Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Motores à Ar Comprimido ou Vapor
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 163
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por sandro_ventania »

olá bluesky e demais amigos,
longe de mim querer ser indelicado com alguem aqui...na verdade eu quis realmente dar uma cutucada nos amigos, pois gostaria de ver mais pontos de vistas sobre o assunto...mas estava fazendo isso com o melhor dos bons humores, infelizmente as letras não transmitem bem os emoções como as palavras. peço desculpas pelo incomodo.

luciano, no seu caso...acho a solução magnifica!! trocar 200 litros de oleo diesel por bagaço de cana, palha de arroz e ou eucalipto é sensacional, não acha??
tenho um amigo que juntos estavamos analizando a forma de adaptar um motor de automovel para trabalhar a vapor...sendo para trabalhar estacionario a conversão é plenamente possivel...na verdade até um motor de ferro-velho serve, pois poucas são as peças usadas...se quiser continuar o assunto, acho que seria melhor por e-mail, não acha?
Nós somos a consequência do que pensamos.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 163
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por sandro_ventania »

esse é hibrido vejam...
http://autoestrada.uol.com.br/interno.c ... ento&id=23
Nós somos a consequência do que pensamos.


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por visitante »

vivam ...
sandro_ventania Escreveu:olá bluesky e demais amigos,
longe de mim querer ser indelicado com alguem aqui...na verdade eu quis realmente dar uma cutucada nos amigos, pois gostaria de ver mais pontos de vistas sobre o assunto...mas estava fazendo isso com o melhor dos bons humores, infelizmente as letras não transmitem bem os emoções como as palavras. peço desculpas pelo incomodo.

luciano, no seu caso...acho a solução magnifica!! trocar 200 litros de oleo diesel por bagaço de cana, palha de arroz e ou eucalipto é sensacional, não acha??
tenho um amigo que juntos estavamos analizando a forma de adaptar um motor de automovel para trabalhar a vapor...sendo para trabalhar estacionario a conversão é plenamente possivel...na verdade até um motor de ferro-velho serve, pois poucas são as peças usadas...se quiser continuar o assunto, acho que seria melhor por e-mail, não acha?
ele pode achar bem..eu não..

sou da opinião que o desenvolvimento de ideias aqui lançadas e que visem o reaproveitamento de dispositivos e sua futura aplicação por forma a contribuir positivamente para a economia e ambiente globais deverão ser aqui debatidas..

se cada um desistir deste principio então o que foi conseguido desde o principio e até ao presente neste forum deixará de fazer sentido..

já agora tu e esse teu amigo estão a pensar adaptar para funcionar a vapor um motor de que tipo e de quantos cilindros ?

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Luciano Kaefer »

caro sandro:

concordo em gênero, número e grau com o nosso nobre colega e amigo [***************].

o que nos move nesse forum é a partilha do conhecimento. ponto. e por partilhar, entenda-se: durante um tempo aprender, e depois ensinar.
assim foi comigo e será com muitos usuários.

sua opinião acerca do uso de biomassa é correta. existem muitos subprodutos da agricultura que poderiam ser utilizados com essa finalidade. uma coisa é queimar pretróleo. outra é queimar biomassa.

sabemos que todo o produto resultante da queima é nocivo ao meio ambiente. entretanto, se tivermos que optar, que seja por um produto que polua menos.

hoje, numa de minhas folgas, ( na madrugada ) procurei no site, ávido por soluções, mas as imagens que aparecem no site sobre caldeiras para uso estacionário, é nenhuma. mostra um monte de fotos antigas que não detalham o funcionamento.

mas gostaria de antecipar que acho a possibilidade viável e exequível. precisamos é de mais elementos para seguir adiante.

eu estou de prontidão. executo qualquer projeto que for de custo acessível, mesmo com sucatas. quem aprendeu aqui no forum a fazer biodiesel com banha de porco, pode tranquilamente, montar uma caldeira para mover um motor estacionário, desde que com segurança e preços compatíveis.

mais
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por visitante »

vivam ...

poderá eventualmente não ser exactamente o que se procura mas aqui http://commons.wikimedia.org/wiki/categ ... e_drawings
encontrei varios desenhos e esquemas ..

e aqui http://www.green-trust.org/steamturbine ... urbine.htm uma apresentação esquematica de uma turbina a vapor..

esta ultima é a que me agrada mais..

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas

gostei também do desenho do 2º link.

pena ser apenas teórico e conceitual. falta detalhes técnicos e informações mais conclusivas, quanto ao dimensionamento e forma do encaixe dos discos no corpo da turbina ( afim de evitar que o vapor saia pelo espaço existente alí.

outra dúvida é como fazer aquelas aletas axiais. fazer furo e fendas é fácil, mas no plano.

também fiquei em dúvida sobre a forma de injeção da água dentro da caldeira. imagino que tenha que ser num sistema de válvulas, para evitar fugas .

reparem que estou absolutamente infantil nessa matéria. culpa do sandro_ventania que fica botando essas idéias aqui.

vou dar uma procurada em sites com mais informações em relação às dimensões x potência, pois de nada adianta colocar fogo, ligar uma bomba na ponta, e o sistema não funcionar, ou funcionar de forma qu o manômetro de pressão mostre valores maiores até abrir a válvula de segurança. se isso ocorrer, de nada adiantou os 200 dolares gastos do projeto.

tá faltando o dimensionamento do sistema. vou pesquisar para depois colocar aqui.

quem sentir-se atraído pelo tema, faça o mesmo.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 163
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por sandro_ventania »

olá amigos,

bom já que o assunto é de interesse de mais companheiros...vamos lá! espero que daqui saia fruto!
como a intenção do luciano é bombear agua de um rio ou açude para canaletas de irrigação, (corrija luciano se estiver errado), creio que a melhor maquina seja uma turbina, pois é a que tem maior rendimento, chegando a 90%!
existe uma turbina chamada turbina de tesla, não é um modelo muito difundido, mas o pouco que já li, mostra que ela é muito interessante, principalmente pela facilidade de contrução, pelo que eu entendi dela, ela possui baixo torque, mas em compensação tem elevada rotação...parece interessante para uso com bombas centrifugas.
vejam:

www.unifor.br/notitia/file/1068.pdf

no youtube tem muitos videos tambem.

outro assunto importantissimo é a caldeira. veja aqui uma boa materia:

http://www.chdvalvulas.com.br/artigos_t ... index.html


uma maxima que aprendi diz... "nunca deixe de aproveitar o bom, perseguindo o ótimo"
Nós somos a consequência do que pensamos.



visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por visitante »

vivam ...

tomando por base a bem fundamentada técnica ancestral de aproveitamento de um fluxo para gerar movimento que por sua vez fará funcionar um mecanismo acabei de teorizar uma turbina que junta diversas técnicas e praticas distintas entre si..vão desde a roda de pás que todos conhecem (faziam a locomoção dos tais vapores do mississipi..entre outras muitas aplicações) até ao actual e omnipresente turbo de passo variavel (presente na maioria dos actuais motores sobre-alimentados)..

como não sei a forma de aqui desenhar tenho de contar com a eloquencia e clareza da minha descrição escrita..

considerando que se obtem um jacto de vapor bastante forte :

construir dois cilindros de diametros e planos tangenciais ajustados individualmente aos diametros e planos de duas rodas de pás de diametros ajustados aos diferentes cilindros em que vão trabalhar..

em cada cilindro e levando em conta que a admissão do fluxo é mais importante que o seu escape aplicar um ducto de admissão do vapor na posição..que teoricamente considero mais favoravel derivado ao fenomeno de condensação..o mais alta e horizontal possivel e dois ductos de escape colocados em posição diametralmente oposta ao de admissão..

na ainda teoria teremos dois motores a vapor..um funcionará com um jacto de vapor de alta pressão e outro com um jacto de vapor de baixa pressão proveniente do motor primario..

agora vem a parte "bonita" desta minha teoria..ou projecto..um dos motores accionará um gerador ou dinamo que por sua vez liga a acumuladore(s) (bateria(s)) que fornecerão a energia suficiente para as resistencias que aquecerão a caldeira..o outro motor fornecerá a força motriz para o equipamento de trabalho..

os vapores "escapizados" pelo motor secundario serão direccionados para uma camera de condensação retornando á caldeira por um dos processos existentes..


abraços
[***************]
Última edição por visitante em domingo out 05, 2008 1:20 am, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 163
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por sandro_ventania »

agora vem a parte "bonita" desta minha teoria..ou projecto..um dos motores accionará um gerador ou dinamo que por sua vez liga a acumuladore(s) (bateria(s)) que fornecerão a energia suficiente para as resistencias que aquecerão a caldeira..o outro motor fornecerá a força motriz para o equipamento de trabalho..
note que além de motoperpertuo ele ainda faz trabalho!!
infelizmente não dá fernando...além de que se há energia suficiente para aquecer a caldeira é melhor colocar motores eletricos para bombear a agua, não é!?
fernando a cada conversão há perdas...veja...da biomassa para calor...perda...do calor para vaporizar agua...perda...do vapor para movimento mecanico...perda...etc
é como um balanço, voce dá um empurrão, se voce não acrescentar mais força a cada volta, o que acontece...ele balança cada vez menos até parar.
aconteceria o mesmo com sua maquina.
Nós somos a consequência do que pensamos.


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Tó Miguel »

não há dúvida que a máquina a vapor como gerador de energia em ponto fixo é uma alternativa energética que não deve de ser desperdiçada ou esquecida, pois há muita biomassa que podia ser aproveitada nesse sentido, além disso até pode gerar electricidade, para carregar as baterias dos aqui falados veículos eléctricos.
no que diz respeito a utilizar vapor para mover qualquer viatura, só se o combustível fosse de origem nuclear.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Luciano Kaefer »

embora o tópico seja bastante abrangente e sendo eu parte interessada para a solução de um problema pontual, estou rumando à construção de uma caldeira à vapor para movimentação de água de um rio para dentro de uma lavoura de arroz.

por ser talvez o único projeto aqui no forum com possibilidade de partir para a prática e aferir resultados, gostaria de propor a troca de idéias mais específicas sobre essa minha necessidade.

o trabalho divide-se em duas partes: caldeira e turbina.

vi todos os vídeos que o sandro postou. em tese, a turbina de tesla é a que mais me agrada pela sua facilidade em construir.

procurei mais materiais sobre o assunto, mas parece que essa turbina não evoluiu comercialmente porque os discos estragam em função da alta rotação.

abaixo, o link em espanhol sobre a construção de uma turbina tesla.

http://www.mimecanicapopular.com/verhaga.php?n=89

já na parte da caldeira, penso que o recepiente mais seguro e resistente para a sua construção, seria um botijão de gás. abrindo-se um furo lateral para a colocação de um manômetro de pressão, ligado à uma valvula de segurança para alivio da pressão conforme regulado. seria o botijão de gás seguro ? suporta até 15 atm.

colocando fogo embaixo, usando biomassa disponível, tendo uma quantidade de água dentro da caldeira, logo começaria a ferver e formar vapor e pressão interna.
à medida que o vapor vai saindo para alimentar a turbina ( e o excesso saindo pela valvula de segurança ), o volume de água vai diminuindo. como abastecer a caldeira com água sem parar o sistema ?

já li algo que ao invés de manter água dentro, era injetado pequenas doses de água suficiente para evaporar imediatamente, num ritmo constante.

querem tornar uma teoria em prática ? posso executa-la com a colaboração de vocês. em troca, relato de forma detalhada e com fotos, o que for sendo feito.

dou preferência a materiais fáceis de encontrar e com preços acessíveis.

também li que pode-se utilizar o vasilhame de um extintor de incêndio como casco da turbina.

aceita-se idéias.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 343
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por joaquimdelisboa »

mas....

todas as caldeiras injectam água através do clássico "burrinho".


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por visitante »

vivam ...
joaquimdelisboa Escreveu:mas....

todas as caldeiras injectam água através do clássico "burrinho".
"burrinho" esse que creio ser possivel comandar através de uma came excentrica comandada por carreto ou polie aplicado ao eixo motriz..

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 163
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por sandro_ventania »

la vista seccional a la izquierda muestra cómo funcionó en realidad un prototipo, construido para una compañía de fuerza eléctrica. tenía 25 discos con un espesor de 0.8 milímetros y, a pesar de que apenas medía 61 x 91 centímetros y que tenía una altura de sólo 61 centímetros, logró producir una potencia de 200 caballos a una velocidad de 16,000 rpm con un chorro de vapor a una presión de 8.8 kilogramos por centímetro cuadrado. la trayectoria espiral del vapor llegó a ser de casi 5 metros, y la presión del vapor de escape alcanzó apenas 0.07 kilogramo por centímetro cuadrado-prueba de la extraordinaria eficiencia de la turbina.
luciano, note na citação acima, que foi tirada do link que voce postou...eu não sei de quantos hp voce usa no seu motor diesel, mas no texto acima mostra um paramentro interessante...pois 25 discos de provavelmente 50cm de diametro produziram 200hp, então dá para dimensionar a sua necessidade. eu acrescentaria ao resultado uns 30% a mais por segurança, pois não sabemos se consiguiremos a mesma performace, certo.
quanto maior o diamentro, maior o torque da turbina...acho que o diametro de um extintor não seria a melhor escolha. esse video que voces já viram, tem um detalhe que eu queria resaltar...é o sistema de flauta para injetar o vapor nos discos...seria bom usar, pois a velocidade de injeção é importante nesse tipo de turbina.
http://br.youtube.com/watch?v=01jy6ze0mbg
luciano, voce chegou a ler o link que fala sobre caldeiras?
eu escolheria o sistema de tubo de fogo, pois achei mais facil reproduzir...
voce falou sobre botijão de gás glp? esquece ele não possui resistencia suficiente para isso. uma boa solução seria os cilindros de gás gnv desses usados em kombis, não possuem costura e resistem a 200bar de pressão...o preço não é exorbitante pois existe uma boa produção e oferta no mercado.
voce só teria que atravessa-los com varios tubos de aço para formar os tubos de fogo...veja novamente:
http://www.chdvalvulas.com.br/artigos_t ... lares.html
a fornalha tambem é muito facil de construir com tijolos refratarios desses usados em churrasqueiras...mas importante que seja de parede dupla com intervalo preenchido de areia para melhor isolamento termico.
eu tambem fiquei matutando sobre como injetar a agua novamente...até mesmo para fazer um condensador e reaproveitar a agua quente novamente...formando um sistema fechado.
imaginei essa valvula:
Imagem
Nós somos a consequência do que pensamos.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Luciano Kaefer »

olá sandro

minha necessidade de água será preenchida por um cano de 250mm de boca. o que temos é um trator simples, para tocar essa bomba. imagino que 200 cvs sejam suficientes.
a idéia do pistão para colocação de água é boa, mas ela deve funcionar de forma autônoma, sem risco de faltar água. deverá injetar aquilo que é expulso na forma de vapor. talvez por isso o pistão deva ser realmente pequeno.

a idéia do burrinho não conheço. se alguem tiver uma foto, please...

baseado ainda no link que indiquei, a pressão para gerar esses 200cvs foi de 8,8 kg/cm². a caldeira deve ser dimensionada para fornecer um pouco mais do que isso, pelo menos.

ainda causa-me preocupação a possibilidade desses discos estragarem com tamanha rotação. essa turbina não evoluiu por qual razão será ? no papel e nos protótipos pequenos funciona. será que funcionaria num sistema maior ?

explosões não podem acontecer. perde-se vidas e muito dinheiro consertando o que deveria nascer correto. tem razão, o botijão não conseguiria reter tamanha pressão.

enquanto pensamos, vamos maturando a idéia. daqui a pouco sai algo prático.

adoraria trocar 200 litros de petróleo queimado ao dia pela biomassa.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 163
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por sandro_ventania »

talvez essa turbina não seja usada em larga escala por varios motivos...até mesmo por que os engenheiros seguiram outro modelo para aperfeiçoar. talvez outros modelos tenham desempenho superior, etc.
talvez o argumento do disco não suportar as altas rotaçoes, teriam sido motivo a decadas atrás, não hoje, pois existem turbinas que atingem mais de 100.000rpm e com formas construtivas mais frageis, porem com materiais adquados.
pelos dados, os discos possuiam 0.8mm de espessura, eu faria com 1mm...faça de bom aço...o ideal seria o inox 304, mas é bem caro...se não puder investir, aço 1020 galvanizado é barato e deve atender...no caso usaram apenas 16.000rpm...moleza.
explosões...vira essa boca pra lá! mas um motivo para considerar o cilindro de gnv, pois eles resistem até a incendios com gnv dentro. mas é claro que o uso de valvulas de segurança são faceis de colocar.
além de voce ter uma reserva de potencia de aproximadamente (com segurança) 100 kg/cm2, mais que suficiente até para implementar um gerador de energia eletrica para se tornar autosuficiente em sua fazenda.
fico admirado com a quantidade de oleo que vc usa ao dia!!
200l = 400reais !!!! vezes 30 = 12.000reais ao mês, vezes 5 meses = 60.000 !!!!!
caramba...voce deve estar se perguntando..."por que não tive essa ideia antes"
Nós somos a consequência do que pensamos.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 163
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por sandro_ventania »

mais dados...veja tradução desse texto:

"este bdt caracteriza a construção do aço 304 inoxidável, por toda parte, selos magnéticos do eixo, os rolamentos de alta velocidade cerâmicos, e a embalagem de aço inoxidável. o peso total da unidade é 104 libras, incluindo a montagem e o combustor. uma geometria variável da entrada, e minha interpretação um pouco nova de tesla' s possui a patente valvular da câmara de combustão da canalização, é usado permitindo a operação multi-fuel verdadeira. o rpm avaliado máximo é 18.000. o cavalo-força total do máximo é aproximadamente 130 shp. o diâmetro do disco é 10" com os 29 discos ativos preliminares, mais dois afilou discos da extremidade. os selos de labirinto de estática são usados para a selagem interna da exaustão do caixa-à-rotor."

fonte...em ingles. http://www.frank.germano.com/theturbine.htm

entre nesse grupo de discussão do yahoo que tem no final dessa pagina...mesmo que não domine o ingles (como eu) os arquivos são muito ricos e a tradução eletronica quebra o galho.
http://www.frank.germano.com//teslaturbine.htm
Nós somos a consequência do que pensamos.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Luciano Kaefer »

pois, o consumo realmente é elevado. tudo faz parte do custo da lavoura de arroz. com essa água, irrigo 160 ha, que produzem +- 25.000 sacas de arroz. dividindo esse custo de 60 mil por 25 mil, significa que cada saca contribui com r$ 2,40 no custo final da lavoura.
são números grandes, por isso que quando você postou o tópico, levantou a minha curiosidade e despertou a veia inventiva.
mesmo que eu gaste um pouco para fazer a caldeira e a turbina, compensa se der certo. e seria catastrófico se não funcionar, pois o custo desse equipamento seria mais um na cadeia produtiva.

sem contar que a caldeira e o motor podem ter outras finalidades no período em que não está bombeando água, como gerar energia elétrica. já leu o tópico em http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... =20&t=6293 ?

mas esse é outro assunto, que vai çevantar e sair andando assim que esse for encaminhado e resolvido.

se essas turbinas são tão fáceis de produzir, porque ninguém faz e vende ?
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 163
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por sandro_ventania »

interessante o topico sobre energia excedente! eu lembro que a algum tempo atrás, eu vi no programa dominical da rede globo "globo rural" uma propriedade até bem pequena, mais que possuia um micro usina hidreletrica, e eles faziam exatamente isso, injetavam o excedente na rede...mostraram até o relogio andando para trás.
o que é interessante é que a rede funciona como um tanque de reserva...durante a noite a usina "guardava" energia na rede que iria ser consumida durante o trabalho do dia.
luciano, veja bem...deve existir para cada 10.000 propriedades com potencial hidrico, apenas 1 micro usina hidreletrica que é a forma mais tradicional e facil de gerar energia e dispoem de um mercado de geradores e turbinas dagua bem grande...o nosso povo, apesar da veia inventiva ainda é na sua maioria acomodada, fica mais facil puxar um fio da rede e depois acrescentar esse gasto no custo de produção do que botar a mão na massa.
que dirá uma usina a vapor, que é mais complicada de montar e ainda depende de ser abastecida de combustivel...por isso é simples, mas nem tanto!
voce com suas ideias, está um passo a frente da grande maioria e quando surgir uma crise(piorar a que está) e todos estiverem operando no vermelho, voce estará...como dizia a minha avó..."com o boi na sombra"!
mas fala voce...já tem alguma coisa decidida quanto a forma e materiais que vai empregar?
tô me sentindo o tio da criança!
Nós somos a consequência do que pensamos.

Responder

Voltar para “Motores à Ar Comprimido ou Vapor”