Nova "mixordia" para fritar.

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder

Autor do tópico
pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Nova "mixordia" para fritar.

Mensagem por pinto »

boas,já ouviram falar num,para mim novo produto,para fritar,que a vaqueiro(só conheço desta marca) tem,que é o fritz.é um produto de origem vegetal,mas é igual à banha,ou seja sólido.dizem os entendidos que aguenta mais frituras e é mais barato que o óleo vegetal.e assim que arrefece volta outra vez a ficar como a banha.um vizinho que é cozinheiro diz que as empresas de recolha também o recolhem para produzir biodiesel.se alguém conhecer esta nova "mixordia" e souberem como a converter em combustível...
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Nova "mixordia" para fritar.

Mensagem por visitante »

vivam ...

pesquisei no site da unilever e nem encontrei a designação fritz..

mas não deixará de ser..pelo que indicas..uma gordura vegetal que solidifica a uma temperatura superior a um oleo vegetal comum..talvez tenha sido polimerizado para obter essa caracteristica para efeitos de armazenamento e transporte..já polimerizaram manteigas para um barrar facil..

desde que obtenha..por meios já amplamente aqui indicados.. a temperatura que lhe propicie a fluidez adequada não vejo razão para que não possa ser utilizado como combustivel alternativo..

abraços
[***************]


Autor do tópico
pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Re: Nova "mixordia" para fritar.

Mensagem por pinto »

boas fernando,como disse se a tal mixordia for aquecida dá para "queimar"mas e no depósito,aí talvez solidifíque.a minha idéia e as minhas perguntas são,será que dá para usar como o ovu?dá para produzir biodiesel?poderá usar-se os mesmos procedimentos da banha?entretanto amanhã vou confirmar o nome.
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Nova "mixordia" para fritar.

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas pinto

pelo seu relato, parece tratar-se de um óleo com a mesma consistência da banha ou do óleo de palma.
tenha em mente o seguinte: se o óleo possui tendência à solidificar no depósito, estará com um risco à mais.
existe a possibilidade de transesterifica-lo através de 2 protocolos diferentes. tente o normal, para óleos vegetais e depois tente o protocolo específico para gorduras animais.

se não possui reator, talvez possa enviar uma amostra para algum colega do forum, que possa experimenta-lo e publicar aqui os resultados.

tenho defendido a tese de que o óleo, mesmo vegetal, após fritar muita coisa, vai misturando-se com gorduras animais que saem dos fritos ( costeletas de porco, frango, peixe etc ), de forma que depois de algum tempo, aquele óleo vegetal usado, já é um mix de várias gorduras, sendo necessário um processo diferente para transforma-lo em biodiesel.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Autor do tópico
pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Re: Nova "mixordia" para fritar.

Mensagem por pinto »

boas,então como eu tinha dito que iria confirmar a tal mixordia.a marca é vaqueiro e o nome é frit plus,ao qual o balde também diz sem hidrogenados.a sua composição é:óleos e gorduras vegetais e antioxidantes e o melhor para as nossas bis tem vitamina e,que é uma das vitaminas que nos ajuda no bronze durante o verão.luciano eu não produzo bio,simplesmente uso ovu,portanto julgo eu que não tenho como poder usar isto como combustível.obrigado pelo vosso interesse e ajuda,abraço.
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Nova "mixordia" para fritar.

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas

ainda resta a chance de trocar esse óleo com quem produza bio, nem que seja por um volume inferior ao que você entregou.
o que temos descartado são aqueles óleos sujos, que mesmo depois de semanas descansando, nada separa. dá pra ver que é óleo de última qualidade.

aguardemos, daqui a pouco aparece alguém disposto à um teste. se tens esse óleo em abundância, poderias fazer negócio com ele.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Autor do tópico
pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Re: Nova "mixordia" para fritar.

Mensagem por pinto »

boas,é uma boa idéia essa de trocar por bio.mas e como há sempre um mas,eu não tenho esta mixordia,um vizinho que é cozinheiro num grande empreendimento é que usa disto,ele anteriormente também usava ov no seu carro,mas agora com este produto... e ele como sabe que sou sócio do novaenergia,pediu-me "ajuda".há uma empresa que lhe vai recolher a mixordia,mas não são eles que produzem o bio.se entretanto houvesse maneira de transforma-lo em bio,ele desvia-va uns baldes para ele e para mim.abraço.
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev


Laranjeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 97
Registado: segunda mar 17, 2008 4:17 pm

Re: Nova "mixordia" para fritar.

Mensagem por Laranjeiro »

Chernobyl corria Windows

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Re: Nova "mixordia" para fritar.

Mensagem por escalavardo »

que lindo video.. até parece fácil.. e o processador é feito de material de primeira, polipropileno..!

é assim que se arrebentam com garagens e se ganha um bronzeado novo na pele..
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Nova "mixordia" para fritar.

Mensagem por Luciano Kaefer »

parece ser o mesmo material utilizado pela bioking. o polipropileno seguramente é o de alta densidade, o que permite altas temperaturas e, portanto, segurança.
o problema maior não está no processador, pois este ensinamos a fazer aqui no forum, baratíssimo.
recolher ovu é o grande obstáculo que a legislação impõe aos pequenos produtores.
se mudassem a legislação, permitindo que pequenos produtores dedicados pudessem legalmente, recolher o ovu que necessitam, tudo seria mais fácil.
vocês se surpreenderiam ao ver a quantidade de ovu que é deitado nos esgotos. estes, nem mesmo as recolhas autorizadas conseguem evitar.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Autor do tópico
pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Re: Nova "mixordia" para fritar.

Mensagem por pinto »

boas,não tenho acesso a net em computador,só em telemóvel,e não consigo ver o filme.assim que puder dou um olhinho.
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Re: Nova "mixordia" para fritar.

Mensagem por escalavardo »

luciano, quase todos os polimeros são "atacados" pelo óleo e temperaturas altas. estes processadores ao fim de algum tempo e utilizações a temperaturas mais altas começam a estalar e a abrir fendas.. o processo é o mesmo quando deixas 1 garrafão ao sol durante 1 ano. vês bem o que lhe acontece.. só que neste caso o agente "destruidor" não são as condições climatéricas, mas sim o óleo e a temperatura.

isto são processadores "descartáveis", que só servem para as pessoas gastarem dinheiro enquanto estão com a "febre" de fazer bd.

quanto ao óleo também é verdade que muito vai pelo esgoto, mas em portugal já vai sendo dificil encontrar óleo no esgoto, uma grande maioria já é recolhido.
3º sócio novaenergia

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”