Pico do Petróleo

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm

Pico do Petróleo

Mensagem por hynek »

Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Re: Pico do Petróleo

Mensagem por HLopes »

a idade da pedra não acabou por falta de pedras...

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

hlopes Escreveu:a idade da pedra não acabou por falta de pedras...
porque ninguém as comia.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

ZEV
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jun 26, 2008 12:25 am

Mensagem por ZEV »

também existem em português http://pt.wikipedia.org/wiki/pico_do_petr%c3%b3leo

se está no fim ou não, esse não é para mim o problema maior... pra mim a questão é que há mtas coisas fundamentais que precisam de petróleo para ser manufacturadas, e podíamos poupar combustíveis usando energias alternativas para locomoção, aquecimento, etc....e assim acabar por 'expandir' as reservas existentes.

Azorian
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mar 17, 2008 1:43 am

Mensagem por Azorian »

já foi consumido 50% do petroleo conhecido só falta mais 50%...

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member

Mensagem por hynek »

azorian Escreveu:já foi consumido 50% do petroleo conhecido só falta mais 50%...
sim, mas com custos de extracção cada vez maiores
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

mas se consumirmos os 50% que faltam ao ritmo actual, 100% da especie humana (e nao só) será destruida para sempre.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Azorian
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Azorian »

bluesky Escreveu:
mas se consumirmos os 50% que faltam ao ritmo actual, 100% da especie humana (e nao só) será destruida para sempre.
sim actualmente o ritmode consumo é cada vez mais superior ao anterior, estamos num grafico ascendente que acabara decididadmente a pique e ai é que vai começar o caos...estamos muito pertos do fim da era do petroleo...talvez da era da humanidade!

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

a produção diária está desde 2005 nos 86 000 000 de barris diários. não é um pico, ma tudo indica que atingimos o patamar máximo. segundo a teoria do peak oil este patamar vai-se manter por um período mais ou menos longo e depois haverá uma queda rápida. fim da humanidade? não é preciso exagerar. agora que é o fim da civilização como a conhecemos, cada vez tenho menos dúvidas.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

hynek Escreveu:
azorian Escreveu:já foi consumido 50% do petroleo conhecido só falta mais 50%...
sim claro, cada vez é preciso ir mais fundo.
Cumps Inovadores

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am

Mensagem por klinzter »

até encontrar a lava
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Azorian
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Azorian »

orbis Escreveu:a produção diária está desde 2005 nos 86 000 000 de barris diários. não é um pico, ma tudo indica que atingimos o patamar máximo. segundo a teoria do peak oil este patamar vai-se manter por um período mais ou menos longo e depois haverá uma queda rápida. fim da humanidade? não é preciso exagerar. agora que é o fim da civilização como a conhecemos, cada vez tenho menos dúvidas.
sim o fim da humanidade é um exagero se formos só pelo petroleo, mas uma diminuição da humanidade em termos épicos e o fim desta civilização é bastante provavel se não arranjarmos uma energia alternativa que consiga supertar as necessidades energéticas que hoje são satisfeitas pelo o petroleo.

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member

Mensagem por hynek »

azorian Escreveu:
orbis Escreveu:a produção diária está desde 2005 nos 86 000 000 de barris diários. não é um pico, ma tudo indica que atingimos o patamar máximo. segundo a teoria do peak oil este patamar vai-se manter por um período mais ou menos longo e depois haverá uma queda rápida. fim da humanidade? não é preciso exagerar. agora que é o fim da civilização como a conhecemos, cada vez tenho menos dúvidas.
sim o fim da humanidade é um exagero se formos só pelo petroleo, mas uma diminuição da humanidade em termos épicos e o fim desta civilização é bastante provavel se não arranjarmos uma energia alternativa que consiga supertar as necessidades energéticas que hoje são satisfeitas pelo o petroleo.
como pode ser possível encontrar alternativas em portugal se o governo persegue todos que procuram alternativas e tentam aliviar as suas facturas energéticas. o governo prefere a falência das famílias e das empresas em vez de lhes dar oportunidade de sobreviver. não se esqueçam de pensar nisso quando forem aos votos. espalhem esta informação para que este governo pudesse sentir a vergonha pela baixeza das suas políticas. a culpa não é só do governo, mas de todos que o apoiam, e dos seus lacaios que não têm vergonha executar estas políticas...... se conhecem alguns, apontem os dedos e chamem coisas pelo seu nome.....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

não se esqueçam onde estão essas ditas reservas de petróleo... em locais protegidos como últimos redutos para muitos animais em vias de extinção, polo norte, sibéria, artico sul enfim...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

visitante
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam ...
serges Escreveu:não se esqueçam onde estão essas ditas reservas de petróleo... em locais protegidos como últimos redutos para muitos animais em vias de extinção, polo norte, sibéria, artico sul enfim...
reservas essas resultantes tambem da extinção de espécies que não chegámos a conhecer ao vivo..

é pá serges..isto dava pano para mangas..e até talvez para capuzes..mas resumo a minha ideia disso das espécies em vias de extinção duma forma muito simples..fazem falta ?..

antes de possivelmente me "apedrejarem" explico..tambem resumidamente..a minha "tese"..uma especie em vias de extinção já não tem muita importancia no ecossistema actual..são gastos balurdios em recursos na defesa destas em detrimento da prevenção de que outras atinjam essa designação..ou seja..não se previnem os problemas a montante e depois tenta-se por todos os meios resolve-los a juzante...criando-se assim um ciclo vicioso que só favorece alguns "mamões"...

abraços
[***************]

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

[***************] Escreveu:vivam ...
serges Escreveu:não se esqueçam onde estão essas ditas reservas de petróleo... em locais protegidos como últimos redutos para muitos animais em vias de extinção, polo norte, sibéria, artico sul enfim...
reservas essas resultantes tambem da extinção de espécies que não chegámos a conhecer ao vivo..

é pá serges..isto dava pano para mangas..e até talvez para capuzes..mas resumo a minha ideia disso das espécies em vias de extinção duma forma muito simples..fazem falta ?..

antes de possivelmente me "apedrejarem" explico..tambem resumidamente..a minha "tese"..uma especie em vias de extinção já não tem muita importancia no ecossistema actual..são gastos balurdios em recursos na defesa destas em detrimento da prevenção de que outras atinjam essa designação..ou seja..não se previnem os problemas a montante e depois tenta-se por todos os meios resolve-los a juzante...criando-se assim um ciclo vicioso que só favorece alguns "mamões"...

abraços
[***************]
é bem verdade que a defensa de alguns animais que mais tarde ou mais cedo vão ser extintos, também é verdade que nós humanos somo os principais causadores dessa mesma extinção, mas se eles são necessários ou não também digo o mesmo do ser humano, também e necessário. penso que o mundo existe para todos, e "todos" inclui todas as espécies até os vírus e bactérias. quanto a este facto até acho que o ser humano é aquele que é menos necessário, isto porque é o mais destruidor, até dele próprio, dai muitas vezes perguntar a mim mesmo se realmente é inteligente .
Cumps Inovadores

Azorian
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Azorian »

quanto à extinção de espécies, devemos preocupar nos mais com as espécies que se encontram na base da cadeia alimentar, pois estes é que são relevantes...quantos as outras é triste a sua extinção dever se à humanidade, mas não devemos gastar fortunas na sua conservação.

visitante
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam ...
hynek Escreveu:
infelizmente nem um nem outro estão certos..segundo informações prestadas por um amigo meu ligado á industria extractora de petroleo até ao momento ainda só foram extraidos cerca de 30% do petroleo dos poços explorados ou em exploração..pelas explicações que me deu..e vai dando..a coisa funciona assim..começa por estudos geologicos..de viabilidade..e só então se passa á instalação do equipamento para a extracção..no entanto os tais estudos continuam noutros locais..encontrando novas areas possiveis de explorar..quando dum jazigo são atingidos cerca de 30% da capacidade calculada de capacidade..selam-no..e deslocam o equipamento para um novo..esta é a estratégia utilizada pela generalidade das empresas extractoras para manterem os direitos sobre jazigos cuja exploração fica suspensa e optimizarem os lucros e predominancia no sector..

existe ainda a exploração de jazigos cuja produção se viu suspensa dentro do seculo anterior por falta de capacidade de extracção pelos equipamentos existentes na época em que eram explorados..ficando assim a constituir reservas para explorações posteriores já com equipamentos mais actuais..

já os custos de exploração se viram..comparativamente..reduzidos pela melhor performance técnica (maior precisão dos tais estudos..equipamentos mais eficientes..etc)..deu-me até o exemplo de um jazigo no congo que há cerca de 30 anos com o equipamento da época se extraiam cerca de 8.000 barris num determinado espaço de tempo..retomada a exploração há dois anos viram a sua produção aumentar para cerca de 18.000..

portanto daqui se conclui que essa passagem de informação sobre já foi consumido 50% do petroleo conhecido só falta mais 50%..associada á de que sim, mas com custos de extracção cada vez maiores..dada pela industria..só serve os interesses das companhias extractoras..que são as mesmas que deteem ou são detidas pelas principais petroliferas (shell..bp..elf..texaco..etc) justificando assim o incremento exponencial do custo ao consumidor do produto..ou seja..é anunciado exactamente o contrario do que é a realidade..

abraços
[***************]

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

azorian Escreveu:quanto à extinção de espécies, devemos preocupar nos mais com as espécies que se encontram na base da cadeia alimentar, pois estes é que são relevantes...quantos as outras é triste a sua extinção dever se à humanidade, mas não devemos gastar fortunas na sua conservação.

desculpem, mas eu chamo isso de egoísmo. porque razão as outras espécies têm menos direitos que nós, só nos interessam se for para as comer. o mal é não existir um bicharoco que coma homens, sem ser as mulheres claro.
Cumps Inovadores

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

o mal é não existir um bicharoco que coma homens, sem ser as mulheres claro.

cuidado que já andam por aí uns marmanjos a imitar as mulheres.

Responder

Voltar para “Geral”