Carros amigos do ambiente nem sempre poluem menos
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Autor do tópico - Membro Silver
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Carros amigos do ambiente nem sempre poluem menos
carros amigos do ambiente nem sempre poluem menos
público: 25.09.2008, aníbal rodrigues
conduzir um carro com baixos níveis de emissões de dióxido de carbono (co2) pode até descansar a sua consciência ambiental, mas isso não significa que o seu automóvel seja pouco poluente. muitas vezes o que se constata é precisamente o contrário, conforme consta de um estudo publicado na última edição da revista francesa.
o co2 não polui, mas a sua concentração em excesso está associada ao aquecimento global. por isso, muitos sistemas fiscais beneficiam automóveis com menores emissões de co2. é o caso de portugal, onde a componente ambiental corresponde, em média, a 60 por cento do imposto sobre veículos (isv), cabendo os restantes 40 por cento à cilindrada.
já o estudo da l'automobile analisa os poluentes propriamente ditos. monóxido de carbono (co), hidrocarbonetos (hc) e óxidos de azoto (nox), nos automóveis a gasolina, mais a emissão de partículas no caso dos diesel. o estudo separou 1184 modelos a gasolina e 939 a diesel e os resultados surpreendem. na categoria diesel, por exemplo, o melhor classificado é o mercedes e300 cdi bluetec (189 g/km de co2), ao passo que o smart cdi, conhecido como "campeão" das emissões de co2 (88 g/km), fica em 623.º, devido ao facto de não ter filtro de partículas.
no caso dos modelos a gasolina surgem, por exemplo, desportivos de grande potência em lugares cimeiros, como o lexus is f (270 g/km de co2), em 11.º, ou o mercedes sl 63 amg (330 g/km de co2), em 12.º, à frente do híbrido toyota prius (104 g/km de co2), que surge em 16.º.
diminuir poluentes equivale a elevados investimentos na queima eficaz do combustível, recirculação de gases de escape, catalisadores e filtros de partículas. por isso, são também as chamadas marcas premium que obtêm melhores resultados, casos da bmw, lexus, mercedes ou volvo.
francisco ferreira, dirigente da quercus, considera que a questão levantada pelo estudo da l'automobile "não é preocupante" porque as normas euro (actualmente é a euro iv que está em vigência) estabelecem os limites máximos de emissões de co, hc, nox e partículas "e são iguais para todos". ainda assim, este especialista defende que, "no futuro, terão de ser feitas algumas correcções fiscais de acordo com a resposta do mercado e os preços dos combustíveis, mas isso não impede o continuar de uma forte ponderação do co2".
achei que podia clarificar algumas ideias...
cumprimentos,
mónica
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conduzir um carro com baixos níveis de emissões de dióxido de carbono (co2) pode até descansar a sua consciência ambiental, mas isso não significa que o seu automóvel seja pouco poluente. muitas vezes o que se constata é precisamente o contrário, conforme consta de um estudo publicado na última edição da revista francesa.
o co2 não polui, mas a sua concentração em excesso está associada ao aquecimento global. por isso, muitos sistemas fiscais beneficiam automóveis com menores emissões de co2. é o caso de portugal, onde a componente ambiental corresponde, em média, a 60 por cento do imposto sobre veículos (isv), cabendo os restantes 40 por cento à cilindrada.
já o estudo da l'automobile analisa os poluentes propriamente ditos. monóxido de carbono (co), hidrocarbonetos (hc) e óxidos de azoto (nox), nos automóveis a gasolina, mais a emissão de partículas no caso dos diesel. o estudo separou 1184 modelos a gasolina e 939 a diesel e os resultados surpreendem. na categoria diesel, por exemplo, o melhor classificado é o mercedes e300 cdi bluetec (189 g/km de co2), ao passo que o smart cdi, conhecido como "campeão" das emissões de co2 (88 g/km), fica em 623.º, devido ao facto de não ter filtro de partículas.
no caso dos modelos a gasolina surgem, por exemplo, desportivos de grande potência em lugares cimeiros, como o lexus is f (270 g/km de co2), em 11.º, ou o mercedes sl 63 amg (330 g/km de co2), em 12.º, à frente do híbrido toyota prius (104 g/km de co2), que surge em 16.º.
diminuir poluentes equivale a elevados investimentos na queima eficaz do combustível, recirculação de gases de escape, catalisadores e filtros de partículas. por isso, são também as chamadas marcas premium que obtêm melhores resultados, casos da bmw, lexus, mercedes ou volvo.
francisco ferreira, dirigente da quercus, considera que a questão levantada pelo estudo da l'automobile "não é preocupante" porque as normas euro (actualmente é a euro iv que está em vigência) estabelecem os limites máximos de emissões de co, hc, nox e partículas "e são iguais para todos". ainda assim, este especialista defende que, "no futuro, terão de ser feitas algumas correcções fiscais de acordo com a resposta do mercado e os preços dos combustíveis, mas isso não impede o continuar de uma forte ponderação do co2".
achei que podia clarificar algumas ideias...
cumprimentos,
mónica
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Re: Carros amigos do ambiente nem sempre poluem menos
resta saber se esta informação é credivel, ou seja de onde veio o dinheiro que foi pago ao menino que fez o estudo. diz claramente que um carro que consome 7.5 litros no minimo é menos poluente que um carro que consome 3.2 litros, apenas com a diferença do filtro de particulas.
monica o artigo refere a fonte.
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Re: Carros amigos do ambiente nem sempre poluem menos
a minha interpretação sobre o assunto:

e para um prius que foi desenvolvido para ser económico e não para ser rápido!
a revista terá de se adaptar e de reformular a sua estrutura para se adaptar aos carros eléctricos e já está com medo!!!
este estudo só pode ser aplicado aos veículos que utilizam o petróleo como fonte de energia, qualquer outro fica logo em 1º lugar!
se derem uma saltada ao site da autohoje.com qual l'automobile qual quê, temos a autohoje!
logo aqui errrr, se não polui menos não é amigo do ambiente!mónica Escreveu:carros amigos do ambiente nem sempre poluem menos
aqui concordo contigo, mas, esqueçeste-te de referir que é tido em conta o nº de lugares disponiveis na viatura, e é apenas real se as viaturas circularem sempre com a sua lotação máxima, logo no caso do mercedes temos 189g/km a dividir por 5 lugares o que dá = 37.8g/km/ocupante e no caso do smart 88g/km a dividir por 2 ocupantes = 44g/km/ocupante e logo qualquer carro de 5lugares que emita menos de 220g/km estará "à frente" do smart!mónica Escreveu:
público: 25.09.2008, aníbal rodrigues
conduzir um carro com baixos níveis de emissões de dióxido de carbono (co2) pode até descansar a sua consciência ambiental, mas isso não significa que o seu automóvel seja pouco poluente. muitas vezes o que se constata é precisamente o contrário, conforme consta de um estudo publicado na última edição da revista francesa.
o co2 não polui, mas a sua concentração em excesso está associada ao aquecimento global. por isso, muitos sistemas fiscais beneficiam automóveis com menores emissões de co2. é o caso de portugal, onde a componente ambiental corresponde, em média, a 60 por cento do imposto sobre veículos (isv), cabendo os restantes 40 por cento à cilindrada.
já o estudo da l'automobile analisa os poluentes propriamente ditos. monóxido de carbono (co), hidrocarbonetos (hc) e óxidos de azoto (nox), nos automóveis a gasolina, mais a emissão de partículas no caso dos diesel. o estudo separou 1184 modelos a gasolina e 939 a diesel e os resultados surpreendem. na categoria diesel, por exemplo, o melhor classificado é o mercedes e300 cdi bluetec (189 g/km de co2), ao passo que o smart cdi, conhecido como "campeão" das emissões de co2 (88 g/km), fica em 623.º, devido ao facto de não ter filtro de partículas.
aqui é expresso apenas em termos de eficiência onde a formula de cálculo:mónica Escreveu: no caso dos modelos a gasolina surgem, por exemplo, desportivos de grande potência em lugares cimeiros, como o lexus is f (270 g/km de co2), em 11.º, ou o mercedes sl 63 amg (330 g/km de co2), em 12.º, à frente do híbrido toyota prius (104 g/km de co2), que surge em 16.º.
diminuir poluentes equivale a elevados investimentos na queima eficaz do combustível, recirculação de gases de escape, catalisadores e filtros de partículas. por isso, são também as chamadas marcas premium que obtêm melhores resultados, casos da bmw, lexus, mercedes ou volvo.

e para um prius que foi desenvolvido para ser económico e não para ser rápido!
lá está:mónica Escreveu: francisco ferreira, dirigente da quercus, considera que a questão levantada pelo estudo da l'automobile "não é preocupante" porque as normas euro (actualmente é a euro iv que está em vigência) estabelecem os limites máximos de emissões de co, hc, nox e partículas "e são iguais para todos". ainda assim, este especialista defende que, "no futuro, terão de ser feitas algumas correcções fiscais de acordo com a resposta do mercado e os preços dos combustíveis, mas isso não impede o continuar de uma forte ponderação do co2".
a revista terá de se adaptar e de reformular a sua estrutura para se adaptar aos carros eléctricos e já está com medo!!!
espero ter feito o mesmo!mónica Escreveu:achei que podia clarificar algumas ideias...
cumprimentos,
mónica
este estudo só pode ser aplicado aos veículos que utilizam o petróleo como fonte de energia, qualquer outro fica logo em 1º lugar!
se derem uma saltada ao site da autohoje.com qual l'automobile qual quê, temos a autohoje!
sergiomms
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Re: Carros amigos do ambiente nem sempre poluem menos
o titulo deste artigo da uma ideia errada. carro mais eficiente é diferente de carro menos poluidor.
para mim carro menos poluidor é o que liberta menos gases no escape e mais nada.
por esta formula, os carros mais eficientes devem ser os furgoes de 9 lugares
para mim carro menos poluidor é o que liberta menos gases no escape e mais nada.
por esta formula, os carros mais eficientes devem ser os furgoes de 9 lugares
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Re: Carros amigos do ambiente nem sempre poluem menos
e as camionetas da rodoviária ou da carris? quando dão uma gazada fica uma nuvem preta a pairar na estrada... mas a dividir por 50 ou 60, são os veículos menos poluidores segundo o estudo... pena é que não circulem sempre lotadas.
mas brincadeiras à parte, acho que será pacífico considerar os ve como amigos do ambiente e menos poluidores... ou ñ?
mas brincadeiras à parte, acho que será pacífico considerar os ve como amigos do ambiente e menos poluidores... ou ñ?
A pensar em juntar-me ao clube das predator...
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Carros amigos do ambiente nem sempre poluem menos
copiei o artigo completo, do site do público, mas acho que a fonte é a tal revista l'automobile.
é verdade que este estudo aplica-se quase só a carros a combustíveis feitos de petróleo... porque a quantidade de veículos que não são assim é ainda residual.. e é óbvio que os eléctricos são melhores... isso não é posto em causa. a questão do prius é estranha, mas a verdade é que ele tem um motor a gasolina, também, e sinceramente gostava de ver os detalhes e não acho nada mal saber que o prius não é perfeito: rapidamente haverá concorrência, e é bom que a toyota ponha filtros e tudo que houver de ecológico no seu modelo ecológico... não quero andar a ser enganada e achar que ando a ser ecológica, e afinal ando ainda a poluir mais...
se a fórmula é assim, a questão da velocidade máxima é que é um pouco injusta, devia ser a emissão a um valor médio...
em relação a ser ou não ecológico:stão a referir-se à classificação "oficial" que conta para os impostos: os carros com menos emissão de co2 pagam menos. eu discordo há muito com este critério, porque por exemplo, os carros a gasóleo emitem metais pesados e ainda por cima pagam menos impostos, só porque emitem menos co2. ok, o efeito estufa é mau, mas os metais pesados podem não prejudicar o clima, mas prejudicam os nossos pulmões.
havia planos ao nível europeu para acabar com o gásoleo no ano 2000, no entanto cada vez se vendem mais carros destes, que poluem mais... e uma das razões para se venderem mais, é porque pagam menos impostos, logo, o preço final é menos. a europa está cheia de recuar na data do fim do gasóleo... como sempre as gasolineiras sabem o que fazem...
acho que o critério do co2 é incorrecto, mas acho que a maioria das pessoas não vê isso, mas, enquanto não há muitas opções, as pessoas deviam ver que terem um carro a gasóleo, é logo estar a poluir mais... e se tiverem de ter, devem pelo menos ter o filtro...
é verdade que este estudo aplica-se quase só a carros a combustíveis feitos de petróleo... porque a quantidade de veículos que não são assim é ainda residual.. e é óbvio que os eléctricos são melhores... isso não é posto em causa. a questão do prius é estranha, mas a verdade é que ele tem um motor a gasolina, também, e sinceramente gostava de ver os detalhes e não acho nada mal saber que o prius não é perfeito: rapidamente haverá concorrência, e é bom que a toyota ponha filtros e tudo que houver de ecológico no seu modelo ecológico... não quero andar a ser enganada e achar que ando a ser ecológica, e afinal ando ainda a poluir mais...
se a fórmula é assim, a questão da velocidade máxima é que é um pouco injusta, devia ser a emissão a um valor médio...
em relação a ser ou não ecológico:stão a referir-se à classificação "oficial" que conta para os impostos: os carros com menos emissão de co2 pagam menos. eu discordo há muito com este critério, porque por exemplo, os carros a gasóleo emitem metais pesados e ainda por cima pagam menos impostos, só porque emitem menos co2. ok, o efeito estufa é mau, mas os metais pesados podem não prejudicar o clima, mas prejudicam os nossos pulmões.
havia planos ao nível europeu para acabar com o gásoleo no ano 2000, no entanto cada vez se vendem mais carros destes, que poluem mais... e uma das razões para se venderem mais, é porque pagam menos impostos, logo, o preço final é menos. a europa está cheia de recuar na data do fim do gasóleo... como sempre as gasolineiras sabem o que fazem...
acho que o critério do co2 é incorrecto, mas acho que a maioria das pessoas não vê isso, mas, enquanto não há muitas opções, as pessoas deviam ver que terem um carro a gasóleo, é logo estar a poluir mais... e se tiverem de ter, devem pelo menos ter o filtro...
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Re: Carros amigos do ambiente nem sempre poluem menos
sempre achei que o prius é uma farça... vamos aguardar o prius plugin..
hoje em dia a etiqueta " ecologico" "amigo do ambiente" vende tanto como a etiqueta "promoçao".
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Carros amigos do ambiente nem sempre poluem menos
desculpem a "insistência" mas não resisti... fiz umas pesquisas e vemos facilmente que o gasóleo, apesar das inovações, ainda faz muito estrago:
só o gasóleo é responsável por 1/3 das emissões de partículas suspensas no ar (cancerígenas)
http://www.euro.who.int/mediacentre/pr/2005/20050414_1
"transport and use of fossil fuel in households are the major contributors to pm (particulate matter) air pollution. in particular, diesel combustion contributes a third of total emissions of pm2.5. "
um típico habitante de cidade pode esperar morrer uma ano mais "cedo do que o previsto" por causa das partículas suspensas do ar. um carro a gasóleo, sem filtro emite 100 vezes mais partículas do que um a gasolina:
http://www.iht.com/articles/2005/09/20/news/air.php
"the average european city dweller can expect to die a year before the end of his or her natural life span because of particulate air pollution, the researchers calculate."
(..)
one reason that cities have trouble controlling this type of pollution, many scientists theorize, is the rising popularity in europe of diesel-powered cars, which get better mileage than gasoline-fueled cars but produce larger amounts of particulate pollution - 100 times as much, according to the american lung association. although particle traps can be installed to control such emissions, they are not required and are offered only as an option by most carmakers, including volkswagen, the diesel market leader."
como dizia, os carros a gasóleo que são mais baratos por emitirem menos co2, podem proteger a terra... mas fazem muito mal às pessoas.
só o gasóleo é responsável por 1/3 das emissões de partículas suspensas no ar (cancerígenas)
http://www.euro.who.int/mediacentre/pr/2005/20050414_1
"transport and use of fossil fuel in households are the major contributors to pm (particulate matter) air pollution. in particular, diesel combustion contributes a third of total emissions of pm2.5. "
um típico habitante de cidade pode esperar morrer uma ano mais "cedo do que o previsto" por causa das partículas suspensas do ar. um carro a gasóleo, sem filtro emite 100 vezes mais partículas do que um a gasolina:
http://www.iht.com/articles/2005/09/20/news/air.php
"the average european city dweller can expect to die a year before the end of his or her natural life span because of particulate air pollution, the researchers calculate."
(..)
one reason that cities have trouble controlling this type of pollution, many scientists theorize, is the rising popularity in europe of diesel-powered cars, which get better mileage than gasoline-fueled cars but produce larger amounts of particulate pollution - 100 times as much, according to the american lung association. although particle traps can be installed to control such emissions, they are not required and are offered only as an option by most carmakers, including volkswagen, the diesel market leader."
como dizia, os carros a gasóleo que são mais baratos por emitirem menos co2, podem proteger a terra... mas fazem muito mal às pessoas.
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Re: Carros amigos do ambiente nem sempre poluem menos
o prius é um bom começo, e conseguiu sair para o mercado porque a gasolina é que carrega as baterias, à anos que se fala no plugin, que tecnicamente é 20 vezes mais simples de fabricar,desenvolver e aplicar, do que aquele que tem a bordo utilizando o motor a gasolina para carregar as baterias, não é preciso dizer mais nada.......marcopns Escreveu:sempre achei que o prius é uma farça... vamos aguardar o prius plugin..
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Re: Carros amigos do ambiente nem sempre poluem menos
há uns anos atrás, estudos idiotas como este levaram a conclusões igualmente idiotas do género: um corta-relva seria mais poluidor que um automóvel....
claro...não consideravam o co2 mas apenas os poluentes secundários que seriam muito superiores aos de um automóvel porque o corta-relvas não era catalizado. imaginem então se fosse a 2 tempos....
claro...não consideravam o co2 mas apenas os poluentes secundários que seriam muito superiores aos de um automóvel porque o corta-relvas não era catalizado. imaginem então se fosse a 2 tempos....
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Re: Carros amigos do ambiente nem sempre poluem menos
orbis Escreveu:há uns anos atrás, estudos idiotas como este levaram a conclusões igualmente idiotas do género: um corta-relva seria mais poluidor que um automóvel....
claro...não consideravam o co2 mas apenas os poluentes secundários que seriam muito superiores aos de um automóvel porque o corta-relvas não era catalizado. imaginem então se fosse a 2 tempos....
será que calcularam os quilometras feitos por 1 e por outro.
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Re: Carros amigos do ambiente nem sempre poluem menos
não consigo perceber onde é comparavel um sl ou is f com um prius, pois se utilizam o mesmo combustivel e gastam mais do dobro de combustivel como é possivel serem mais ecologicos? vejo essa formula a velocidade maxima, não deveria ser a legal?
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