COMO DESAPARECEU RUDOLF DIESEL????
Enviado: quinta abr 17, 2008 12:25 pm
1913: desaparecimento de rudolf diesel
rudolf diesel (1858 - 1913)
na noite de 29 de setembro de 1913, rudolf diesel embarcou num ferry-boat em antuérpia, na bélgica, com destino a harwich, no reino unido, onde nunca chegou.
no dia 29 de setembro de 1913, o engenheiro alemão rudolf diesel escreveu de antuérpia, na bélgica, uma carta à sua mulher: "está fazendo um tempo quente de verão, não se sente nem mesmo o sopro de um ventinho. parece que a travessia vai ser boa".
a travessia mencionada era a viagem de navio que cruzaria o canal da mancha até harwich, na inglaterra, país onde diesel pretendia inaugurar a nova sede de uma fábrica do motor inventado por ele. rudolf diesel, no entanto, jamais chegaria ao destino da viagem. a cama da sua cabine estava intacta quando o navio aportou em harwich e o seu corpo não foi encontrado. suspeitou-se que ele teria caído do navio de maneira inexplicável.
o ocorrido abalou a opinião pública. por ocasião da sua morte, diesel estava no auge da fama, graças à sua invenção do motor de auto-ignição. em dezenas de fábricas em toda a europa e nos estados unidos, o motor inventado por ele era produzido em larga escala. com a concessão de licenças, ele havia se tornado milionário. o que poderia estar por trás da morte repentina desse homem?
hipóteses e mais hipóteses
a possibilidade de um acidente foi excluída, uma vez que estava extremamente calma a noite de 29 de setembro, quando diesel embarcou no navio. boatos começaram a espalhar-se. especulava-se sobre inimigos mortais do inventor, sobre desavenças entre a inglaterra e a alemanha e até sobre comerciantes de óleo, insatisfeitos com o consumo reduzido de combustível do motor criado por diesel. os jornais da época levantaram infindáveis suspeitas em suas manchetes:
"inventor lançado ao mar para evitar a venda da patente ao governo inglês"
"criador do motor a óleo diesel executado como traidor para manter segredos de submarino"
"diesel assassinado por agentes dos grandes comerciantes de óleo"
"serviço secreto inglês elimina diesel"
sucediam-se suspeitas absurdas e todas as hipóteses eram tomadas por verdadeiras.
lado sombrio da existência
a verdade, ou pelo menos o que se acreditou posteriormente ser a verdade, era muito mais banal. rudolf diesel estava à beira da falência quando morrreu e não teve coragem de comunicar o fato à família. além de tudo, tendo sido criado em um meio com poucos recursos, diesel não suportou a ruína financeira. em 1891, um ano antes de patentear o seu motor, ele escrevera à mãe: "pretendo brevemente obter sucesso com os resultados das minhas pesquisas de 12 anos. em todo esse tempo, reguei uma flor à custa de muito sacrifício. agora, quero colhê-la e desfrutar do seu aroma".
e diesel aproveitou realmente os resultados do seu sucesso. o dinheiro vindo das licenças de fabricação do motor financiava o gordo orçamento burguês da sua casa. sua mulher passou a fazer pinturas a óleo, a família deu-se ao luxo de alugar uma carruagem, além de empregados e uma governanta para cuidar das crianças.
entre o registro da patente e a entrada em atividade dos primeiros motores passaram-se, no entanto, cinco anos, o que provocou uma certa impaciência nos compradores. em vez de dedicar-se com afinco às melhorias e ao desenvolvimento da sua invenção, diesel envolveu-se em tentativas de acumular fortuna. ele passou a vender cada vez mais licenças, continuou fundando novas fábricas de motores e acabou perdido num confuso espírito empresarial.
com suas atividades, diesel destruiu a sua saúde e perdeu boa parte do capital que havia acumulado, em especulações financeiras mal-sucedidas. o estilo de vida adotado por ele exigia gastos cada vez maiores. a situação começava a tornar-se insustentável no ano de 1913. a família, no entanto, nunca soube desse lado sombrio da sua existência.
ninguém pode dizer com segurança o que pensou rudolf diesel ao deixar antuérpia no dia 29 de setembro e embarcar no navio em direção ao alto-mar. mas tudo leva a crer que ele deve ter optado pelo suicídio, por não suportar a vergonha da ruína financeira. duas semanas mais tarde, marinheiros encontraram o cadáver já deteriorado de um homem nas proximidades da costa belga.
após tirar das roupas do morto alguns objetos – papéis não foram encontrados – os marinheiros atiraram o cadáver novamente ao mar. não era "comum levar mortos a bordo", explicaria mais tarde o capitão do navio. através dos objetos encontrados, o morto foi identificado como sendo rudolf diesel e uma certidão de óbito pôde ser expedida. seu cadáver nunca mais foi encontrado.
carsten heinisch (sv) © 2007 deutsche welle´
http://bloguelfemerides.blogspot.com/20 ... chive.html
rudolf diesel (1858 - 1913)
na noite de 29 de setembro de 1913, rudolf diesel embarcou num ferry-boat em antuérpia, na bélgica, com destino a harwich, no reino unido, onde nunca chegou.
no dia 29 de setembro de 1913, o engenheiro alemão rudolf diesel escreveu de antuérpia, na bélgica, uma carta à sua mulher: "está fazendo um tempo quente de verão, não se sente nem mesmo o sopro de um ventinho. parece que a travessia vai ser boa".
a travessia mencionada era a viagem de navio que cruzaria o canal da mancha até harwich, na inglaterra, país onde diesel pretendia inaugurar a nova sede de uma fábrica do motor inventado por ele. rudolf diesel, no entanto, jamais chegaria ao destino da viagem. a cama da sua cabine estava intacta quando o navio aportou em harwich e o seu corpo não foi encontrado. suspeitou-se que ele teria caído do navio de maneira inexplicável.
o ocorrido abalou a opinião pública. por ocasião da sua morte, diesel estava no auge da fama, graças à sua invenção do motor de auto-ignição. em dezenas de fábricas em toda a europa e nos estados unidos, o motor inventado por ele era produzido em larga escala. com a concessão de licenças, ele havia se tornado milionário. o que poderia estar por trás da morte repentina desse homem?
hipóteses e mais hipóteses
a possibilidade de um acidente foi excluída, uma vez que estava extremamente calma a noite de 29 de setembro, quando diesel embarcou no navio. boatos começaram a espalhar-se. especulava-se sobre inimigos mortais do inventor, sobre desavenças entre a inglaterra e a alemanha e até sobre comerciantes de óleo, insatisfeitos com o consumo reduzido de combustível do motor criado por diesel. os jornais da época levantaram infindáveis suspeitas em suas manchetes:
"inventor lançado ao mar para evitar a venda da patente ao governo inglês"
"criador do motor a óleo diesel executado como traidor para manter segredos de submarino"
"diesel assassinado por agentes dos grandes comerciantes de óleo"
"serviço secreto inglês elimina diesel"
sucediam-se suspeitas absurdas e todas as hipóteses eram tomadas por verdadeiras.
lado sombrio da existência
a verdade, ou pelo menos o que se acreditou posteriormente ser a verdade, era muito mais banal. rudolf diesel estava à beira da falência quando morrreu e não teve coragem de comunicar o fato à família. além de tudo, tendo sido criado em um meio com poucos recursos, diesel não suportou a ruína financeira. em 1891, um ano antes de patentear o seu motor, ele escrevera à mãe: "pretendo brevemente obter sucesso com os resultados das minhas pesquisas de 12 anos. em todo esse tempo, reguei uma flor à custa de muito sacrifício. agora, quero colhê-la e desfrutar do seu aroma".
e diesel aproveitou realmente os resultados do seu sucesso. o dinheiro vindo das licenças de fabricação do motor financiava o gordo orçamento burguês da sua casa. sua mulher passou a fazer pinturas a óleo, a família deu-se ao luxo de alugar uma carruagem, além de empregados e uma governanta para cuidar das crianças.
entre o registro da patente e a entrada em atividade dos primeiros motores passaram-se, no entanto, cinco anos, o que provocou uma certa impaciência nos compradores. em vez de dedicar-se com afinco às melhorias e ao desenvolvimento da sua invenção, diesel envolveu-se em tentativas de acumular fortuna. ele passou a vender cada vez mais licenças, continuou fundando novas fábricas de motores e acabou perdido num confuso espírito empresarial.
com suas atividades, diesel destruiu a sua saúde e perdeu boa parte do capital que havia acumulado, em especulações financeiras mal-sucedidas. o estilo de vida adotado por ele exigia gastos cada vez maiores. a situação começava a tornar-se insustentável no ano de 1913. a família, no entanto, nunca soube desse lado sombrio da sua existência.
ninguém pode dizer com segurança o que pensou rudolf diesel ao deixar antuérpia no dia 29 de setembro e embarcar no navio em direção ao alto-mar. mas tudo leva a crer que ele deve ter optado pelo suicídio, por não suportar a vergonha da ruína financeira. duas semanas mais tarde, marinheiros encontraram o cadáver já deteriorado de um homem nas proximidades da costa belga.
após tirar das roupas do morto alguns objetos – papéis não foram encontrados – os marinheiros atiraram o cadáver novamente ao mar. não era "comum levar mortos a bordo", explicaria mais tarde o capitão do navio. através dos objetos encontrados, o morto foi identificado como sendo rudolf diesel e uma certidão de óbito pôde ser expedida. seu cadáver nunca mais foi encontrado.
carsten heinisch (sv) © 2007 deutsche welle´
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