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Aerogerador com motor brushless de aeromodelismo

Enviado: quinta ago 14, 2008 1:09 am
por Ex-lunatico
boas!
tive a ideia de usar um motor eléctrico daqueles usados no aeromodelismo, há motores bastante compactos com cerca de 200w. geralmente estes motores são brushless e são trifásicos, têm um controlador que transforma a corrente continua das baterias em corrente trifásica com a frequência indicada para a velocidade desejada...
será que conseguíamos converter um motor destes para usar num aerogerador??

se alguém já experimentou diga qualquer coisa...

eu não tenho nenhum motor destes, portanto por agora não posso fazer grandes testes...

se alguém tiver 1 e puder rodar à mão, e medir com um multímetro... assim já ficávamos a saber se funciona como gerador...

podem ver aqui os motores que vos falo: http://en.wikipedia.org/wiki/brushless_ ... tric_motor

Re: Aerogerador com motor brushless de aeromodelismo

Enviado: quinta ago 14, 2008 1:12 am
por Njay
funciona como gerador sim, mas costumam ser motores de alta rotação, seria preciso uma caixa de grande redução.

Re: Aerogerador com motor brushless de aeromodelismo

Enviado: quinta ago 14, 2008 1:17 am
por jmal
ex-lunatico Escreveu:boas!
tive a ideia de usar um motor eléctrico daqueles usados no aeromodelismo, há motores bastante compactos com cerca de 200w. geralmente estes motores são brushless e são trifásicos, têm um controlador que transforma a corrente continua das baterias em corrente trifásica com a frequência indicada para a velocidade desejada...
será que conseguíamos converter um motor destes para usar num aerogerador??

se alguém já experimentou diga qualquer coisa...

eu não tenho nenhum motor destes, portanto por agora não posso fazer grandes testes...

se alguém tiver 1 e puder rodar à mão, e medir com um multímetro... assim já ficávamos a saber se funciona como gerador...

podem ver aqui os motores que vos falo: http://en.wikipedia.org/wiki/brushless_ ... tric_motor
olá, eu tenho vários e já testei o que dizes, mas a tensão de saía é muito baixa, isto porque as bobines destes motores estão preparadas para trabalhar a baixa tensão, ou seja, o fio que têm é muito grosso, estes motores são pequenos, trabalham todos a baixas tensões, desde 6v até alguns modelos maiores de 48v, acredito naquilo que dê para um belo gerador, mas têm de ser rebobinados com fio mais fino e com mais espiras/voltas no ferro das bobines. um dia destes ainda rebobino um para testar. um teste facil de se fazer é pegar nos motores dos cd-rom's dos pcs e rebobina-lo.

Re: Aerogerador com motor brushless de aeromodelismo

Enviado: quinta ago 14, 2008 1:37 am
por Ex-lunatico
mas como é que convertemos depois a corrente trifásico que obtemos nos terminais do motor (gerador neste caso)?

Re: Aerogerador com motor brushless de aeromodelismo

Enviado: quinta ago 14, 2008 11:36 am
por jmal
ex-lunatico Escreveu:mas como é que convertemos depois a corrente trifásico que obtemos nos terminais do motor (gerador neste caso)?

essa é a parte fácil, basta utilizar uma ponte rectificadora de 3 phases, igual aquelas que os alternadores dos carros utilizam.

Imagem

Re: Aerogerador com motor brushless de aeromodelismo

Enviado: quinta ago 14, 2008 3:06 pm
por Ex-lunatico
boas!
sendo assim, com um "misero" motor de aeromodelismo de elevada eficiência + caixa multiplicadora + pás, já devemos conseguir algo de jeito...

Re: Aerogerador com motor brushless de aeromodelismo

Enviado: quinta ago 14, 2008 3:46 pm
por jmal
ex-lunatico Escreveu:boas!
sendo assim, com um "misero" motor de aeromodelismo de elevada eficiência + caixa multiplicadora + pás, já devemos conseguir algo de jeito...

pois, mas aconselho sempre a rebobinagem dele, para dar mais tensão.

Re: Aerogerador com motor brushless de aeromodelismo

Enviado: quinta ago 14, 2008 4:39 pm
por Ex-lunatico
boas

mas sem rebobinar, se colocar uma caixa de modo a atingir uma velocidade próxima de velocidade nominal, e usando um transformador o efeito não é o mesmo?

Re: Aerogerador com motor brushless de aeromodelismo

Enviado: quinta ago 14, 2008 4:59 pm
por jmal
ex-lunatico Escreveu:boas

mas sem rebobinar, se colocar uma caixa de modo a atingir uma velocidade próxima de velocidade nominal, e usando um transformador o efeito não é o mesmo?
mas para meter um motor destes à a essa velocidade tens de o multiplicar várias vezes, isto porque estão feitos para trabalhar a muitas rpms, além disso não podes utilizar apenas um transformador para esse efeito, terias de ter um circuito que se chama de elevador de tensão, o que é necessária alguma electrónica, quanto a mim o mais simples é mesmo rebobinar o motor com fio mais fino e mais quantidade, vai de certeza dar mais tensão com pouca rotação.

Re: Aerogerador com motor brushless de aeromodelismo

Enviado: quinta ago 14, 2008 10:15 pm
por jprr
boas...
ora, para quem tiver vários motores, em vez de rebobina-los com fio mais fino ou multiplicar as suas rotações, poderiam fazer vários aerogeradores e depois ligar a tensão de saida de cada um em serie,...
é que para rebobinar com fio mais fino, vai-se aumentar a voltagem mas reduzir bastante a sua amperagem de saida


Re: Aerogerador com motor brushless de aeromodelismo

Enviado: sexta ago 15, 2008 12:03 am
por Njay
jprr Escreveu:boas...
ora, para quem tiver vários motores, em vez de rebobina-los com fio mais fino ou multiplicar as suas rotações, poderiam fazer vários aerogeradores e depois ligar a tensão de saida de cada um em serie,...
não me parece que isso vá funcionar bem. acho que uns motores iam ser "carga" para outros reduzindo a geração de potência... acontece uma coisa semelhante com os paineis solares (e é por isso que às vezes vês mencionados "díodos" nos paineis).
jprr Escreveu:é que para rebobinar com fio mais fino, vai-se aumentar a voltagem mas reduzir bastante a sua amperagem de saida
se a bobina for muito curta a tensão é insuficiente e não pode ser usada. por outro lado, mesmo com menor amperagem, a tensão já será maior e a potência aproveitada. e depois, reduzes a amperagem mas aumentas a tensão, e portanto no final podes acabar por ter a mesma potência teórica (p = v x i) ou não perder tanto como isso. é bastante subjectivo falar nestes termos porque depende de como muitas coisas são feitas...

Re: Aerogerador com motor brushless de aeromodelismo

Enviado: sexta ago 15, 2008 11:35 pm
por jprr
njay Escreveu:
jprr Escreveu:boas...
ora, para quem tiver vários motores, em vez de rebobina-los com fio mais fino ou multiplicar as suas rotações, poderiam fazer vários aerogeradores e depois ligar a tensão de saida de cada um em serie,...
não me parece que isso vá funcionar bem. acho que uns motores iam ser "carga" para outros reduzindo a geração de potência... acontece uma coisa semelhante com os paineis solares (e é por isso que às vezes vês mencionados "díodos" nos paineis).
jprr Escreveu:é que para rebobinar com fio mais fino, vai-se aumentar a voltagem mas reduzir bastante a sua amperagem de saida
se a bobina for muito curta a tensão é insuficiente e não pode ser usada. por outro lado, mesmo com menor amperagem, a tensão já será maior e a potência aproveitada. e depois, reduzes a amperagem mas aumentas a tensão, e portanto no final podes acabar por ter a mesma potência teórica (p = v x i) ou não perder tanto como isso. é bastante subjectivo falar nestes termos porque depende de como muitas coisas são feitas...

obviamente que para funcionar corretamente hà algumas condicionantes por exemplo os motores teriam que ser todos iguais, e a construção de todos os aerogeradores teria que ser todos de forma igual, teriam que ser colocados estrategicamente de forma a que o vento fosse igual para todos, isto iria permitir que todos trabalhassem com rotaçoes muito aproximadas, logo aí as tensões de saída seriam praticamente iguais permitindo assim serem ligadas em serie.
uns motores iam ser carga para outros se tivessem desenquilibrados uns dos outros se uns tivessem rotaçoes elevadas e outros com pouca rotação, ou que não tivessem a trabalhar ...
quando se liga várias pilhas ou baterias em serie de modo a alcançar uma voltagem superior, por acaso umas vão servir de carga às outras???


relativo aos diodos(colocados em serie) dos paineis solares têm a função de proteger o painel do retorno da corrente, quando a voltagem de saída do paínel se torna inferior à voltagem da bateria, provocado pela a diminuição da incidencia da luz solar no painel ou seja os paineis sem um diodo ligado em serie de modo a evitar o retorno quando não estam a carregar possivelmente se avariavam ou consumiriam corrente da bateria,.... o mesmo acontece com os aerogeradores artesanais feitos a partir de motores de corrente continua visto que na sua saida vamos ter corrente continua não é usado pontes rectificadoras mas obrigatoriamente temos que por um diodo em série de modo a que, quando não haja vento eles(os aerogeradores) não consumam corrente da bateria, (sem um diodo eles trabalhariam numa rotação inversa quando não tivessem vento descarregando assim a bateria)

Re: Aerogerador com motor brushless de aeromodelismo

Enviado: sábado ago 16, 2008 1:45 am
por Njay
jprr Escreveu:
njay Escreveu:
jprr Escreveu:boas...
ora, para quem tiver vários motores, em vez de rebobina-los com fio mais fino ou multiplicar as suas rotações, poderiam fazer vários aerogeradores e depois ligar a tensão de saida de cada um em serie,...
não me parece que isso vá funcionar bem. acho que uns motores iam ser "carga" para outros reduzindo a geração de potência... acontece uma coisa semelhante com os paineis solares (e é por isso que às vezes vês mencionados "díodos" nos paineis).
jprr Escreveu:é que para rebobinar com fio mais fino, vai-se aumentar a voltagem mas reduzir bastante a sua amperagem de saida
se a bobina for muito curta a tensão é insuficiente e não pode ser usada. por outro lado, mesmo com menor amperagem, a tensão já será maior e a potência aproveitada. e depois, reduzes a amperagem mas aumentas a tensão, e portanto no final podes acabar por ter a mesma potência teórica (p = v x i) ou não perder tanto como isso. é bastante subjectivo falar nestes termos porque depende de como muitas coisas são feitas...
obviamente que para funcionar corretamente hà algumas condicionantes por exemplo os motores teriam que ser todos iguais, e a construção de todos os aerogeradores teria que ser todos de forma igual, teriam que ser colocados estrategicamente de forma a que o vento fosse igual para todos, isto iria permitir que todos trabalhassem com rotaçoes muito aproximadas, logo aí as tensões de saída seriam praticamente iguais permitindo assim serem ligadas em serie.
não são poucas condicionantes . só se houvesse um processo de "calibração" final, porque até os motores aparentemente "iguais" têm diferenças.
jprr Escreveu:uns motores iam ser carga para outros se tivessem desenquilibrados uns dos outros se uns tivessem rotaçoes elevadas e outros com pouca rotação, ou que não tivessem a trabalhar ...
quando se liga várias pilhas ou baterias em serie de modo a alcançar uma voltagem superior, por acaso umas vão servir de carga às outras???
realmente não, não propriamente. não te sei explicar, mas no caso de um gerador (motor) sinto intuitivamente que é diferente. o gerador gera uma tensão "negativa" (back emf) quando funciona como motor, e como é negativa ela vai subtraír-se à tensão que lhe estás a aplicar (talvez vinda de outro gerador...). no caso de uma bateria não... ela mantém a sua tensão mais ou menos igual, apenas há uma queda devido à corrente que atravessa a sua resistência interna, mas nunca inverte a sua tensão de saída como um motor! é por isso que tenho as minhas dúvidas... não sei muito bem o que acontece num sistema com vários geradores eólicos em série.
jprr Escreveu:relativo aos diodos(colocados em serie) dos paineis solares têm a função de proteger o painel do retorno da corrente, quando a voltagem de saída do paínel se torna inferior à voltagem da bateria, provocado pela a diminuição da incidencia da luz solar no painel ou seja os paineis sem um diodo ligado em serie de modo a evitar o retorno quando não estam a carregar possivelmente se avariavam ou consumiriam corrente da bateria,.... o mesmo acontece com os aerogeradores artesanais feitos a partir de motores de corrente continua visto que na sua saida vamos ter corrente continua não é usado pontes rectificadoras mas obrigatoriamente temos que por um diodo em série de modo a que, quando não haja vento eles(os aerogeradores) não consumam corrente da bateria, (sem um diodo eles trabalhariam numa rotação inversa quando não tivessem vento descarregando assim a bateria)
na verdade referia-me a outros díodos, que normalmente são colocados dentro do painel. quando tens um painel com conjuntos de células ligadas em paralelo, se um conjunto ficar à sombra esse conjunto passa a ser carga para o conjunto que está ao sol (ou com mais sol), a não ser que haja um díodo em série com cada conjunto (estes díodos já eliminam o problema que explicaste). o meu engano foi esse, o esquema em que pensei na verdade era em paralelo e não em série. mas é um problema semelhante ao dos geradores... aliás, se os colocasses em paralelo em vez de ser em série, era também o mesmo problema. a células solares em série mais uma vez não têm problemas, como as baterias, e ao contrário dos geradores, porque as células não invertem a sua tensão quando lhes aplicamos uma tensão externa.

Re: Aerogerador com motor brushless de aeromodelismo

Enviado: sábado ago 16, 2008 2:00 am
por Njay
njay Escreveu:realmente não, não propriamente. não te sei explicar, mas no caso de um gerador (motor) sinto intuitivamente que é diferente. o gerador gera uma tensão "negativa" (back emf) quando funciona como motor, e como é negativa ela vai subtraír-se à tensão que lhe estás a aplicar (talvez vinda de outro gerador...).
hummm.... na verdade essa subtracção de tensão pode ser vista como a resistência interna do motor... mas pode ser grande comparada com a de uma bateria. se por exemplo um motor de 1v consumir 20ma, isso quer dizer que a resistência interna é de 1/0.02 = 50ohms. ora, se a resistência dos enrolamentos for aproximadamente 10ohms, isto quer dizer que a back emf do motor é cerca de 0.02 x (50-10) = 0.8v. ou seja, é uma proporção grande da voltagem que lhe é aplicada. ele ao rodar devido a ser-lhe aplicado 1v, "gera" -0.8v de tensão, que se subtrai ao 1v. mesmo sem pensar em back emf, uma resistência de 50ohms no caminho de outro gerador já é bastante penalizante... mas claro que era preciso medir essa resistência num gerador tipico... e pode ser baixa uma vez que eles geram vários a. mais testes ou análise a fazer.
e agora estava aqui a pensar que um gerador eólico típico é trifásico com um rectificador de díodos. era preciso também analizar como é que os 2 rectificadores (se) iam funcionar em série... e pronto, desisto aqui, já é mais trabalho do que pretendo ter com este assunto.