Gasolina e gasóleo, qual o mais “verde”?
Enviado: domingo mai 18, 2008 6:38 pm
gasolina e gasóleo, qual o mais “verde”?
combustíveis estão praticamente empatados em termos ambientais
por comparação com a gasolina, o gasóleo é uma boa opção em termos ambientais se os veículos estiverem equipados com filtros de partículas, mas há um dado raramente referido: a produção de gasóleo consome mais 25 por cento de petróleo.
"o gasóleo é uma boa opção se o veículo tiver filtro de partículas, para o qual já há um incentivo fiscal de 500 euros. há marcas que já têm todos os veículos a gasóleo com filtro de partículas, outras ainda não", disse à agência lusa o dirigente da quercus, francisco ferreira.
recordando que as partículas emitidas pelos diesel são um problema de saúde, e não para o aquecimento global do planeta, francisco ferreira disse que o gasóleo está a aproximar-se da gasolina quanto ao nível de emissões de algumas substâncias.
"o gasóleo era muito pior quanto à emissão de enxofre, mas neste momento é idêntico à gasolina", afirmou, adiantando que, embora o gasóleo emita mais 20 por cento de co2 (dióxido de carbono) por litro, os motores diesel compensam esse facto com um menor consumo do que os equivalentes a gasolina.
o inteli considera que neste aspecto a questão das diferenças entre gasóleo e gasolina "tenderá a ser cada vez menos relevante" e sublinha que os "principais poluentes" são o co2, o co (monóxido de carbono), os óxidos de azoto (nox), os hidrocarbonetos (hc) e as partículas (mp).
"como os motores a gasolina e a gasóleo apresentam diferentes níveis de emissões destes poluentes, nuns casos com vantagem para a gasolina noutros para o gasóleo, acaba por ser uma questão de quais os poluentes mais prejudiciais ao ambiente", frisou à lusa este centro de investigação de políticas industriais.
defendendo que esta não é "uma questão essencial" na opção entre gasóleo e gasolina, o inteli diz que a avaliação sobre os poluentes mais prejudiciais "não reúne consenso entre os especialistas", lembrando o facto de nos estados unidos se dar um "muito maior peso" às partículas do que na europa.
mas alerta para uma análise "raramente" feita: a produção de gasóleo "consome mais 25 por cento de petróleo" do que a da gasolina, pelo que, "considerando que a actividade das refinarias não é exactamente a mais 'limpa'", é "essencial" não limitar as comparações "à fase de consumo".
"a falta de uma análise a todo o ciclo de vida dos produtos pode contribuir para situações semelhantes à recentemente verificada com os biocombustíveis, em que uma solução que durante anos foi apresentada como uma aposta para o futuro é posta em causa", sublinha o centro.
para francisco ferreira, "o futuro passa por um aumento muito grande da eficiência a todos os níveis" e "o objectivo da união europeia de conseguir emissões de co2 de 120 gramas por quilómetro em 2012 atinge-se jogando com motores, pneus, ares condicionados e biocombustíveis".
http://sic.aeiou.pt/online/noticias/vid ... +verde.htm
combustíveis estão praticamente empatados em termos ambientais
por comparação com a gasolina, o gasóleo é uma boa opção em termos ambientais se os veículos estiverem equipados com filtros de partículas, mas há um dado raramente referido: a produção de gasóleo consome mais 25 por cento de petróleo.
"o gasóleo é uma boa opção se o veículo tiver filtro de partículas, para o qual já há um incentivo fiscal de 500 euros. há marcas que já têm todos os veículos a gasóleo com filtro de partículas, outras ainda não", disse à agência lusa o dirigente da quercus, francisco ferreira.
recordando que as partículas emitidas pelos diesel são um problema de saúde, e não para o aquecimento global do planeta, francisco ferreira disse que o gasóleo está a aproximar-se da gasolina quanto ao nível de emissões de algumas substâncias.
"o gasóleo era muito pior quanto à emissão de enxofre, mas neste momento é idêntico à gasolina", afirmou, adiantando que, embora o gasóleo emita mais 20 por cento de co2 (dióxido de carbono) por litro, os motores diesel compensam esse facto com um menor consumo do que os equivalentes a gasolina.
o inteli considera que neste aspecto a questão das diferenças entre gasóleo e gasolina "tenderá a ser cada vez menos relevante" e sublinha que os "principais poluentes" são o co2, o co (monóxido de carbono), os óxidos de azoto (nox), os hidrocarbonetos (hc) e as partículas (mp).
"como os motores a gasolina e a gasóleo apresentam diferentes níveis de emissões destes poluentes, nuns casos com vantagem para a gasolina noutros para o gasóleo, acaba por ser uma questão de quais os poluentes mais prejudiciais ao ambiente", frisou à lusa este centro de investigação de políticas industriais.
defendendo que esta não é "uma questão essencial" na opção entre gasóleo e gasolina, o inteli diz que a avaliação sobre os poluentes mais prejudiciais "não reúne consenso entre os especialistas", lembrando o facto de nos estados unidos se dar um "muito maior peso" às partículas do que na europa.
mas alerta para uma análise "raramente" feita: a produção de gasóleo "consome mais 25 por cento de petróleo" do que a da gasolina, pelo que, "considerando que a actividade das refinarias não é exactamente a mais 'limpa'", é "essencial" não limitar as comparações "à fase de consumo".
"a falta de uma análise a todo o ciclo de vida dos produtos pode contribuir para situações semelhantes à recentemente verificada com os biocombustíveis, em que uma solução que durante anos foi apresentada como uma aposta para o futuro é posta em causa", sublinha o centro.
para francisco ferreira, "o futuro passa por um aumento muito grande da eficiência a todos os níveis" e "o objectivo da união europeia de conseguir emissões de co2 de 120 gramas por quilómetro em 2012 atinge-se jogando com motores, pneus, ares condicionados e biocombustíveis".
http://sic.aeiou.pt/online/noticias/vid ... +verde.htm