Página 1 de 1

Mapa de Marte revela segredos de seu pólo norte

Enviado: segunda mai 19, 2008 12:36 am
por Tó Miguel
mapa de marte revela segredos de seu pólo norte

um mapa de imagens de radar do pólo norte de marte revela quatro camadas de estruturas de gelo que foram se depositando durante cinco milhões de anos sobre uma base de sedimento, informou um grupo de cientistas americanos.


a informação fornecida pela sonda da agência espacial americana (nasa) aponta novas respostas sobre a formação do gelo no pólo norte e sobre a "história termal" do planeta vermelho, disse roger phillips, do instituto de pesquisa do sudoeste, em boulder, colorado.


os especialistas conseguiram identificar quatro camadas de gelo rico em areia e poeira, separadas por faixas de gelo mais puro, e acreditam que as mesmas se formaram devido às variações da órbita marciana no tempo.


um ano em marte equivale a 1,88 ano na terra.


as formações foram moldadas durante um período de cinco milhões de anos, indicam os pesquisadores, em artigo publicado na edição desta sexta da revista "science".


as imagens de radar deixam claro que o sedimento que sustenta a camada de gelo, de cerca de 300 km de espessura, não foi deformado por seu enorme peso. essas imagens também permitem traçar os movimentos da poeira marciana ao longo dos anos.


o pólo norte de marte fica em uma ampla planície de sedimento formada há mais de 3 bilhões de anos, a partir da erosão do gelo, da poeira, da lava vulcânica e de outros materiais.

http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/0805 ... omia_marte

Re: Mapa de Marte revela segredos de seu pólo norte

Enviado: segunda mai 19, 2008 2:21 am
por Luciano Kaefer
tem muita coisa para fazer no planeta terra antes de procurar novos planetas...

Re: Mapa de Marte revela segredos de seu pólo norte

Enviado: segunda mai 19, 2008 7:17 pm
por Tó Miguel
luciano kaefer Escreveu:tem muita coisa para fazer no planeta terra antes de procurar novos planetas...
pois secalhar já estão a pensar dar cabo de marte, isto da terra já não dá pica

Re: Mapa de Marte revela segredos de seu pólo norte

Enviado: segunda mai 19, 2008 11:14 pm
por Luciano Kaefer
centrar as atenções ao nosso planeta. e não buscar vida e formas de vida em outros. eis a questão...

Re: Mapa de Marte revela segredos de seu pólo norte

Enviado: terça mai 20, 2008 6:42 pm
por mnunespt
epá eu acho que se pode sempre fazer as duas coisas.
porque é que temos de deixar uma em prol da outra? não faz sentido.

Re: Mapa de Marte revela segredos de seu pólo norte

Enviado: terça mai 20, 2008 9:47 pm
por Luciano Kaefer
boas marco

a opinião deriva de não tentarmos fazer todas as coisas ao mesmo tempo. comumentemente, fazemos mal as duas coisas.
os bilhões derramados nas pesquisas espaciais, especialmente marte, poderiam ter resolvidos muitos problemas aqui já existentes...
mas tinha a guerra fria... superpotências... superioridade...

a parte boa foi o homem ter visto, do espaço, que a camada de ozônio é real e não imaginária. mas de lá pra cá, alguns tentam melhorar a vida, fazendo protocolos de kioto, diretivas da ue, mas que os grandes insistem em não submeter-se.

preferia que dedicassem esforços e dinheiro na solução aqui na terra, para depois, confortavelmente e a sensação do dever cumprido e a lição de casa feita, procurar vida em marte.

Re: Mapa de Marte revela segredos de seu pólo norte

Enviado: terça mai 20, 2008 10:57 pm
por Master
temos que pensar também no seguimento da nossa raça.
somos uma raça que só pensa na expansão, na colonização, na procriação,etc... fazemos mal a tudo e a todos para conseguirmos o que queremos.
mas temos que ver realmente uma coisa, ao ritmo que isto está a mudar, qualquer "dia" não temos planeta, não temos agua, comida, minerais, animais, plantas, e nesse caso era bom termos uma hipótese de ir para qualquer lado...(possivelmente para estragar tb)
acho bem gasto o dinheiro usado no espaço, tem dado algum retorno (ex. satelites), quanto ao dinheiro da guerra aí se poupariam bilhões, trilhões, e muito mais acabados em lhões...
talvés não seja no meu tempo ou dos meus filhos, mas há probablidades dos meus netos terem grandessssssss problemas para viver neste mundo.