Motorização de carro com motor de máquina de lavar
Enviado: quinta jun 26, 2008 7:54 pm
Fórum de Discussão sobre Energias Renováveis e Alternativas
https://www.novaenergia.net/forum/
sim, mas usam escovas... são do tipo universal. o rendimento é fraco e são construidos para terem rotação e não para terem torque...njay Escreveu:um motor de aspirador não é de 220v "sinusoiais"?...
não é preciso desmontar basta ver a potencia dos mesmos! mas para 2 rodas...tavares Escreveu:olá
motorizações com motores de máquinas de lavar e aspiradores ?
isso é tudo treta . isso só funciona nas descidas e em terreno completamente plano e com vento por trás .
e quem me disser o contrário tem que me provar .
a tentativa de utilização desse tipo de motores é a maneira mais simples de gastar dinheiro sem obter lucros .
deixem-se disso .
se desmontarem um motor normalmente utilizado em motorização e um de máquina de lavar veem as diferenças .
abraços
não é bem assim, como sabes existem já veículos alimentados até com mais tensão, na ordem dos 350 - 400 volts, apanhar um choque lá em casa a 220v é mais perigoso que num veículo destes, isto porquê, na nossa instalação de casa quando tocamos na fase apanhamos um choque porque a terra é o neutro, num veículo tanto a fase como o neutro estão isolados do habitáculo do carro, portanto a única hipótese de apanhar choque no carro será o neutro estar sem isolamento e nós irmos tocar no positivo da bateria, ou no do controlador.tavares Escreveu:olá ,
além desse tipo de motores não servir para isso há ainda outro problema : a tensão .
toda a gente sabe ou devia saber que a partir de 50 v é considerada tensão perigosa .
querem andar num veículo alimentado a 220v ? e se houver uma falha de isolamento ? que é o mais provável que aconteça devido ao fraco isolamento das bobines. nos aparelhos domésticos temos sempre a ligação á terra para escoar a corrente e temos o diferencial que previne o choque por contacto . no veículo têm o quê ? é claro não têm nada se houver uma descarga ficam todos agarrados .
no motor de aspirador ainda pior pq o aspirador é de classe ii ( o simbolo dos dois quadrados ) , isto quer dizer o motor não é ligado á terra .
portanto atenção a corrente eléctrica é bonita para brincar mas só com tensão reduzida .
tavares Escreveu:olá ,
eu trabalho diariamente em electricidade , e só sei que não quero andar num veículo "inventado" com motores de aspiradores , etc . é que os acidentes acontecem , e a electricidade não se vê , não tem som e não tem cheiro , não quero abrir uma porta e assim que puser o pé no chão levar uma descarga , é que se houver uma fuga de corrente á chapa seja alterna ou continua o nosso corpo serve condutor . já toda a gente de certeza apanhou um choque no carro devido á electricidade estática em que a corroçaria está positiva o chão negativo e descarga faz-se pelo nosso corpo porque a carroçaria está isolada do chão pelos peneus que são em borracha .
não, nada disso acontece, em casa apanhamos choque porque que a terra é o neutro de toda a energia que circula pelos fios da edp, no carro só apanha choque quando desmontar ou destapar o pack das baterias e meter 1 dedo no negativo e outro no positivo, ou então se fizer o mesmo no motor, mas com os 2 dedos na mesma. a bateria de um carro electrico de tensão acima de 60 volts nunca deve estar ligada à massa, mesmo que isso aconteça, novamente para apanhar choque tem de estar em contacto directo com a chapa do carro e o positivo da bateria, se o positivo da bateria não estiver isolado e encostar à chapa, para apanhar choque tem novamente de encostar o dedo mas neste caso no negativo, ou seja com isto tudo quero dizer que a energia que está na bateria não tem terra, isto porque não está ligada aos fios da edp. portanto não se preocupem, é mais fácil o vosso carrito a gasolina arder e vocês ficarem lá dentro assados do que apanharem um belo esticão num carro eléctrico.tavares Escreveu: o efeito do choque electrico num veículo é igual ao de um gerador , as fases e o neutro pertencem ao gerador mas nós fazemos a descarga á mesma para a terra e isto é devido á ddp ( diferença de potencial ). continuo a afirmar que esses motores não têm isolamento para isso nem tão pouco foram feitos para motorizar seja o que fôr .
tavares Escreveu:olá,
há uma maneira de provar o que quero dizer , não é por estar isolado seja do que for que a descarga não deixa de se fazer .
tirem uma vela do vosso carro a gasolina e metam o dedo no polo e peçam a alguem para dar á chave , e então o que é que aconteceu ? exatamente uma valente choque .
por acaso o carro estava ligado á terra ? claro que não e nem foi preciso tocar na chapa .
outro exemplo : se tiverem um gerador coloquem-no em funcionamento , peguem num busca-polos e toquem na fase e veram que ele acende e não ha retorno pela terra como . desde que haja diferença de potencial há circulação de corrente e se estiver-mos no meio somos o condutor .
tudo o que aqui falo é por experiencia própria , para quem não acredita tenho uma oficina de mecanica e outra de electricidade á disposiçao e aí pode-se fazer todo o tipo de experiencias , e tenho tambem o gerador .
que gerador se trata, não sei se sabes mas o busca pólos acende com correntes que não se conseguem medir com multímetros, ou seja por ele acender não quer dizer que apanhes choque. se este for um gerador 220v ou mesmo 380v tem terra de certeza, ou seja, a caixa dele é terra, como está apoiado em cima de uma mesa ou mesmo no chão é suficiente para fazer isso. fica descansado porque ninguém morre nem sofre qualquer dano com esse tipo de choque.outro exemplo : se tiverem um gerador coloquem-no em funcionamento , peguem num busca-polos e toquem na fase e veram que ele acende e não ha retorno pela terra como . desde que haja diferença de potencial há circulação de corrente e se estiver-mos no meio somos o condutor .