este tópico está relacionado com um outro recente:
viewtopic.php?f=20&t=6910
no entanto não param de vir noticias sobre o potencial dos açores para a auto-suficiencia energética que, a par da água, da alimentação e do tratamento de resíduos é a condição fundamental da autonomia total e ausência de poluição.
que eu saiba (?) os açores já são atu-suficientes em teoria em todos os aspectos excepto a energia- claro que não produzem a nível alimentar cereais, arroz e óleos embora existam modos de garantir este aspecto nutricional.
claro que seria essencial ser também autónomo em telecomunicações mas não possuo conhecimentos suficientes para considerar se tal é possivel (agradeço contribuições).
chamo a atenção para alguns projectos:
http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?ar ... l=26&rss=0
este projecto de andré pina mostra o potencial da ilha das flores enquanto laboratório para estudar a auto-suficiência energética total de um meio com 4000 habitantes apoiada na geotérmica e eólica e recorrendo a veiculos eléctricos.
http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1336081
um projecto muito ambicioso e provocador para tornar os açores num exportador de energia (hidrogénio) enquanto autosuficiente através de renováveis.
http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1336395
um projecto "real" e a curto-medio prazo no investimento em renovaveis já em prática, neste caso nos transportes, que demonstra que existe alguma vontade politica em iniciar outros "voos".
pessoalmente interessa-me a auto-suficiencia total sem sacrificios de conforto e estilo de vida e apoiada totalmente na melhor tecnologia disponivel. claro que muitos o conseguem actualmente mas não tenho grande interesse no chamado "survivalismo" ou filosofias apocalipticas. gosto apenas que a tecnologia permita que no futuro seja possível integrarmo-nos na natureza e ter ao mesmo tempo o melhor do progresso e da evolução.
serão os açores, uma das regiões mais pobres da europa na verdade um laboratório?
a título de curiosidade: se virem o filme children of men reparam que o objectivo das personagens no futuro apocalíptico de 2020 querem a todo custo mandar a útlima criança da terra para os açores, "o último reduto seguro do human project".