Página 1 de 1

Duvidas diversas

Enviado: segunda set 29, 2008 1:20 pm
por Rui Gama
boa tarde a todos!
preciso que alguem me ajude...
1-qual a função do sensor de enrolamento de cabos num aerogerador?
a)contar o n.º de voltas que a coroa dá no mesmo sentido?
b)travar o aerogerador e desenrolar os cabos que descem do aerogerador para o suporte localizado na parte de baixo da torre?

2-o sensor de proximidade num aerogerador utiliza-se para:
a)saber em que posição se encontra o cilindro de accionamento
b)saber qual a velocidade de rotação do gerador?

abraço

Re: Duvidas diversas

Enviado: segunda set 29, 2008 8:36 pm
por jmal
sensor de enrolamento ???? sensor de proximidade ??????

Re: Duvidas diversas

Enviado: segunda set 29, 2008 10:13 pm
por joao filomeno
muito boas

eu acabei de montar um gerador eolico e não conheço estes sensores.

o gerador eolico ( o meu) esta conectao ao cabo descendente, por um sistema de contacto rotativo por esferas, que permite rodar ao gerador quantas voltas precisar para seguir a direção do vento, sem provocar qualquer torção no cabo electrico ,que descende pela torre.
no entanto, troca isso por miudos, a fim de tentar-mos compreender o problema.
= o cabeça de vento.

Re: Duvidas diversas

Enviado: segunda set 29, 2008 10:26 pm
por Rui Gama
já descobri! eu explico!
sensor de enrolamento dos cabos
consiste num pinhão dentado que gira de forma solidária com a roda. o pinhão está montado com o sensor na gôndola e a roda dentada na torre, de maneira que cada vez que gira num sentido ou noutro o pinhão recolhe este movimento. no interior do sensor existem 2 interruptores, um para a rotação à direita e outro para a rotação à esquerda. cada vez que é completada uma volta à direita, o interruptor das voltas à direita fecha-se. acontece igualmente com o interruptor das voltas à esquerda. esta informação é transmitida por cabos até à relé correspondente, a qual ordena a travagem do aerogerador quando o número de voltas num sentido ultrapassar o outro em quatro ou cinco voltas.

alguma duvida estou ao dispor!

Re: Duvidas diversas

Enviado: terça set 30, 2008 2:21 pm
por carioca
na minha opinião pouca interesa essa teoria toda, desde que saibas o príncipio basico do funcionamento do aero gerador, não sei qual é a tua ideia , será construir um aerogerador ou uma tese de doutoramento par a a universidade?

Re: Duvidas diversas

Enviado: domingo out 05, 2008 10:33 pm
por Josenir
gostaria de me solidarizar com o rui. acredito que houve apenas um erro de abordagem. é normal que uma pessoa com muitos conhecimentos técnicos na cabeça tenha alguma dificuldade de expressão. percebe-se que ele possui conhecimentos em eólica e se dispõe a dividir conosco, falta apenas ele se sintonizar um pouco com os objetivos da nossa comunidade.
seja bem vindo amigo e saiba que tem o meu apoio.
como o seu tópico é "dúvidas diversas", gostaria de perguntá-lo:
1) você trabalha com algo relacionado a eólica ?
2) já desenvolveu ou pretende desenvolver algum projeto com energias renováveis ?
3) tem conhecimentos em eletrônica ?

Re: Duvidas diversas

Enviado: segunda out 06, 2008 5:53 pm
por Rui Gama
josenir,

vou tentar responder ás tuas perguntas.
1) não trabalho em nada relacinado com a eólica, mas é uma hipotese remota de um via vir a trabalahr com esta energia. não sei pq mas há algo que me fascina nesta energia. daí estar a tirar o curso de energias renováveis na masterd (porto).
2) quanto a projectos... eu estou em crer que no final do curso (que deve ser já amanha, fiz hoje o ultimo teste) me vão pedir em projecto, não sei se solar se eólico...
3) electrónica? não sei, nem consigo quantificar o quanto sei de electronica. tenho o 12º de electrotecnia / electrónica, sei intrepretar / desenhar todo o tipo de esquemas eléctricos......

a duvida que eu coloquei anteriormente era para aerogeradores com 45-50m de altura. daí ser necessário um sensor de enrolamento de cabos.

pelo que parece tenho uns conhecimentos diferentes dos vossos (caso do sensor de enrolamento de cabos) que gostava de vir a partilhar convosco.

Re: Duvidas diversas

Enviado: segunda out 06, 2008 9:07 pm
por Josenir
pois então, como eu imaginava, você realmente tem conhecimentos em eólica e em eletrônica, coisas imprescindíveis para se dar bem neste ramo, principalmente se gosta da coisa. tenho certeza que logo dará bons frutos.
como você ja deve ter observado, este forum promove um debate muito variado a cerca de várias formas de energias renováveis, eu pessoalmente me sinto mais atraído pela eólica. e todos têm os mais diversos graus de conhecimentos nestas áreas, mas o que menos se discute são aerogeradores de grande porte devido a não estar ao alcance da maioria e nem ser o objetivo principal, embora haja algumas matérias sobre eles, mas apenas a título de se ter uma noção do funcionamento. em geral aqui ninguém ainda se especializou no assunto. quem sabe não seria você a introduzir a comunidade num debate mais técnico a respeito, mas tem que ir de leve, com temas mais ao alcance da maioria leiga. espero contribuir com um pouco também, mas já vou adiantando que o meu forte são os pequenos aerogeradores, que já desenvolvo há certo tempo.
tenho procurado desenvolver aerogeradores cada vez maiores. atualmente estou trabalhando num que já está com a mecânica pronta, falta apenas o gerador, mas confesso que tenho tido uma certa dificuldade para deselvolver um gerador com uma potência em torno de 5 a 10 kw para gerar com apenas 350 rpm. até 1kw eu já consegui. você teria uma idéia para este "bicho-papão" ?
mas sem usar ímãs. com ímãs é muito fácil, é como tomar pirulito de criança, não tem a menor graça...

Re: Duvidas diversas

Enviado: segunda out 06, 2008 9:38 pm
por FERNANDO PEREIRA
estou completamente de acordo com a sua aposta josenir.

da mesma forma que, inicialmente, os automóveis tinham geradores eléctricos de imãs permanentes, acho, dínamos, passaram a ter alternadores com a indução de energia para “formar” o campo magnético.

certamente que, o futuro dos geradores das eólicas, e outras fontes de enrgia renovável, com mais ou menos rotações, a indução de energia para formar o campo magnético poderá, acho, aumentar ou diminuir a potencia proporcional à velocidade do vento disponível. possibilitando, assim, a optimização da produção auto-afinável à variação da velocidade do vento e outras fontes de energia instáveis.

mas, essa é uma tarefa condicionada a poucas mentes, realmente, geniais e com conhecimentos ao seu nível.