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Conversão Smart para EV

Enviado: quarta out 15, 2008 2:27 pm
por sergiomms
agora que temos uma porta aberta, tenho estado a pensar numa máquina para que a minha mulher possa levar a criança ao colégio.
o trajecto é pequeno (+- 8km ida e volta) mas queria conseguir o máximo de autonomia possível para que lhe possa dar outra utilidade.

estou a pensar num smart!
existem smarts de 98 em que o motor por volta dos 150.000kms tem que ser aberto e rectificado.
o que eu estou a pensar, é comprar um carro destes ainda com o motor a funcionar antes de o mesmo ser reparado (+- entre os 140.000 e os 160.000kms), pensando eu que ele terá menos valor comercial devido a esse problema, logo, espero que ele circule enquanto o motor aguentar, e prosseguir com os estudos/compras do material para a conversão e quando chegar a hora.....zzz... electrifico!

tenho em mente, a compra deste motor:
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http://www.e-traction.com/sm350.htm

em relação a reguladores e baterias, ainda não pesquisei sobre o assunto porque ainda não tenho a certeza das correntes necessárias!

alguém tem conhecimento de algum kit à venda?

Re: Conversão Smart para EV

Enviado: quinta out 16, 2008 2:07 am
por Bluesky
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gostei. estes motores nao sao fornecidos com controladores? olha que sim. referes-te antes às bms?

Re: Conversão Smart para EV

Enviado: quinta out 16, 2008 8:24 am
por José Luís Cabete
parece-me muito bem pensado este tipo de motor, mas para rodas pequenas deve de ficar um pouco junto ao chão, mas o smart tem rodas altas, bons projectos.

Re: Conversão Smart para EV

Enviado: quinta out 16, 2008 10:46 am
por jmal
josé luís cabete Escreveu:parece-me muito bem pensado este tipo de motor, mas para rodas pequenas deve de ficar um pouco junto ao chão, mas o smart tem rodas altas, bons projectos.
penso que não, isto substitue directamente o diferencial, dai ter os cardans.

Re: Conversão Smart para EV

Enviado: quinta out 16, 2008 1:46 pm
por sergiomms
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http://www.worldcarfans.com/2060718.001 ... r-smart-ev
é assim que a zytek tem o motor eléctrico do seu smart!

não me parece que este, com um corte e solda à mistura, vá ficar muito mal!

acredito que este motor já tenha incluído um regulador, mas, não vou ter sempre que adquirir um para controlar a carga das baterias?

Re: Conversão Smart para EV

Enviado: quinta out 16, 2008 6:52 pm
por Bluesky
the most affordable bms is a human being, a meter, and a charger!
sim, a bms "battery management system" ou "battery management and monitoring systems" ... gestão e monitorizaçao do estado das células da bateria. mas peço ajuda ao jmal, pois é ele o especialista

http://www.mpoweruk.com/bms.htm

mini wikipedia electrica (mereçia um topico)

http://www.seattleeva.org/wiki/battery_ ... ent_system


Re: Conversão Smart para EV

Enviado: quinta out 16, 2008 8:04 pm
por jmal
bluesky Escreveu:
the most affordable bms is a human being, a meter, and a charger!
sim, a bms "battery management system" ou "battery management and monitoring systems" ... gestão e monitorizaçao do estado das células da bateria. mas peço ajuda ao jmal, pois é ele o especialista

http://www.mpoweruk.com/bms.htm

mini wikipedia electrica (mereçia um topico)

http://www.seattleeva.org/wiki/battery_ ... ent_system
humm, que queres que diga.

Re: Conversão Smart para EV

Enviado: quinta out 16, 2008 11:17 pm
por sergiomms
encontrei este kit para smarts: http://www.everything-ev.com/smart-conv ... p-393.html

são 9000€ só pelo kit!

depois tenho que pensar nas baterias ou acumuladores, estive a pensar na utilização deste tipo de acumuladores em vez de utilizar baterias normais em série:
http://donau.kicms.de/cebi/easycms/file ... bra_z5.pdf

pedi informações aos respectivos, e resta-me aguardar respostas!

Re: Conversão Smart para EV

Enviado: sexta out 17, 2008 3:56 am
por Bluesky
sergio, entao estás a pensar no kit ac para o smart, certo?

jmal, as minhas duvidas sao: o bms pode ser integrado no controlador do motor electrico ou é um circuito independente que acompanha o pack de baterias? outra coisa, à uns tempos atrás mencionaste uns packs litio a123 para evs, como estamos de novidades?

Re: Conversão Smart para EV

Enviado: sexta out 17, 2008 10:36 am
por jmal
bluesky Escreveu:sergio, entao estás a pensar no kit ac para o smart, certo?

jmal, as minhas duvidas sao: o bms pode ser integrado no controlador do motor electrico ou é um circuito independente que acompanha o pack de baterias? outra coisa, à uns tempos atrás mencionaste uns packs litio a123 para evs, como estamos de novidades?
oi, blue não tem interesse nenhum o bms estar junto ao controlador e ao motor, o bms precisa de 2 fios por cada célula de lítio, o que faz com que fosse necessário um "molho" de fios do pack até ao controlador do motor que convém estar o mais junto possivel do motor para evitar perdas, portanto cada equipamento no seu lugar certo para evitar ao máximo as perdas, bms e carregador junto ao pack das baterias, controlador ou variador junto do motor.
as novidades ainda não existem, mas estou a negociar células da mesma tecnologia a preços mais competitivos, já pedi algumas células de amostra para testar, vamos verificar como se portam elas.

Re: Conversão Smart para EV

Enviado: sábado out 18, 2008 10:42 am
por antenor
boas! tenho acompanhado este forum á já algum tempo (bastante), principalmente este tópico.
bom a minha questão é a seguinte: para gastar 5000€ num kit para um smart, mais a instalação do mesmo, mais todas as outras voltas em papelada. não sera melhor esperar que sejam homologados os (smart's) chineses que iram ficar por volta dos 10.000€

Re: Conversão Smart para EV

Enviado: sábado out 18, 2008 11:33 am
por TOZEVE
quanto a mim o smart chines tem pouca qualidade e seguranca 0, qualquer carro convertido sai mais barato e é mais seguro.

depois temos outro problema, se formos "nós" a fazermos a conversao conseguimos dar a volta a um problema que possa aparecer.

já nos brinquedos chineses quando se avariar o motor , controlador ou até mesmo a simples manutenção de trocar travoes pode vir a ser uma caldeirada.

depois ainda temos o problema economico, se as coisas não estão boas ainda vão estar piores se desatarmos a comprar tudo a china.

de preferencia devemos apostar por esta ordem:
portugal
europa

se realmente não se consegue ai sim devemos partir para a china mas nunca como sistema.

espero que não levem a mal, é só uma opiniao pessoal.

Re: Conversão Smart para EV

Enviado: sábado out 18, 2008 11:50 am
por serges
se todos pensar mos assim portugal não tinha crise!


on topic mas por esse preço... upa upa...

Re: Conversão Smart para EV

Enviado: sábado out 18, 2008 9:22 pm
por antenor
concordo com aquilo que acabas de dizer, mas vamos lá ver o seguinte: como o meu orçamento não dá para comprar um mercedes, então tenho um opel (não estando a denegrir a marca) e governo-me da mesma forma. o mesmo se passa com um smart alterado, com todas aquelas coisas que tu referiste mas que o preço fica muito acima do smart chines, arriscaria a dizer que fica no dobro ou mais.
para pessoas com baixos orçamento qual sera que vão escolher?
o chines e que se lixe a receção.

Re: Conversão Smart para EV

Enviado: sábado out 18, 2008 10:48 pm
por TOZEVE
tens fiats cinquecento ou ceicento desde 650eur a 3000eur

daewoo matiz desde 1500eur

e existem alguns mais , com um tamanho semelhante com 4 e 5 lugares e alguns com 4 portas.
para o efeito acho que serve e a partida tens que gastar menos no carro dador.
um carro para pequenos trajetos não tem de ser o melhor do mundo , tem de ser funcional seguro e abrigar-nos do mau tempo...

antenor Escreveu:concordo com aquilo que acabas de dizer, mas vamos lá ver o seguinte: como o meu orçamento não dá para comprar um mercedes, então tenho um opel (não estando a denegrir a marca) e governo-me da mesma forma. o mesmo se passa com um smart alterado, com todas aquelas coisas que tu referiste mas que o preço fica muito acima do smart chines, arriscaria a dizer que fica no dobro ou mais.
para pessoas com baixos orçamento qual sera que vão escolher?
o chines e que se lixe a receção.

Re: Conversão Smart para EV

Enviado: sábado out 18, 2008 10:58 pm
por Bluesky
sim toze, de acordo. eu por acaso tenho vindo a fazer uma lista deles, os pequenos carros. darão ves espetaculares!!! continuo isto no topico das conversoes...

ja agora, toze, explica-me lá aquilo das mudanças do teu fiat 126 que nao entendo, afinal tens mudanças ou esta directo (mudança fixa)? e se está directo, aquilo vai para tras e para a frente? como fazes a comutaçao? usas embraiagem?

um abraço
joao

Re: Conversão Smart para EV

Enviado: domingo out 19, 2008 10:17 am
por serges
bluesky Escreveu:sim toze, de acordo. eu por acaso tenho vindo a fazer uma lista deles, os pequenos carros. darão ves espetaculares!!! continuo isto no topico das conversoes...

ja agora, toze, explica-me lá aquilo das mudanças do teu fiat 126 que nao entendo, afinal tens mudanças ou esta directo (mudança fixa)? e se está directo, aquilo vai para tras e para a frente? como fazes a comutaçao? usas embraiagem?

um abraço
joao
creio que não está directo se vires o video o tozé mete mudanças...

Re: Conversão Smart para EV

Enviado: domingo out 19, 2008 12:58 pm
por Romi
o veio do motor esta acoplado com um "adaptador" feito a medida ao veio da caixa, logo o que nao existe é volante de motor e embraiagem. teoricamente basta tirar pé do acelerador cada vez que se quer meter uma mudança. isto é possivel porque os motores electricos nao precisam de estar a trabalhar (ralentim) como os de ci.

abraço

Re: Conversão Smart para EV

Enviado: domingo out 19, 2008 2:29 pm
por TOZEVE
bem já está respondido...

Re: Conversão Smart para EV

Enviado: domingo out 19, 2008 5:29 pm
por Bluesky
o veio do motor esta acoplado com um "adaptador" feito a medida ao veio da caixa, logo o que nao existe é volante de motor e embraiagem. teoricamente basta tirar pé do acelerador cada vez que se quer meter uma mudança. isto é possivel porque os motores electricos nao precisam de estar a trabalhar (ralentim) como os de ci.
entao todas as vezes que eu preciso de comutar uma velocidade tenho de tirar o pe do acelarador, logo o motor vem logo para as 0 rpms, correcto? entao tem de existir um sistema de roda livre, ou seja, o motor nao pode estar engrenado directamente à transmissao, sendo tambem impossivel um de sistema de travagem regenerativa. estou certo?