radiação solar

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
cmicaelo
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sábado jul 19, 2008 3:16 pm
Localização: Covilhã

Re: radiação solar

Mensagem por cmicaelo »

vou instalar paineis fotovoltaicos para produção e venda de energia á edp, óbviamente que durante a noite os paineis estão á "boa vida", gostava de saber qual a radiação do espectro solar que é responsável pelo efeito fotovoltaico, se hipotéticamente, a radiação fosse do mesmo tipo que a dos leds de alta intensidade ( que tem um consumo ridiculo) podia apontar durante a noite uns projectores para os paineis, se a energia produzida fosse mesmo só um pouco superior á gasta pelos projectores, já compensava.

o que acham?


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: radiação solar

Mensagem por Ferra »

cmicaelo Escreveu:vou instalar paineis fotovoltaicos para produção e venda de energia á edp, óbviamente que durante a noite os paineis estão á "boa vida", gostava de saber qual a radiação do espectro solar que é responsável pelo efeito fotovoltaico, se hipotéticamente, a radiação fosse do mesmo tipo que a dos leds de alta intensidade ( que tem um consumo ridiculo) podia apontar durante a noite uns projectores para os paineis, se a energia produzida fosse mesmo só um pouco superior á gasta pelos projectores, já compensava.

o que acham?
boas.
primeiro, que este post devia estar na secção energia solar e não na apresentação...
segundo, era bom que essa ideia fosse possivel pois a luz produzida é menor que a fornecida ao led e depois a energia produzida pelo painel é menor que a recebida como luz. por isso a ideia não funciona!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Autor do tópico
cmicaelo
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sábado jul 19, 2008 3:16 pm
Localização: Covilhã

Re: radiação solar

Mensagem por cmicaelo »

pois...
eu logo vi que a ideia era pouco luminosa... obrigado
mesmo assim, do espectro de luz visivel, qual será o determinante para a reação nas células? só fazendo esperiências, provávelmente suponho
bem...ainda n percebi como envio msg no tópico certo, mas vou tratar disso


Laranjeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 97
Registado: segunda mar 17, 2008 4:17 pm

Re: radiação solar

Mensagem por Laranjeiro »

ferra olá, eu entendo e concordo com o que dizes mas ainda assim tenho duvidas apenas pela questão económica, apesar das enormes perdas acumuladas temos a edp a vender o kw a 12 centavos e a comprar da micro geração a 65 centavos por isso acredito que o objectivo do cmicaelo ainda seja plausível alcançar...
Chernobyl corria Windows


Autor do tópico
cmicaelo
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sábado jul 19, 2008 3:16 pm
Localização: Covilhã

Re: radiação solar

Mensagem por cmicaelo »

viva
se calhar estou a ser parvo, mas amanha vou ao centro de óptica da universidade onde trabalho e vou tirar isso a limpo.
uns projectores com reflectores a sério e um grande numero de leds de alta intensidade...
e partindo do principio que tenho contador bi horário e pago quase menos metade de energia durante a noite...
se fosse possivel concentrar o foco luminoso nos paineis só com a radiação que interessa...
amnhã informo sobre o que dizem os especilalista da óptica.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: radiação solar

Mensagem por Luciano Kaefer »

tópico movido para ficar melhor posicionado. recomendo ao autor uma nova apresentação, conforme é de costume nesse forum.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: radiação solar

Mensagem por Ferra »

laranjeiro Escreveu:ferra olá, eu entendo e concordo com o que dizes mas ainda assim tenho duvidas apenas pela questão económica, apesar das enormes perdas acumuladas temos a edp a vender o kw a 12 centavos e a comprar da micro geração a 65 centavos por isso acredito que o objectivo do cmicaelo ainda seja plausível alcançar...
pois, mas 65 é 5 vezes mais de 12 e a produção das foto celulas rende + - 20% ou seja 1/5...
contas por alto gasta-se tanto quanto se produz na melhor das hipoteses...
eu não investia... mas cada um é como é...
nestas contas ainda se tem de somar as perdas de converter electricidade em luz...
mas nada como a opinião de um perito.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: radiação solar

Mensagem por Njay »

se bem me lembro os paineis solares (os tipicos, de silicio, porque há de outros materiais) são mais sensíveis à radiação infra-vermelha (imagine-se, a que "transporta" o calor).
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Laranjeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 97
Registado: segunda mar 17, 2008 4:17 pm

Re: radiação solar

Mensagem por Laranjeiro »

è...realmente fica muito á justa para se tentar o que quer que seja....depois ainda teríamos o investimento em focos a led....
Chernobyl corria Windows


Autor do tópico
cmicaelo
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sábado jul 19, 2008 3:16 pm
Localização: Covilhã

Re: radiação solar

Mensagem por cmicaelo »

estou de férias, mas quando regressar volto ao ataque, mas resumindo, tenho 24 paineis de 175 w cada (com condições de luz óptimas (total 4200w +-)
se apontar dois farois de automóvel máximos para os paineis são 110 w, vamos ver o que dá.
o inversor que vou receber, um sunny boy 3800 v, tráz um módulo externo que transmite via rádio a informação de produção de potência, depois faço a experiência, já agora...

Avatar do Utilizador

zemsantos
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta mar 12, 2009 10:31 pm
Localização: Carcavelos

Re: radiação solar

Mensagem por zemsantos »

isso não é burlar a edp?? provavelmente não é legal, e mesmo que seja o que queres fazer é libertar um pouco mais de co2 por meia duzia de tostões
Imagem


prof.pardal
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda mar 23, 2009 5:46 pm

Venda á EDP da energia

Mensagem por prof.pardal »

boas amigos
ainda agora cheguei e já vejo sempre aquela mania portuguesa de se tentar levar o próximo.
vejo grande interesse em vender a energia á edp, mas vocês esquecem que tem regras, para já uma é não poderem ter mais potência instalada do que metade da que vem na factura até ao maximo de 3.9kw monofásico, por outro lado tem de ser consumida pelo produtor metade da energia consumida, os sistemas de ligação á rede têm de ser certificados e para cerca de 3.9kw serão gastosa proximadamente 25.000 € e não é com farois ou projectores de leds que se fáz rentabilizar um sistema de ligação á rede. um sistema destes já por si só tem rentabilidade no espaço de 5 a 6 anos com facturação mensal de venda á edp de cerca 180 a 300€ dependendo dos meses do ano.
espero ter esclarecido alguma coisa
paulo

Avatar do Utilizador

zemsantos
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta mar 12, 2009 10:31 pm
Localização: Carcavelos

Re: Venda á EDP da energia

Mensagem por zemsantos »

prof.pardal Escreveu: por outro lado tem de ser consumida pelo produtor metade da energia consumida,

Imagem


Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Venda á EDP da energia

Mensagem por Valter Silva »

prof.pardal Escreveu:boas amigos
ainda agora cheguei e já vejo sempre aquela mania portuguesa de se tentar levar o próximo.
vejo grande interesse em vender a energia á edp, mas vocês esquecem que tem regras, para já uma é não poderem ter mais potência instalada do que metade da que vem na factura até ao maximo de 3.9kw monofásico, por outro lado tem de ser consumida pelo produtor metade da energia consumida, os sistemas de ligação á rede têm de ser certificados e para cerca de 3.9kw serão gastosa proximadamente 25.000 € e não é com farois ou projectores de leds que se fáz rentabilizar um sistema de ligação á rede. um sistema destes já por si só tem rentabilidade no espaço de 5 a 6 anos com facturação mensal de venda á edp de cerca 180 a 300€ dependendo dos meses do ano.
espero ter esclarecido alguma coisa
paulo
acho que as dúvidas andam por esse lado
3,68kw é o máximo (16a de corrente), a potência do campo solar é "ilimitada" na lei (apenas limitada pelo inversor)....
a energia gerada tem de ser toda vendida à rede (não tem de ser consumida pelo produtor)....
para 3.68 deves gastar qq coisa como 20 000€ com iva (ou mesmo menos)....
eu estou a gastar 22200€ para 4.4kw.
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”