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CVT para veiculos electricos

Enviado: segunda nov 17, 2008 2:17 am
por Bluesky
o que acham das cvt - transmissoes de variação continua - para veiculos electricos?

fui ver um pouco da estoria das cvt e encontrei um volvo 66 de 1979 com este sistema variomatik ... 1979!!!... vejam

Imagem


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volvo 66

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in 1972, volvo purchased one-third of daf car bv in the netherlands and thus established itself in the small-car segment where it had not previously been represented. in the mid-1970s, additional holdings in daf car bv were purchased and the company was re-organised to create volvo car bv.

the first car from volvo car bv to bear the volvo name was the volvo 66. this was a development of the previous daf 66 model.

the volvo 66 was available in two versions, a 2-door saloon and a 3-door estate. these cars had rear-wheel drive and an automatic gearbox in the form of continuously variable transmission, cvt.


technical specifications
model: 66

produced: 1975 -1980
volume: 106137
body: 2-door saloon or 3-door estate
engine: 4-cylinder, in-line ohv, 1,109 cc, 47 bhp, or 1,289 cc, 57 bhp.
transmission: automatic, continuously variable cvt.
brakes: hydraulic, disc brakes at the front and drums at the rear.
dimensions: overall length 390 cm,wheelbase 225 cm.
pasmem-se... volvo 66 é o herdeiro do daf 66
em 1958 a daf lançou o daf 600, um pequeno carro equipado com uma caixa de variação contínua... quando se invertia o sentido de rotação das rodas (ou seja, quando se metia em marcha-atrás) como não havia qualquer limitação, o carro podia atingir as mesmas velocidades que atingia a andar para a frente
na holanda até chegaram a ser populares uma espécie de corridas em marcha-atrás com estes carros.
numa mota e bicicleta...


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Re: CVT para veiculos electricos

Enviado: segunda nov 17, 2008 2:56 am
por Bluesky

Re: CVT para veiculos electricos

Enviado: segunda nov 17, 2008 8:43 am
por José Luís Cabete
olá joão, esse tipo de variadores está em todas as scooters de 2-4 tempos e também em algumas moto 4, mas para mim não são uma boa solução porque consumem muita energia para serem movimentados, e depois vem uma serie de carretos para fazer a desmultiplicação até a roda o que consome energia muito significativa, e numa descida no caso das scooters é um autentico travão porque a roda tendo pouca rotação é forçada a fazer rodar as engrenagem com uma desmultiplicação cerca de 1/13 ou seja a roda dá uma volta e o volante da embriaguem está dado cerca de 13 voltas.
mas com isto não quer dizer de todo que não tenha a sua lógica de funcionamento.

Re: CVT para veiculos electricos

Enviado: segunda nov 17, 2008 12:49 pm
por serges
no hibrido da honda não é assim???

um abraço boa pesquisa!

Re: CVT para veiculos electricos

Enviado: segunda nov 17, 2008 12:50 pm
por Bluesky
podem existir cvt com carretos, mas falo naqueles de "tambor" por deslizamento parabolico continuo de uma correia de transmissao, e naqueles que se usam discos como os de variaçao toroidal.

se tiveres ai fotos do sistema cvt das scooters que falas poe aqui para a gente ver...

Re: CVT para veiculos electricos

Enviado: segunda nov 17, 2008 10:21 pm
por tavares
penso que o que o josé luis quer dizer é que o ultimo tambor não ataca directamente a roda , ainda existe uns carretos que estão do lado oposto , tenho aqui na bancada 4 sistemas desses e todos têm .

o facto de eu os ter e de não os mandar para a sucata , foi precisamente a possibilidade de os aproveitar para um ve adaptando-lhe um motor electrico e anulando a embraiagem centrifuga que no motor ci serve para manter o motor ao ralentim o que no ve não é preciso

Re: CVT para veiculos electricos

Enviado: segunda nov 17, 2008 10:54 pm
por Bluesky
sim, exactamente tavares. agora tou a lembra-me de um video onde dois carretos cónicos invertidos sao usados para explicar o funcionamento (desmultiplicaçao) de uma cvt.


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outro tipo de cvt de fricção.


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sistema automatico de embraiagem (concha) numa cvt para motores a explosao, desnecessario num veiculo electrico.


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tavares, guarda uma cvt para mim, vou precisar para converter uma dr .

ops, esqueçi-me de dizer: um veiculo electrico anda tao depressa para a frente como para tras, apesar de todos os motores electricos terem sempre um sentido de rotação preferencial, que deve ser usado para o deslocamento em frente. com o cvt aconteçe o mesmo, só que agora anda-se muito mais depressa tanto para a frente como para trás

duvidas

Enviado: terça nov 18, 2008 1:01 pm
por cassio_brasil
já que o assunto aqui é cvt, gostaria de tirar umas dúvidas.

muitos dizem que cvt em veículos elétricos é desnecessário e não adequado porque tem muita perda de energia. outros, porém, afirmam que é interessante o uso de cvt sobretudo em locais com muitas ladeiras, pois a redução automática ajudaria o motor elétrico a vencer os aclives. a minha cidade é assim, cheia de morros, de forma que ainda estou na dúvida se deveria ou não usar o cvt. (alguns vídeos para quem queira 'visitar' a minha região: http://www.youtube.com/user/cassiovicosa)

outra dúvida: o cvt mais conhecido e que está em várias scooters tem molas para garantir o funcionamento do sistema. estas molas ficam em lados opostos, numa conformação bem lógica. se colocarmos as molas do mesmo lado, o resultado ainda seria bom? (não sei se consegui explicar a dúvida corretamente)


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Re: CVT para veiculos electricos

Enviado: terça nov 18, 2008 2:57 pm
por José Luís Cabete
olá amigos, vou explicar um pouco mais de como funciona um variador de correia com polias variáveis.
no veio motriz é aplicada metade da polia que é fixa, a outra metade é móvel, esta parte móvel com o motor ao ralenti permanece na sua abertura máxima por acção da correia, porque a outra polia sendo exactamente igual a esta, tem uma mola poderosa que parada ou com o motor ao ralenti obriga esta polia a estar no fecho máximo, como esta está no fecho máximo por acção da mola a outra está na abertura máxima por acção da correia, assim temos no veio motriz uma polia pequena e na transmissão uma polia bem maior o que é óptima para o arranque. voltando á descrição da polia do veio motriz esta por sua vez tem umas massas (pesos) que com a rotação actuam como força centrifuga apertando a metade da polia móvel contra a correia, esta por sua vez vai actuar na outra polia que começa por abrir ate ao seu limite máximo.

um pequeno exemplo
imaginemos que temos uma relação entre as polias de 1-2.3
com uma rotação de arranque de 2000 rpm temos na transmissão 870rpm o que é óptimo para o arranque
depois com o prego no fundo têm 7000 rpm temos na transmissão 16100 rpm
isto é mais ou menos aquilo que se passa em uma scooter, não fiquem assustados com tantas rpm na transmissão porque depois do variador vem uma serie de carretos com muita desmultiplicação.

um dia destes vou tirar umas fotos e vou postar por aqui para vós veres com os vossos próprios olhos.