que é fácil de ver se houve ou não. se ainda tem 1 ano estará na garantia, logo é reclamar.


segundo encontrei, as placas de indução gastam cerca de 40 a 70% menos que as restantes eléctricas.
além disso, têm uma eficiência energética de perto de 90%.
pela minha experiência pessoal e caracteristicas que tenho lido, em termos de potência é +/- igual, mas a de indução é muito mais rápida. depois de usar indução, tudo o resto parece lesma.

já agora mais info

http://en.wikipedia.org/wiki/induction_cooker


PDuarte
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: sábado dez 15, 2007 7:25 pm

Re: Placas de indução

Mensagem por PDuarte »

itisix Escreveu:para quem não sabe, o principio de funcionamento é muito simples.
em vez de a placa aquecer, cria um campo electromagnético entre a placa e a base dos tachos e panelas (que tem de ser de ferrite apropriada). esse campo electromagnético faz aquecer o tacho, logo não há perdas de calor pela placa. não tenho valores concretos, mas sou bem capaz de apostar que no máximo a 10 anos o investimento é compensado, dado as placas gastarem cerca de metade de uma vitro tradicional.
além disso, danifica menos a louça e claro, a segurança é outra, especialmente para quem tem crianças.

uma ideia para aquecer a água, poderia ser o principio do micro ondas. a questão seria de encontrar maneira de aquecer um fluxo de água o suficientemente depressa para tomar banhos quentes. este sistema reduziria em muito as perdas de energia, sendo directo (sem depósito). mas isto já sou eu a divagar, nem sei se é viável. e penso que a eficiência será +/- a mesma que um esquentador eléctrico.


desculpa a minha ignorancia, mas existem esquentadores eletricos?


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Placas de indução

Mensagem por itisix »

pduarte Escreveu:desculpa a minha ignorancia, mas existem esquentadores eletricos?
sim. é a mesma coisa que um esquentador a gás. é instantaneo.
segundo sei funcionam bem e são até económicos mas têm um grande defeito: a potência eléctrica que precisam pode obrigar a ter mais potência no contador (que se paga mensalmente, tirando daí o interesse todo). e muitos deles são trifásicos.
e normalmente são pequenos.

http://www.edp.pt/edpi/internet/pt/grou ... heater.htm

http://www.junkers.com/pt/pt/ek/produto ... ricos.html

http://www.tanklesswaterheaters.com/tempra36.html

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Re: Placas de indução

Mensagem por ventoinhas »

bem mais uma que o ventoinhas aprendeo esquentadores electricos instantaneos o problema é que requerem trifasica .segundo diz no 1site quando as destancias sao grandes os termoacumuladores tem desvantagem ,mas nao esquecer que o problema é que a maior parte dos tubos nao foram isolados e assim o que acontece é que ao pacar a agua quente pelos muros ou pelo chao vai aquecendo este. é o principio do aquecimento pelo solo esperemos que as novas instalaçoes ja nao carecam de falta de conhecimentos profissionais .de electricidade nao entendo patavina mas é certo que estam a evoluir tecnicas bem eficazes quando comecou a aparecer a electricidade que nao faz assim tanto tempo como parece .tudo o que tocava a aquecimentos era um ver tornar o contador .hoje ja existe pessoas que em casa nao querem mais tipo algum de energia
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Placas de indução

Mensagem por itisix »

ventoinhas Escreveu:bem mais uma que o ventoinhas aprendeo esquentadores electricos instantaneos o problema é que requerem trifasica .segundo diz no 1site quando as destancias sao grandes os termoacumuladores tem desvantagem ,mas nao esquecer que o problema é que a maior parte dos tubos nao foram isolados e assim o que acontece é que ao pacar a agua quente pelos muros ou pelo chao vai aquecendo este. é o principio do aquecimento pelo solo esperemos que as novas instalaçoes ja nao carecam de falta de conhecimentos profissionais .de electricidade nao entendo patavina mas é certo que estam a evoluir tecnicas bem eficazes quando comecou a aparecer a electricidade que nao faz assim tanto tempo como parece .tudo o que tocava a aquecimentos era um ver tornar o contador .hoje ja existe pessoas que em casa nao querem mais tipo algum de energia
por acaso já vi esquentadores eléctricos monofásicos. poucos, mas vi, mas o caudal tb era diminuto e o preço nem por isso. e são ainda piores que os trifásicos, porque a potência é apenas numa fase, e não dividida por 3.
quanto ao isolamento, devia ser o mais importante da construção, mas normalmente é, quanto muito, acessório. eu mandei isolar todos os tubos que vêm da casa das máquinas para a casa, mas mesmo assim não fizeram grande trabalho porque o aquecimento central aquece a água fria!
a electricidade é boa amiga e uma das fontes mais seguras nas casas. em muitos casos não faz sentido outro tipo. eu sou muito averso a ter gás em casa, por muitas e diversas razões (obviamente não muito boas). o gás que tenho é uma botija para o esquentador e está cá fora na casa das máquinas, e um dia destes tb vai passear quanto tiver €€€ para instalar um painel ou 2.

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Re: Placas de indução

Mensagem por ventoinhas »

a ver se compreendi bem quando diz que o aquecimento central aquece a agua fria .outrora pacava-se os tubos do aquecimento central no betao da primeira placa depois pacava-se o resto dos tubos da agua e da electricidade e tudo o mais restante e efectivamente sobretudo no inverno a agua fria tem tendencia de vir morna logo ao começo .
para que isso nao aconteça mais mudaram-se as normas. e primeiro paçam-se todos ,todos os tubos em seguida faz-se uma chapa de recouvremento direita ,pousa-ce o isolante e depois botam-se so os tubos ou fios electricos sem mais nada nessa dala cobrese com uma chapa de 5ou6 cm para que nao hajam grandes inercias no sistema de aquecimento.
tambem considero a electricidade uma boa aposta .
mas entao o seo aquecimento central é a electricidade?
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Placas de indução

Mensagem por itisix »

ventoinhas Escreveu:a ver se compreendi bem quando diz que o aquecimento central aquece a agua fria .outrora pacava-se os tubos do aquecimento central no betao da primeira placa depois pacava-se o resto dos tubos da agua e da electricidade e tudo o mais restante e efectivamente sobretudo no inverno a agua fria tem tendencia de vir morna logo ao começo .
para que isso nao aconteça mais mudaram-se as normas. e primeiro paçam-se todos ,todos os tubos em seguida faz-se uma chapa de recouvremento direita ,pousa-ce o isolante e depois botam-se so os tubos ou fios electricos sem mais nada nessa dala cobrese com uma chapa de 5ou6 cm para que nao hajam grandes inercias no sistema de aquecimento.
tambem considero a electricidade uma boa aposta .
mas entao o seo aquecimento central é a electricidade?
não.
o que acontece é que quando fiz a casa das máquinas, a água fria e quente vieram por uma vala juntamente com o aquecimento a atravessar o quintal. é aí que aquece. eu bem mandei isolar aquilo, mas enfim.
de qq forma, o aquecimento é com caldeira a gasoleo, o que quer dizer que nunca mais vai funcionar.
neste momento tenho andado a desenrascar com aquecedor a óleo no quarto até decidir ao certo o que fazer (que deve passar por ac assim o tuste o permita).


jccgold
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quinta jun 26, 2008 1:54 pm

Re: Placas de indução

Mensagem por jccgold »

já uso uma placa de inducao móvel há 1 ano pelo menos e vejo que a informacao ainda é muito escassa.
da minha experiencia quando comprei essa placa de inducao vinha com uma especie de cola branca a sair numa certa zona ou pelo menos assim parecia e 1 mes depois a placa rachou exactamente por essa zona. nao sem protesto da rapariga que aceitou a placa no mediamarkt, lá acabou por vir uma nova, e até hoje sem problemas tenho no entanto bastante cuidado em nao bater com nada nela. acho que este problema da vitroceramica rachar é um problema real.
depois tendo 3.45kw contratados se comprar uma placa de fogao com 4 bicos de inducao provavelmente teria de contratar mais potencia. o que ficaria mais caro. mas e daí nao sei porque nesta placa de inducao movel com potencia anunciada de 1800w, qdo vou medir a potencia que consome ela varia entre os 300 e 400w. até hoje esse medidor tem sido fiável em vários aparelhos, assim sendo a inducao consome muito menos energia que a anunciada.
um problema enorme é a falta de utensilios para inducao. é algo que até hoje nao entendo. 90% ou mais dos utensilios vendidos sao de aluminio. fazem tanta publicidade a placas de inducao e depois utensilios compativeis sao raros, caros, e por ex na tefal que têm uma gama de utensilios que gosto mto em que dá para encolher o cabo essa gama é incompativel com inducao
por ultimo õs preços das placas de inducao têm descido lenta mas consistentemente e gostava que alguem que tenha um fogao completo de 4 bicos de inducao falasse sobre as funcoes dos mesmos nomeadamente temporizadores, extras, resistencia a riscos etc?


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Placas de indução

Mensagem por itisix »

boas,

nunca vi nenhuma placa de indução rachar, e entre a minha antiga casa, a actual, a casa dos meus sogros e a casa de férias dos meus sogros já utilizei 5. 3 delas com mais de 5 anos e muito uso e sem qualquer problema nesse sentido. claro que se deitarmos água fria na placa "quente" pode haver azares. ponho quente entre " " porque a placa aquece relativamente pouco.
o problema que ocorreu (em 2 delas) foi estarem mal instaladas. foram instaladas por cima do forno, mas sem o devido isolamento. queimaram por excesso de calor (vindo forno).
na casa nova mandei instalar forno de um lado e placa do outro (até é mais prático assim).

os utensilios da tefal, têm muita publicidade mas a qualidade não é das melhores. não querendo fazer publicidade, a silampos tem da melhor louça que até hoje usei. têm praticamente tudo indução e é tudo inox. muito resistente e com garantia vitalícia. e nota-se bem. tenho alguns tachos que foram oferecidos com a placa e uns pequenos que comprei na ikea (que tem louça de indução estupidamente barata e não é assim tão ruim) e a qualidade vê-se.

os consumos anunciados são os consumos máximos. como a placa é electrónica, o consumo é proporcional ao nivel que está escolhido. e gasta mesmo pouca energia.

quanto ao uso em si, riscos, zero. a limpeza é super fácil. tenho amigos com placas vitro tradicional e andam sempre com produtos e lâminas para raspar e não sei o que. eu passo um pano húmido ou com um pouco de lava louça e está feito. se a quero a brilhar passo um pouco de limpa vidros neutro. até já apanhei alguns sustos, tipo deixar cair o tacho ou assim e têm aguentado bem.
as funções, há várias. além das de segurança (sobreaquecimento, sensores para o caso de a água entornar, bloqueio por causa dos miúdos, etc..), há temporizadores. quase todas têm função "turbo" ou "power" que é uma coisa descomunalmente rápida que é bom quando se precisa de aquecer um pouco de água com muita pressa. outras placas têm zonas duplas, ou seja, o mesmo spot tem e zonas. um circulo mais pequeno e outra zona à volta.

eu tenho 6.9 kva de potência eléctrica em casa. esta é a potência mas comum nas casas portuguesas. não dá para ligar os 4 pontos no máximo. teoricamente daria se não houvesse mais nada tipo frigorificos, arcas, luzes, etc...
após a minha experiencia, o que aconselho é a comprarem placas de 3 pontos. são qq coisa mais baratas e já começa a haver. não conseguimos usar as 4 e não... além disso, há umas muito bonitas que eu só vi depois de ter chegado a placas quadrada que comprei. são 3 pontos em linha, sendo a placa rectangular.

tipo isto

http://www.balay.es/catalogo_precios_el ... o/3et928lp

não fazendo publicidade, o site da balay tem preços que ajudam a escolhar, porque é muito semelhante ao preço de cá (igual normalmente).

das que usei até hoje, a balay é boa, ariston é média, mas a de dietrich é muito superior. claro que o preço também. e ainda tenho uma da aeg lá em casa à espera que acabe de remodelar a cozinha do anexo.

p.s. as placas de indução têm ventoínhas de arrefecimento. se colocarmos a gaveta dos talheres por baixo da mesma, aquele ar quentinho vem secá-los. isto é particularmente engenhoso para quem tem talheres com cabo de madeira.

mais alguma dúvida, mandem.

p.s. 2 : a parte de cima da placa é uma peça única. não devia sair nada da mesma nem ter colas ou afins. se havia algum tipo de cola na superfície, então tinha sido uma tentativa aldrabada de tapar os olhos a alguém. com o calor a coisa vai-se.

p.s. 3 : cuidado com os utensílios de alumínio. podem ser perigosos para a saúde. o único metal que se deve usar na cozinha é o aço inox, e de boa qualidade.


jccgold
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quinta jun 26, 2008 1:54 pm

Re: Placas de indução

Mensagem por jccgold »

e porque dizes que dietrich é muito superior? e que balay é melhor que ariston?
sobre os tachos realmente nao conhecia os silampos. tenho varios tachos cá em casa e nao sao no geral bons, o que ainda me surpreendeu melhor foi um comprado no intermarche para o forno

Responder

Voltar para “Geral”