receitas para Bioetanol

Onde se pode discutir de tudo um pouco sobre o Etanol e o Metanol.

paulolgs
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça mar 06, 2007 11:10 am
Localização: Lagos

Mensagem por paulolgs »

escalavardo: tb sou de marrocos e tb conheço muitos alambiques de cobre, mas para fazer medronho tb se faz fermentação. não sei exactamente o procedimento mas os medronhos ficam a repousar (fermentar) durante algum tempo numas barricas até ficar uma "papa" que, se não me engano, chamam o mosto. só depois isso vai pró alambique. não sei quando é o ponto em que já fermentou tudo. assisti ao processo algumas vezes quando era pequeno mas não me lembro bem das coisas. já agora, és de que zona de marrocos?

batatas fritas: podias disponibilizar essas receitas que falaste sff? estou particularmente interessado na pomada de vinho de laranja. o meu pai às vezes compra uva e faz vinho mas tb tem várias laranjeiras que dão mais laranjas do que as que consumimos e se acabam por estragar. aproveitá-las para experimentar fazer vinho de laranja podia ser interessante. vou mandar-te o meu mail por pm. depois posso disponibilizar aqui.
Tens que tentar a sorte pois o azar é certo!


magichack
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: sexta jul 13, 2007 3:23 pm

Mensagem por magichack »

boas!

então já há novidades sobre isto? o meu popo bebe gasolina, mas queria metelo a usar bioetanol!

cumps

Avatar do Utilizador

Sa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 237
Registado: quarta set 13, 2006 11:51 am
Localização: BERÇO DO LEITÃO À BAIRRADA

Mensagem por Sa »

boas

tambem eu, noticias onde estao


jcn.jnunes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 123
Registado: quinta jul 19, 2007 5:26 pm
Localização: Olhão/Faro

Mensagem por jcn.jnunes »

o que vale é que os meus pópós são ambos diesel. por aqui pouco se aprende. mas gostaria de vos sugerir o seguinte:

1º para produzir álcool etílico necessitam de iniciar uma fermentação de qualquer coisa com açucares (frutose, sacarose, amido...). para tal necessitam de leveduras. o mais simples é iniciarem a fermentação de frutas muito açucaradas tal como a uva. esmaguem uvas e coloquem num balde. esperem um dia e depois adicionem açúcar de cana, batata, fruta muito madura (que já não se come, só por isso) e alguma água (o mínimo) para os bichinhos nadarem ou ficam "secos".

2º a fermentação pode demorar alguns dias, dependendo da dimensão da v/ "indústria" transformadora.

3º para destilar devem ter em atenção o gasto de energia (gás ou electricidade) no processo. se utilizarem parte do álcool já produzido anteriormente para o aquecimento é bom.
se utilizarem um sistema de painéis solares com temperaturas de estagnação bem acima dos 100º, melhor. neste caso terão que adaptar o vosso alambique para passar o circuito primário do sistema solar dentro dele. ou seja, o alambique seria como um depósito de água (bagaço, neste caso) que atinge temperaturas de 100º.

painéis solares que tenham temperaturas de estagnação bem superiores a 100º serão os tubos de vácuo ou os tinox. ambos podem atingir entre 160º e 200º ou mais. por isso convém que o circuito primário esteja bem dimensionado. podem utilizar painéis com temperaturas de estagnação mais baixas mas como essa temperatura depende da temperatura ambiente, no inverno podem não atingir os 100º se o ambiente estiver abaixo de 10º.

se alguém se der ao trabalho de "inventar" um alambique a partir de um depósito solar de uma serpentina, contem comigo para ajudar a dimensionar o sistema solar. nem necessitamos recorrer a painéis certificados.

cumprimentos,
joão nunes


jcn.jnunes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 123
Registado: quinta jul 19, 2007 5:26 pm
Localização: Olhão/Faro

Mensagem por jcn.jnunes »

ah, esqueci-me de dizer que também estou em marrocos... olhão.

joão nunes


jcn.jnunes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 123
Registado: quinta jul 19, 2007 5:26 pm
Localização: Olhão/Faro

Mensagem por jcn.jnunes »

caros amigos etílicos,

fiz mais alguma investigação e descobri o seguinte:

1º a levedura é a do pão, ou seja, podem ir ao padeiro e pedir levedura ou comprá-la num supermercado (o pingodoce tem). a quantidade de levedura é de 20g/100l de mosto, no caso do vinho. deve ser preparada numa malga com água morna (35º) e adicionada depois de "pisar" a uva ou fruta;
2º a temperatura de fermentação deve estar próxima dos 20º. vai aquecer mas no inverno pode estar muito frio para "arrancar";
3º a fermentação completa pode durar semanas mas dura de certeza vários dias; estará terminada quando não se formar mais espuma à superfície (libertação de co2);
4º a temperatura de destilação é abaixo dos 100º pois a mistura tem um ponto de ebulição abaixo desta temperatura, que estará entre 78º (álcool puro) e 100º (água pura). no entanto, quanto mais "potentes" forem os painéis solares, mais rapidamente se atinge a temperatura necessária.
5º outra situação será o sistema de condensação. utilizar água da torneira a correr para o esgoto é, obviamente, um crime. alguém poderia pensar num sistema de refrigeração de um frigorífico velho movido a etanol ou painéis fotovoltaicos. ou utilizar uma geleira de 12v (fotovoltaica) para arrefecer a água do circuito de condensação.

cumprimentos,
joão nunes

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

boas jcn.jnunes

acho muito interessante estas ideias sobre a fermentação alcoólica.
eu tambem vivo numa zona onde há boa vinhaça, embora não tenha qualquer prática de fazer vinho mas a ideia que tenho do tema tambem conrresponde.
na agriloja costuma haver uns pacotes de levedura própria para fazer vinho.

cumprimentos


Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 203
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm
Localização: Margem sul

Mensagem por Erbium »

isto ficou na mesma como a lesma?

um dúvida, se a água tem densidade de 1 e o etanol densidade de 0.7894g/ml a densidade do alcool etilico 96% será 0.797824g/ml (07894 x 0.96 + 1 x 0.04)?
medindo a densidade pode-se calcular a parte restante de água?

batatas fritas e escalavardo a zeolite resultam? isso usa-se em que quantidades para retirar completamente a áqua ao alcool?

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

através de um densimetro apropriado consegue-se saber qual a percentagem de agua e etanol.

existem tabelas próprias para isso.

a temperatura a que é feita a medição tambem influência o resultado, daí que tambem existem tabelas de correcção para este caso.


Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 203
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm
Localização: Margem sul

Mensagem por Erbium »

penso que seja a 15.6ºc se o alcool apresentar uma densidade de 0.7894g/ml conclui-se que terá 0% de água?

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

claro. é capaz é de ser difícil obter uma precisão tão grande.


Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 203
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm
Localização: Margem sul

Mensagem por Erbium »

se os meus calculos estiverem correctos se tivermos 0.79 certos já temos o alcool a 99.715% sensivelmente.

quanto às zeolites ninguém tem informações? duração de eficácia? quantidade necessário por litro? processo? etc...

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Mensagem por katzilla »

se juntar um pouco de alcool a uma mistura de agua e diluente, a agua e odiluente separam-se visivelmente ficando o alcool no meio.
podem experimentar fazer ao contrario juntar diluente a uma mistura de agua e alcool para ver se acontece o mesmo, assim se existir agua é mais facil a sua remossão.

Avatar do Utilizador

carlos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: sexta nov 03, 2006 3:14 pm
Localização: Aveiro/Portugal

Re: receitas para Bioetanol

Mensagem por carlos »

boas!
e do conhecimento comum de que o alcool reage com o aluminio,portanto,alguem sabe de um produto quimico que se possa adicionar ao alcool para que este fique quimicamente estavel, a fim de evitar que o alcool reage com os componentes internos (de aluminio) do motor?

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: receitas para Bioetanol

Mensagem por katzilla »

queres um substituto para a gasolina?

Avatar do Utilizador

carlos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: sexta nov 03, 2006 3:14 pm
Localização: Aveiro/Portugal

Re: receitas para Bioetanol

Mensagem por carlos »

sim, mas antes tenho que encontrar um quimico que reaga com o alcool para que este fique estavel; para nao reagir com o aluminio do motor.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: receitas para Bioetanol

Mensagem por lobão »

carlos, não conheço nenhum reagente que deixe o álcool estável que seja economicamente viável, aqui no brasil os carros movidos a álcool hidratado os componentes como carburadores, bombas que entram em contato direto com o combustível são revestidos de níquel cromo, já pistões, coletores, tampa de cilindro etc não precisam de tratamento e não há corrosão que comprometa seu funcionamento.

um abraço!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!


ReDaLeRt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: segunda abr 14, 2008 12:53 am
Localização: Lisboa

Re: receitas para Bioetanol

Mensagem por ReDaLeRt »

lobão Escreveu:carlos, não conheço nenhum reagente que deixe o álcool estável que seja economicamente viável, aqui no brasil os carros movidos a álcool hidratado os componentes como carburadores, bombas que entram em contato direto com o combustível são revestidos de níquel cromo, já pistões, coletores, tampa de cilindro etc não precisam de tratamento e não há corrosão que comprometa seu funcionamento.

um abraço!!!
até que percentagem de etanol é seguro usar num motor não preparado de origem? e20?


[[]]
Imagem

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: receitas para Bioetanol

Mensagem por lobão »

redalert Escreveu:até que percentagem de etanol é seguro usar num motor não preparado de origem? e20?
aqui nobrasil usamos o álcool hidratado, mas os motores são próprios para esse uso!

e20, suponho que seja 80% gasolina e 20% de álcool, nesse caso para motores não preparados tem de ser usado o álcool anidro, que aqui no brasil é misturado a gasolina na proporção de 20%.

o problema que nossa gasolina é muito ruim com uma octanagem de cerca 56 octanas se não me engano, assim essa mistura serve como um aditivo a gasolina que melhora sua octanagem.

quanto maior for a octanagem da gasolina usada maior a porcentagem de álcool anidro poderá ser usada, mas há um limite pois o poder calorifico do álcool e menor assim precisará uma nova regulagem no combustível(aumento do consumo) e ponto de ignição!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 163
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: receitas para Bioetanol

Mensagem por sandro_ventania »

olá amigos,

estou buscando maiores informaçoes para a produção do etanol, como: fermento usado, tempo de fermentação, quantidade de etanol produzido, etc.
a intenção é produzir etanol de cana de açucar...alguem tem ideia de para cada kg de açucar quantos litros de etanol é produzido?
aqui no brasil o uso de etanol combustivel tem mais de 30 anos e já conhecemos bem o funcionamento de motores com esse combustivel.
basicamente qualquer veículo com mais de 10:1 de compressão vai rodar com a mesma eficiencia da gasolina...com maior compressão 14:1 o ganho de potencia é superior a gasolina.
porem o consumo com etanol é maior devido a relação estequiometrica, na gasolina é de 14:1 (14 partes de ar para 1 de combustivel), no etanol é de 9:1, no metanol é 6:1. isso quer dizer que pra andar no etano vamos usar aproximadamente 30% a mais de combustivel em relação a gasolina.
em motores carburados basta a regulagem dele. já em injetados, precisa fazer a reprogramação da centralina ou adquerir uma propria pra etanol.
ahhh...outra coisa...falaram que não pode-se usar etanol hidratado 96% misturado a gasolina, só etanol anidro. isso é não é verdade, a nossa gasolina realmente vem misturada com etanol anidro, porem pode-se usar a hidratada tambem sem problema, fato esse é tão veradeiro que usamos a anos os veiculos flex, que usam gasolina pura ou misturada em qualquer proporção ao etanol hidratado.
Nós somos a consequência do que pensamos.

Responder

Voltar para “Etanol e Metanol”