Deixar de fumar é contagioso

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.
Responder

Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Deixar de fumar é contagioso

Mensagem por Tó Miguel »

deixar de fumar é contagioso

um estudo realizado por investigadores americanos revela que deixar de fumar ocorre por grupos dentro de uma rede social e muito menos como um acto isolado. fumadores são hoje mais marginalizados do que eram há três décadas.

se deixou de fumar recentemente é provável que o deva também às pessoas que integram a sua rede de relações pessoais, mesmo aquelas que não conheça bem.

segundo um estudo publicado hoje no the new england journal of medicine, pôr de lado os cigarros é muito menos um acto heróico de um indivíduo e mais uma consequência das redes sociais em que os fumadores estão inseridos. a conclusão faz parte de um trabalho que analisou dados recolhidos ao longo de 32 anos.

nicholas christakis, da universidade de harvard, e james fowler, da universidade da califórnia, reconstruíram a rede social de mais de 12 mil americanos e concluíram que a cessação tabágica ocorre por grupos dentro dessa rede e é raramente um acto isolado de um fumador individual.

"descobrimos que quando analisamos grandes redes sociais, vários grupos de pessoas que podem até não se conhecer deixaram de fumar ao mesmo tempo", afirmou christakis, num comunicado à imprensa.

christakis e fowler foram capazes de identificar os efeitos da cessação tabágica entre casais, irmãos, amigos e colegas de trabalho. a principal influência é exercida pelo cônjuge.

quando um dos membros do casal deixa de fumar, as probabilidades do outro continuar a fazê-lo descem 67%. no caso dos amigos, a probabilidade desce para os 36% e é de 34% entre colegas de trabalho de pequenas empresas.

já os irmãos exercem uma influência menor: apenas 25% deixam de fumar porque um irmão o fez.

os dois autores identificaram cascatas de desistência que envolvem pessoas que não se conhecem. para o ilustrar, dão um exemplo de uma minúscula rede social de três pessoas, todas fumadoras.

a é amigo de b, b é amigo de c, mas a e c não se conhecem. se c deixar de fumar, a probabilidade de a também o fazer aumenta 30%, independentemente de b o fazer ou não. o indivíduo do meio parece assim actuar como uma espécie de 'mensageiro' entre os outros dois.

fumadores são marginalizados
a educação desempenha também um papel importante neste processo. o estudo indica que somos mais influenciados pelo acto de deixar de fumar se a pessoa que o faz for altamente instruída.

além disso, as pessoas mais instruídas são também mais influenciadas pelos outros, sublinham os investigadores. ou seja, exercem não só mais influência como são eles próprios mais facilmente influenciáveis.

os dois autores revelam ainda que os fumadores são extremamente marginalizados dentro das redes sociais. se nos anos 70, estes conviviam com os fumadores no centro das redes sociais, durante a década de 80 e 90 começaram a ser empurrados para a periferia destas.

"ao contrário do que possamos ter pensado no liceu, fumar tornou-se uma estratégia muito má para se ser popular", afirma fowler.

os dois investigadores têm vindo a analisar dados do framingham heart study, um estudo cardiovascular que começou em 1948, recreando os padrões sociais contidos nas informações do estudo para perceber a forma como a saúde se relaciona com a rede social das pessoas. os dados que analisaram referem-se ao período entre 1971 e 2003.

num estudo publicado no ano passado, christakis e fowler usaram as mesmas informações para demonstrar a forma como a obesidade se expande dentro das redes sociais.

"as pessoas têm de perceber que, porque as nossas vidas estão interligadas, também a nossa saúde o está", conclui christakis.



http://clix.expresso.pt/gen.pl?p=storie ... ies/326383
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”